Estudo Pan Tumor Rollover
O objetivo principal deste estudo é examinar a segurança a longo prazo da monoterapia com nivolum...
Patrocinado por: Hospital Sirio-Libanes
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A neoplasia é a principal causa de morte geral na população brasileira.
Em 2016, foram responsáveis por aproximadamente 211.343 (16%) óbitos, seguidos pelas doenças cardiovasculares (12,6%). Apesar da alta taxa de mortalidade da neoplasia, o tratamento oncológico avançou substancialmente nas últimas décadas melhorando o prognóstico dos pacientes. No entanto, evidências crescentes sugerem que alguns agentes oncológicos podem induzir toxicidade significativa que pode desempenhar um papel importante na qualidade de vida, morbidade e mortalidade. O sistema cardiovascular é frequentemente afetado negativamente com a terapia do câncer, predispondo vários pacientes a interromper tratamentos adequados ou a apresentar eventos cardiovasculares relacionados à cardiotoxicidade. A manifestação mais típica de cardiotoxicidade e suas consequências (insuficiência cardíaca) estão relacionadas ao uso de antraciclinas. As antraciclinas fazem parte do esquema quimioterápico para tumores sólidos e neoplasias hematológicas em crianças e adultos e estão associadas ao aumento da expectativa de vida. O carvedilol é um α e β-bloqueador que também possui propriedades antioxidantes. Estudos preliminares demonstraram que o carvedilol e seus metabólitos previnem a peroxidação lipídica, inibem a formação e inativam os radicais livres, além de prevenir a depleção de antioxidantes endógenos, como a vitamina E. Esses efeitos potencialmente preveniriam a lesão da antraciclina, mas evidências definitivas ainda são necessárias. Este é um estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, que visa estabelecer a eficácia do carvedilol na prevenção primária da disfunção sistólica ventricular esquerda em pacientes oncológicos obtidos com quimioterapia com antraciclina, em diferentes esquemas e doses.
Mais detalhes...Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Carvedilol will be dispensed in a staggered and progressive manner, initially from 6.25 mg twice daily, then increased to 12.5 mg twice daily, until maximum dose of 25 mg twice daily or development of contraindications
Patients will receive placebo in a presumed staggered and progressive manner similar to the intervention group. The placebo will ideally be maintained for up to 30 days after the end of chemotherapy.
Contato principal: Renato D Lopes, MD, PhD / renato.lopes@duke.edu
Investigador: Renato D Lopes, MD, PhD / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: