Avaliação do Gel de Clorexidina Associado à Terapia Fotodinâmica no Tratamento de Participantes Diabéticos
O objetivo deste ensaio clínico é avaliar o gel de clorexidina associado à terapia fotodinâmica n...
Patrocinado por: University of Nove de Julho
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A diabetes tornou-se uma epidemia generalizada, principalmente devido ao aumento da prevalência e incidência da diabetes tipo 2 (DM2). O DM2 é uma causa significativa de mortalidade prematura e morbidade relacionada a doenças cardiovasculares, cegueira, doenças renais e nervosas e amputação.
A atividade física melhora o controle da glicemia e pode prevenir ou retardar o DM2, além de afetar positivamente os lipídios, pressão arterial, eventos cardiovasculares, mortalidade e qualidade de vida. Atualmente, embora a atividade física seja um elemento-chave na prevenção e manejo do DM2, a estratégia de exercício mais eficaz (intensidade, duração e tipo de exercício) para melhorar o controle da glicose e reduzir o risco cardiometabólico no diabetes tipo 2 não foi definida.Estudos com terapia de diodo emissor de luz (LED) demonstraram sua capacidade de promover o alívio da dor, melhorar o desempenho muscular e cardiopulmonar, minimizar a fadiga muscular e estimular a cicatrização de feridas. Em relação aos pacientes com DM2, que apresentam quadros prolongados de hiperglicemia, não foram encontrados até o momento estudos que investiguem o impacto da fotobiomodulação associada ao treinamento físico.O objetivo deste estudo é investigar os efeitos de diferentes tipos de treinamento físico associado à terapia de diodo emissor de luz (LED) sobre o estado cardiometabólico e qualidade de vida em pacientes com DM2.
Mais detalhes...O diabetes tipo 2 (DM2) é um problema de saúde significativo em todo o mundo devido à sua alta prevalência e mortalidade. É um distúrbio metabólico crônico caracterizado por hiperglicemia resultante de uma deficiência relativa de insulina por meio de secreção reduzida de insulina ou ação reduzida de insulina ou ambas. A hiperglicemia crônica subseqüente causa a glicação dos tecidos, o que quase inevitavelmente leva a distúrbios agudos no metabolismo e danos a órgãos-alvo de longo prazo, especialmente vasos sanguíneos, coração e nervos, além de complicações graves de saúde.
Indivíduos com DM2 apresentam aptidão aeróbica reduzida caracterizada por menor consumo de oxigênio pulmonar de pico. Muitos mecanismos potenciais poderiam explicar essa resposta prejudicada, por exemplo, fluxo sanguíneo muscular reduzido e densidade capilar, defeitos na difusão muscular de oxigênio e menor utilização e função de oxigênio mitocondrial. O
DM2 também está associado a menor sensibilidade barorreflexa e resposta cronotrópica anormal, alterando a regulação da frequência cardíaca. Além disso, a hiperglicemia prolongada no DM2 causa uma série de alterações patológicas nas células endoteliais vasculares, aumentando a produção de espécies reativas de oxigênio e citocinas inflamatórias que causam disfunção mitocondrial e dano oxidativo.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Type 2 diabetic patients will be subjected to different types of physical training (high intensity interval training or combined training).
Type 2 diabetic patients will be subjected to Light-Emitting Diode (LED) therapy (active or sham).
Contato principal: Luciana Sampaio, PhD
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: