Impacto do Tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) no Controle da Pressão Arterial na Doença Renal Crônica
O papel da apneia obstrutiva do sono (AOS) na doença renal crônica (DRC) não é claro. Este ensaio...
Patrocinado por: Universidade Federal Fluminense
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O aumento da prevalência da doença renal crônica (DRC) ao longo dos anos representa um significativo problema de saúde pública.
O papel da inflamação e do estresse oxidativo na fisiopatologia da DRC, bem como na progressão e nas comorbidades, já está bem consolidado. O desequilíbrio da composição da microbiota intestinal também pode ser um fator de risco que contribui para o aumento das condições mencionadas acima e para a liberação de toxinas urêmicas e endotoxemia. A literatura tem indicado o uso de compostos bioativos como estratégias de tratamento não farmacológico para o manejo de doenças não transmissíveis (DCNT), como a DRC e suas complicações. Nesse contexto, a jabuticaba (Plinia Cauliflora) surge como potencial abordagem terapêutica por ser fonte de compostos fenólicos, como antocianinas, flavonóis, elagitaninos e ácidos fenólicos. Tais compostos fenólicos podem apresentar efeitos benéficos em pacientes com DRC, como efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, moduladores da microbiota intestinal, hipotensores e hipoglicêmicos. Esses efeitos combinados podem ajudar a controlar os fatores de risco e a própria DRC e as complicações associadas. Portanto, este projeto de pesquisa visa agregar conhecimento científico, proporcionando uma abordagem terapêutica não farmacológica a ser implementada na prática clínica e no cuidado de pacientes com DRC, com o objetivo de modular a inflamação, o estresse oxidativo, a composição da microbiota e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de jabuticaba (Plinia Cauliflora) nas complicações associadas à DRC.
Mais detalhes...Trata-se de um estudo crônico, que consiste em um estudo clínico longitudinal, randomizado, duplo-cego, cruzado, com período de washout e ensaio controlado por placebo. Serão selecionados 30 pacientes com DRC em hemodiálise (conforme cálculo amostral, considerando p=0,05 e poder do teste de 80%). A randomização será informatizada na proporção de 1:1, com tamanho de bloco de 15 (grupos Jabuticaba e Controle), para receber extrato de casca de jabuticaba ou placebo. Pacientes elegíveis de ambos os sexos, previamente avaliados e autorizados pela equipe médica e nutricionista, serão convidados a participar da pesquisa presencialmente e verbalmente, durante consultas nutricionais na Clínica de Hemodiálise Prodoctor. A intervenção consiste na suplementação de 4 cápsulas/dia, fornecendo diariamente 3,3g de extrato de casca de jabuticaba, contendo 600mg de compostos fenólicos, ou a mesma quantidade de placebo, amido de milho, durante um mês. Após o término desta primeira intervenção, amostras de sangue e fezes serão coletadas novamente. Seguido por um período de eliminação de 2 meses. Após 2 meses, amostras de sangue e fezes serão coletadas novamente desses pacientes. Terá então início o crossover, segundo momento de suplementação em que os pacientes que receberam o extrato de casca de jabuticaba no primeiro momento passam a receber o placebo, e os pacientes que receberam o placebo inicialmente passaram a receber a suplementação de extrato de casca de jabuticaba por um mês. Ao final do segundo período de suplementação, serão coletadas amostras de sangue e fezes.
Critérios de inclusão:
Exclusão Critérios:
Jaboticaba peel extract. Patients will ingest 4 capsules/day of jaboticaba (Plinia Cauliflora) peel extract, providing 3.3g of jabuticaba peel extract daily, containing 600mg of phenolic compounds, for one month.
Placebo. Patients will ingest 4 capsules/day of placebo (corn starch), providing 3.3g of placebo, for one month.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: