Efeitos do Treinamento Multicomponente nos Parâmetros de Inflamação e Qualidade Muscular em Idosas Obesas

Patrocinado por: University of Sao Paulo

Atualizado em: 23 de setembro de 2022
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Feminino

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O envelhecimento populacional em todo o mundo aumentou substancialmente nos últimos anos.

Para prevenir doenças incapacitantes e melhorar a qualidade de vida, é necessário compreender as condições relacionadas à saúde dessa população específica. Uma das alterações conhecidas que ocorrem no corpo é o aumento do processo inflamatório sistêmico de baixo grau, resistência anabólica e catabolismo muscular. Essas condições podem interferir negativamente na qualidade e funcionalidade muscular. No entanto, a manutenção da funcionalidade metabólica e física do tecido muscular pode ser preservada com a realização de exercícios físicos ao longo da vida devido aos seus mecanismos anti-inflamatórios. No presente estudo, foi utilizado um programa de treinamento multicomponente que combina capacidades aeróbicas, força, equilíbrio e flexibilidade. A hipótese é que a realização desse tipo de exercício físico amenizará a meta-inflamação e seus efeitos negativos, além de estimular os sinais anabólicos e reduzir a resistência insulínica presente na resistência anabólica, levando à melhora da qualidade e funcionalidade muscular em idosas com obesidade.

Saiba mais:

O envelhecimento populacional em todo o mundo aumentou substancialmente nos últimos anos. Portanto, é necessário conhecer e compreender as condições relacionadas à saúde dessa população específica, a fim de prevenir doenças incapacitantes e melhorar a qualidade de vida. Uma das maiores preocupações associadas ao processo de senescência são as diversas mudanças fisiológicas que podem ocorrer no corpo. Alterações na composição corporal, perda óssea, catabolismo muscular, aumento do processo inflamatório sistêmico de baixo grau e resistência anabólica contribuem para o desenvolvimento e/ou agravamento de várias doenças relacionadas ao envelhecimento. Em particular, a inflamação crônica de baixo grau, também conhecida como meta-inflamação, pode interferir negativamente na qualidade e funcionalidade muscular, reduzindo a capacidade do músculo de usar substratos energéticos, aminoácidos e realizar a síntese de proteínas. No entanto, a manutenção da funcionalidade metabólica e física do tecido muscular pode ser preservada com a realização de exercícios físicos ao longo da vida, pois o exercício físico pode estimular mecanismos anti-inflamatórios. No presente estudo, será utilizado um programa de treinamento multicomponente, que consiste em um treinamento que combina capacidades aeróbicas, de força, equilíbrio e flexibilidade, sendo capaz de reduzir parâmetros inflamatórios e aumentar as capacidades físicas e musculares, resultando em melhor qualidade de vida e sendo assim atraente para esta população específica. Diante dessa abordagem, a hipótese é que a realização desse tipo de exercício físico é capaz de amenizar a meta-inflamação e seus efeitos negativos, além de estimular os sinais anabólicos e reduzir a resistência à insulina presente na resistência anabólica, levando à melhora da qualidade e funcionalidade muscular em mulheres idosas com obesidade.

Critérios de inclusão:

  • IMC entre 30 e 40kg/m²;

Critérios de Exclusão:

  • alcoólatras
  • fumantes
  • doenças que impeçam a prática de atividade física
  • impedimento médico para a prática de exercício físico durante todo o estudo
  • doenças infecciosas
  • doenças coronarianas
  • doenças renais crônicas
  • uso crônico de corticosteroides
  • uso crônico de imunomoduladores
  • em acompanhamento nutricional ou tratamento para emagrecimento
  • pontuação ≤13 para triagem cognitiva no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM)

Multicomponent Training
Outro

Participants will perform a multicomponent training that explores strength, aerobic and balance capacities with load progression every 15 days. The sessions will last 60 minutes each, being held three times a week with a day of rest in between. The intervention will last 12 weeks

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
Recrutando Ribeirão Preto / São Paulo / CEP: 14048-900

Contato principal: Ellen C de Freitas, PhD / +55 16 3602-0345 / ellenfreitas@usp.br

Código do estudo:
NCT05552677
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2022
Data de finalização inicial:
novembro / 2022
Data de finalização estimada:
dezembro / 2022
Número de participantes:
38
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top