Um estudo de Abemaciclib (LY2835219) mais Tamoxifen ou Abemaciclib sozinho em mulheres com câncer de mama metastático
O principal objetivo deste estudo é avaliar a segurança e eficácia de abemaciclibe mais tamoxifen...
Patrocinado por: Stemline Therapeutics, Inc.
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia e segurança do elacestrant ao longo de 6 meses em pacientes com câncer de mama ER+/HER2- avançado/metastático que não receberam CDK4/6i anterior no cenário metastático.
Este é um estudo de Fase 2 que avalia a eficácia do elacestrant em pacientes com receptor de estrogênio positivo (ER+)/receptor do fator de crescimento epidérmico humano-2 negativo (HER2-) câncer de mama avançado/metastático que receberam uma ou duas terapias hormonais anteriores e nenhuma ciclina anterior quinase dependente de quinase que tem como alvo as enzimas CDK4 e inibidor de CDK6 (CDK4/6i) no cenário metastático.
A duração do estudo para cada paciente é estimada em:
serão acompanhados quanto a EAs por 28 dias após a última administração do tratamento.
Critério de inclusão:
1. O paciente assinou o termo de consentimento livre e esclarecido antes de todas as atividades específicas do estudo serem realizadas.
2. Mulheres ou homens com idade ≥18 anos (ou idade mínima de consentimento conforme legislação local), no momento da assinatura do consentimento informado. Pacientes do sexo feminino podem estar na pós-menopausa ou na pré-menopausa ou na perimenopausa.
1. Mulheres e homens na pré-menopausa ou perimenopausa devem receber concomitantemente um agonista do hormônio liberador do hormônio luteinizante (LHRH), começando pelo menos 4 semanas antes do início da terapia experimental e está planejando continuar com LHRH durante o estudo.
2. Para que mulheres na perimenopausa sejam consideradas sem potencial para engravidar, os níveis de FSH devem ser >40 mUI/mL.
3. Documentação de câncer de mama ER+, HER2 confirmado histopatologicamente ou citologicamente, por laboratório local, de acordo com as diretrizes da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO)/College of American Pathologists (CAP) (Allison et al, 2020, Wolffet al, 2018 ). Nota: No contexto deste ensaio, o status de RE será considerado positivo se ≥10% das células tumorais demonstrarem coloração nuclear positiva por imunohistoquímica.
4. O paciente recebeu pelo menos uma (e até duas) terapia hormonal anterior no cenário avançado/metastático.
5. Pelo menos uma lesão mensurável conforme RECIST versão 1.1 ou lesão óssea principalmente lítica. Nota: Pacientes com metástases cerebrais ou subdurais estáveis são permitidos se o paciente completou a terapia local e estava em uma dose estável ou decrescente de corticosteróides no início do estudo para tratamento de metástases cerebrais por pelo menos 4 semanas antes de iniciar o tratamento neste estudo. A dose deve ser ≤2,0 mg/dia de dexametasona ou equivalente. Quaisquer sinais (por exemplo, radiológicos) ou sintomas de metástases cerebrais devem ser monitorados por pelo menos 4 semanas antes de iniciar o tratamento do estudo.
6. Performance status ECOG de 0 ou 1.
7. Paciente com medula óssea e função orgânica adequada, conforme definido pelos seguintes valores laboratoriais:
1. Contagem absoluta de neutrófilos (CAN) ≥1,5 × 109/L
2. Plaquetas ≥ 100 × 109/L
3. Hemoglobina ≥9,0 g/dL
4. Potássio, sódio, cálcio (corrigido para albumina sérica) e magnésio Grau CTCAE ≤1
5. Depuração de creatinina baseada em Cockcroft-Gault ≥50 mL/min. Nota: Clearance de creatinina (homem) = ([140 anos de idade] × peso em kg)/ ([creatinina sérica em mg/dL] × 72) Clearance de creatinina (mulheres) = (0,85 × [140 anos de idade em anos] × peso em kg)/ ([creatinina sérica em mg/dL] × 72)
6. Albumina sérica ≥3,0 g/dL (≥30 g/L)
7. Na ausência de metástases hepáticas, alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST) ≤3,0 × limite superior do normal (ULN). Se o paciente apresentar metástases hepáticas, ALT e AST ≤5 × LSN
8. Bilirrubina sérica total <1,5 × LSN, exceto para pacientes com síndrome de Gilbert que podem ser incluídos se a bilirrubina sérica total for ≤3,0 × LSN ou bilirrubina direta ≤ 1,5 × ULN. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
1. Metástases ativas ou recentemente diagnosticadas no sistema nervoso central (SNC), incluindo carcinomatose meníngea.
2. Pacientes com disseminação visceral sintomática avançada, que apresentam risco de complicações potencialmente fatais em curto prazo, incluindo derrames maciços não controlados (peritoneal, pleural, pericárdico) e envolvimento hepático >50%.
3. Quimioterapia prévia, elacestrant ou CDK4/6i no cenário avançado/metastático.
4. O paciente tem uma malignidade concomitante ou história de malignidade invasiva dentro de 3 anos após a inscrição, com exceção de câncer de pele de células basais ou escamosas, câncer superficial de bexiga ou carcinoma in situ do colo do útero que completou a terapia curativa.
5. Infecções ativas significativas não controladas.
6. Pacientes com infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) e/ou vírus da hepatite C (HCV) devem apresentar carga viral indetectável durante a triagem.
7. Pacientes sabidamente HIV+ são permitidos desde que tenham carga viral indetectável no início do estudo.
8. Cirurgia de grande porte ou radioterapia até 28 dias antes do início da terapia experimental.
9. Incapacidade de tomar medicação oral, náusea refratária ou crônica, condição gastrointestinal (incluindo ressecção gástrica ou intestinal significativa), história de síndrome de má absorção ou qualquer outra condição gastrointestinal não controlada que possa impactar a absorção do medicamento em estudo.
10. Intolerância conhecida ao elacestrante ou a qualquer um de seus excipientes.
11. Mulheres com potencial para engravidar que, nos 28 dias anteriores ao início da terapia experimental, não usaram um método contraceptivo altamente eficaz.
12. Mulheres com potencial para engravidar que não concordam em usar um método contraceptivo altamente eficaz durante todo o período do estudo e por 28 dias após a descontinuação da terapia experimental. Nota: Consulte "Recomendações relacionadas à contracepção e testes de gravidez em ensaios clínicos" para obter detalhes adicionais.
13. Homens que não concordam em se abster de doar esperma ou em usar um método contraceptivo altamente eficaz durante o período de tratamento e pelos 120 dias seguintes.
14. O paciente está atualmente recebendo ou recebeu qualquer um dos seguintes medicamentos antes da primeira dose da terapia experimental:
1. Terapia anticâncer experimental dentro de 14 dias (28 dias no caso de tratamentos baseados em anticorpos anticâncer) ou 5 meias-vidas, o que for mais curto.
2. Tratamento com Fulvestrant (última injeção) <42 dias antes da primeira dose do medicamento em estudo.
3. Qualquer outra terapia endócrina <14 dias antes da primeira dose do medicamento em estudo.
4. Indutores ou inibidores fortes ou moderados conhecidos do citocromo P450 (CYP) 3A4 em 14 dias ou 5 meias-vidas, o que for menor.
5. Preparações/medicamentos fitoterápicos em até 7 dias. Estes incluem, mas não estão limitados a, erva de São João, kava, éfedra (ma huang), gingko biloba, desidroepiandrosterona (DHEA), ioimba, saw palmetto e ginseng.
15. Evidência de abuso contínuo de álcool ou drogas avaliada pelo investigador.
Starting dose 400 mg elacestrant dihydrochloride administered orally once daily for an estimated 6 months of treatment.
Investigador: Yeni Nerón / Principal Investigator
Investigador: Patricia Santi / Principal Investigator
Investigador: Roberto Hegg / Principal Investigator
Investigador: Carlos Barrios / Principal Investigator
Investigador: Augusto Perazzolo Antoniazzi / Principal Investigator
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: