Efeitos das vitaminas D e K na função vascular em adultos obesos.

Patrocinado por: Hospital Universitario Pedro Ernesto

Atualizado em: 19 de janeiro de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Um estudo prospectivo, randomizado, controlado por placebo, duplo-cego que visa avaliar os efeitos da suplementação combinada de vitamina D3 e K2-MK7 na função vascular, tônus simpático, biomarcadores metabólicos e fatores inflamatórios em uma população de adultos com sobrepeso ou obesos e deficientes ou níveis séricos insuficientes de vitamina D.

Saiba mais:

O sobrepeso e a obesidade são problemas de saúde pública de proporções epidêmicas na atualidade. Constituem fatores de risco para diversas doenças crônicas com alterações vasculares, metabólicas e inflamatórias. Níveis séricos adequados de vitamina D estão correlacionados com uma boa saúde cardiovascular e metabólica, uma vez que sua deficiência e insuficiência (altamente prevalente na obesidade) têm correlação inversa. Da mesma forma, a vitamina K, especialmente a K2, está relacionada à redução da rigidez arterial, supressão da inflamação na parede vascular, ação favorável sobre o perfil lipídico, enquanto a insuficiência está relacionada ao aumento do risco cardiovascular. O uso combinado de vitamina D e K com o objetivo de reduzir o risco cardiovascular tem sido estudado, porém os resultados de ensaios clínicos randomizados ainda são controversos. Este estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo visa avaliar o efeito da suplementação de vitaminas D3 e K2-MK7 na função vascular, tônus simpático, biomarcadores metabólicos e fatores inflamatórios em uma população de adultos com sobrepeso ou obesos e níveis séricos de vitamina D deficiente ou insuficiente. Indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 40 e 70 anos, índice de massa corporal (IMC) ≥ 25 e < 40 kg/m² e vitamina 25OHD3 < 30 ng/ml serão randomizados em 3 grupos (A/ B/C) para receber suplementação (Placebo/VitD3 7.000 UI/VitD3 7.000 UI+K2-MK7-180mcg) diariamente por 16 semanas. Os indivíduos serão avaliados em 4 visitas a saber:

  • triagem V0 de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; avaliação clínica, antropométrica e bioimpedância elétrica, laboratorial e vascular antes da suplementação;
  • Começa a suplementação de V1;
  • V2 após 8 semanas;
  • V3 no final da intervenção. A avaliação laboratorial consiste em hemograma, bioquímica, eletrólitos, glicose, perfil lipídico, hepático e tireoidiano, vitamina D3 e paratormônio, além da excreção urinária de cálcio e creatinina. O tônus simpático é avaliado por um frequencímetro (Polar® Verity Sense ), rigidez arterial medindo a velocidade da onda de pulso por oscilometria (Mobil-O-Graph®) e função endotelial medindo a reatividade microvascular pós-oclusão usando imagem de contraste de laserspeckle-LSCI.

Critérios de inclusão:

  • Deficiência de vitamina D;
  • Insuficiência de vitamina D;
  • Obesidade;
  • Excesso de peso;

Critérios de Exclusão:

  • Diabetes mellitus;
  • Doença arterial coronariana;
  • Uso de betabloqueador;
  • câncer;
  • ESRD;

Vitamin D3 + K2-MK7
Suplementação alimentar

Combined supplementation


Placebo
Suplementação alimentar

MCT


Vitamin D3
Suplementação alimentar

Vitamin D3 - 7000 IU

Rio de Janeiro State University
Recrutando Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20551-030

Contato principal: Adriana C Faria, MD / 5521999834054 / afmenie@gmail.com

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Rio de Janeiro State Research Supporting Foundation (FAPERJ)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Código do estudo:
NCT05689632
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
julho / 2022
Data de finalização inicial:
julho / 2023
Data de finalização estimada:
novembro / 2023
Número de participantes:
100
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top