Uso do Teste ADL-Glittre no Pré e Pós-Operatório de Pacientes com Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão é o tipo de câncer mais comum e a principal causa de morte por câncer em todo ...
Patrocinado por: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de um programa educacional de autocuidado via telerreabilitação na qualidade de vida, sobrecarga, estresse, dor e depressão de cuidadores de pessoas com ELA.
Este estudo é um ensaio clínico randomizado que será desenvolvido no Laboratório de Intervenção e Análise do Movimento (LIAM) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os participantes deste estudo serão cuidadores informais de pessoas com ELA residentes nos municípios de Natal (Rio Grande do Norte, Brasil), com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos. A amostra da pesquisa será alocada aleatoriamente em dois grupos distintos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) (nº 4.076.825/20). Todos os participantes serão informados sobre o objetivo do estudo antes do programa e assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido, seguindo a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e a Declaração de Helsinque.
Todos os participantes passarão por uma avaliação inicial, imediatamente após o programa de seis semanas e 30 dias após o término do programa. Um pesquisador não envolvido na intervenção conduzirá todas as avaliações remotamente via Whatsapp ou Google Meet. Os resultados analisados incluem a sobrecarga do cuidador (escala de Zarit), qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life Bref), dor (McGill Pain Questionnaire), estresse (Perceived Stress Scale) e depressão (Beck Depression Inventory). O grupo
GE receberá uma cartilha informativa para os cuidadores presencialmente e será dividido em subgrupos. Cada subgrupo participará de um programa de educação de autocuidado de seis semanas com encontros semanais síncronos usando o Google Meet ou WhatsApp. Cada encontro abordará temas relacionados à saúde física e mental dos cuidadores, incluindo a importância do cuidado e dos cuidadores, atividades físicas a serem realizadas em casa, manejo da rotina e alimentação saudável.
Os participantes alocados no grupo CG receberão a mesma cartilha. Além disso, receberão orientações sobre a importância da leitura e aplicação das orientações da cartilha. Após a avaliação inicial, pesquisadores treinados entrarão em contato com os participantes na segunda e sexta semana do estudo para verificar sua saúde física e mental e se estão realizando atividades físicas e tendo dificuldades de convivência com o indivíduo com ELA.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Subjects will participate in a six-week self-care education program with weekly synchronous meetings using Google Meet or WhatsApp and an informative booklet containing guidelines for performing physical activities at home and information on healthy eating, mental health and routine management, with a schedule for weekly organization.
Participants will receive an informative booklet containing guidelines for performing physical activities at home and information on healthy eating, mental health and routine management, with orientations on the importance of reading and implementing the guidelines described in the booklet.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: