Eletroencefalografia como preditor de eficácia HD-tDCS na dor neuropática: abordagem de aprendizado de máquina

Patrocinado por: Federal University of Paraíba

Atualizado em: 21 de abril de 2021
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Contextualização: A dor neuropática é uma complicação presente no quadro clínico de pacientes com lesão traumática do plexo braquial (BPI).

Caracteriza-se por alta intensidade, gravidade e refratariedade aos tratamentos clínicos, resultando em alta incapacidade e perda da qualidade de vida. Devido à perda da entrada aferente, provoca alterações corticais e subcorticais e alterações na representação somatotópica, a partir de adaptações plásticas inadequadas no Sistema Nervoso Central e Periférico, uma das terapias com potencial benefício nesta população é a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua de Alta Definição ( HD-tDCS). Assim, ao utilizar predição de resposta baseada em conectividade e aprendizado de máquina, permitirá maior garantia de eficiência e otimização da aplicação desta terapia, sendo direcionada a pacientes com maior potencial de benefício com a aplicação desta abordagem. Objetivo: Usando predição baseada em conectividade e aprendizado de máquina, este estudo visa avaliar se as características básicas relacionadas ao EEG predizem a resposta de pacientes com dor neuropática após BPI à eficácia do tratamento HD-tDCS. Materiais e métodos: Será realizado um estudo quantitativo, aplicado, exploratório e aberto de predição de resposta a partir de dados adquiridos de um ensaio clínico randomizado piloto, triplo-cego, cruzado, controlado por placebo, investigando a eficácia da aplicação de HD-tDCS a pacientes com dor neuropática traumática do plexo braquial. Os participantes serão avaliados quanto à elegibilidade e então alocados aleatoriamente em dois grupos para receber o HD-tDCS ativo ou o HD-tDCS simulado. O desfecho primário será a intensidade da dor medida pela escala numérica de dor. Os participantes serão convidados a participar de um estudo de EEG antes de iniciar o tratamento. Os rótulos de melhora clínica usados para classificação de aprendizado de máquina serão determinados com base nos dados obtidos do ensaio clínico (avaliações iniciais e pós-tratamento). A hipótese adotada neste estudo é que o modelo de previsão de resposta construído a partir de dados de padrão de banda de frequência de EEG coletados na linha de base será capaz de identificar respondedores e não respondedores ao tratamento HD-tDCS.

Saiba mais:

Usando predição baseada em conectividade e aprendizado de máquina, o objetivo é avaliar se as características relacionadas ao EEG de linha de base preveem a resposta de pacientes com dor neuropática após BPI à eficácia do tratamento HD-tDCS. Será realizado um estudo de coorte observacional, retrospectivo, de resposta preditiva com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, do tipo exploratório e open-label, relacionado com a eficácia da HD-tDCS4x1 em doentes com dor neuropática devido a BPI, a partir de uma análise de dados obtidos de um ensaio clínico piloto, placebo-controlado, triplo-cego, randomizado, do tipo crossover, de acordo com as diretrizes CONSORT, que investigará a eficácia do tratamento com HD-tDCS.

Critérios de inclusão:

1. Idade superior a 18 anos;

2. Escore de dor moderada a intensa de acordo com a Escala Numérica de Dor (4-10);

3. Dor persistente e refratária ao tratamento clínico por pelo menos 3 meses;

4. Tratamento farmacológico adequado para dor por pelo menos 1 mês antes do início do estudo;

5. Não apresentar contra-indicações para a Estimulação Cerebral Não Invasiva;

6. Ausência de doenças concomitantes do Sistema Nervoso Central ou Sistema Nervoso Periférico.

Critérios de Exclusão:

1. Não assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido;

2. Faltar duas sessões consecutivas ou três alternadas durante o tratamento;

3. Desenvolver uma condição incapacitante que impeça a continuação da participação no estudo

Neurostimulation (High Definition - transcranial Direct Current Stimulation) HD-tDCS
Aparelho

5 consecutive sessions lasting 20 minutes of HD-tDCS4x1, based on previous publications (VILLAMAR et al., 2013). A list will be provided current of 2 mA, placing a central electrode (anode) on the M1 contralateral to the painful limb and the four return electrodes within a radius of 7.5 cm around, corresponding approximately to Cz, F3, T7 and P3 if the stimulation is on the side left, and Cz, F4, T8 and P4 if it is on the right, according to the International 10/20 System.

Federal University of Paraíba,Department of Psychology
João Pessoa / Paraíba / CEP: 58051-900

Código do estudo:
NCT04852536
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
junho / 2021
Data de finalização inicial:
dezembro / 2021
Data de finalização estimada:
junho / 2022
Número de participantes:
30
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top