Estudo de Agente Único Belantamab Mafodotin Versus Pomalidomide Mais Baixa Dose Dexametasona (Pom/Dex) em Participantes com Mieloma Múltiplo Recidivante/Refratário (RRMM)

Patrocinado por: GlaxoSmithKline

Atualizado em: 10 de junho de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Este estudo randomizado aberto para avaliar a eficácia e a segurança do agente único belantamab mafodotin quando comparado a pom/dex em participantes com RRMM.

Os participantes serão randomizados em uma proporção de 2:1 para receber agente único belantamab mafodotin ou pom/dex. Belantamab mafodotin será administrado no Dia 1 (D1) a cada 3 semanas (Q3W). A pomalidomida será administrada diariamente nos dias 1 a 21 de cada ciclo de 28 dias, com dexametasona administrada uma vez por semana (dias 1, 8, 15 e 22). Os participantes em ambos os braços serão tratados até a progressão da doença, morte, toxicidade inaceitável, retirada do consentimento e perda do acompanhamento ou final do estudo, o que ocorrer primeiro.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Capaz de dar consentimento informado assinado.
  • Os participantes devem ter 18 anos ou mais, no momento da assinatura do consentimento informado. Na República da Coreia, os participantes devem ter mais de 19 anos de idade, inclusive, no momento da assinatura do consentimento informado.
  • Performance status do Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) de 0 a 2.
  • Diagnóstico confirmado histologicamente ou citologicamente de Mieloma Múltiplo (MM) conforme definido pelo IMWG, e: Foi submetido a transplante autólogo de células-tronco (SCT), ou é considerado transplante inelegível; Recebeu pelo menos 2 linhas anteriores de tratamentos anti-mieloma, incluindo pelo menos 2 ciclos consecutivos de lenalidomida e um inibidor de proteassoma (administrado separadamente ou em combinação) e deve ter documentado a progressão da doença ou dentro de 60 dias após a conclusão do último tratamento ou deve ser não responsivo durante o último tratamento, onde não responsivo é definido como não atingir pelo menos a Resposta Mínima (MR) após 2 ciclos completos de tratamento. Em tais casos, a falta de obtenção de pelo menos RM deve ser determinada não antes de pelo menos 4 semanas após o último tratamento.
  • Tem doença mensurável com pelo menos um dos seguintes: Proteína M sérica >=0,5 gramas decilitro (g/dL) (>=5 gramas por litro); Proteína M na urina >=200 mg/24 horas; Ensaio de cadeia leve livre de soro (FLC): Nível de FLC envolvido >=10 miligramas por decilitro (mg/dL)(>=100 mg/L) e uma taxa de FLC sérica anormal (<0,26 ou >1,65).
  • Os participantes com história de SCT autólogo são elegíveis para participação no estudo, desde que os seguintes critérios de elegibilidade sejam atendidos: O transplante ocorreu > 100 dias antes do início do tratamento do estudo; Sem infecção(ões) ativa(s).
  • Funções adequadas dos sistemas orgânicos conforme definido: Contagem absoluta de neutrófilos (ANC)>=1,0*10^9/L; Hemoglobina >= 8,0 g/dL; Plaquetas >= 50x10^9/L; Bilirrubina total <=1,5*Limite superior do normal (LSN) (bilirrubina isolada >1,5*LSN é aceitável se a bilirrubina for fracionada e a bilirrubina direta <35 por cento); ALT <=2,5*LSN; Taxa de filtração glomerular estimada (eGFR) >=30 mililitros por minuto por 1,73 metro quadrado (mL/min/1,73m^2); Urina pontual (taxas de albumina/creatinina) <= 500 miligramas por grama (mg/g) (56 miligramas por milimoles [mg/mmol]).
  • O uso de contraceptivos por homens ou mulheres deve ser consistente com os regulamentos locais relativos aos métodos de contracepção para aqueles que participam de estudos clínicos. Os participantes do sexo masculino são elegíveis para participar se concordarem com o seguinte durante o período de intervenção e até 6 meses após a última dose do estudo intervenção para permitir a eliminação de qualquer esperma alterado: abster-se de doar esperma MAIS, ou: ser abstinente de relações sexuais heterossexuais como seu estilo de vida preferido e usual (abstinente por um longo prazo e persistente) e concordar em permanecer abstinente OU deve concordar em usar contracepção/barreira conforme detalhado abaixo, dependendo se eles são randomizados para o Grupo 1 (belantamab mafodotin) ou Grupo 2 (pom/dex), mesmo se tiverem sido submetidos a uma vasectomia bem-sucedida: Concordar em usar um preservativo masculino durante o tratamento do estudo, incluindo o período de acompanhamento de 6 meses, mesmo se eles foram submetidos a uma vasectomia bem-sucedida e uma parceira para usar um contraceptivo adicional altamente eficaz método eficaz com uma taxa de falha de <1 por cento ao ano ao ter relações sexuais com uma mulher grávida ou uma mulher com potencial para engravidar que não está grávida no momento. Quatro semanas para participantes do sexo masculino no Grupo de Tratamento 2 (pom/dex).
  • Uma participante do sexo feminino é elegível para participar se não estiver grávida ou amamentando e pelo menos uma das seguintes condições se aplicar: Não é uma mulher com potencial para engravidar (WOCBP) OU É uma WOCBP e concorda em cumprir o seguinte: Arm1 (belantamab mafodotin): Use um método contraceptivo altamente eficaz (com uma taxa de falha <1 por cento ao ano) que inclua abstinência, preferencialmente com baixa dependência do usuário durante o período de intervenção e por 4 meses após a última dose do tratamento em estudo. Braço 2 (pom/dex): Devido ao fato de a pomalidomida ser um análogo da talidomida com risco de toxicidade embriofetal e prescrito sob um programa de distribuição controlada/prevenção da gravidez, os participantes do WOCBP serão elegíveis se se comprometerem a abster-se continuamente de relações sexuais heterossexuais ou a usar dois métodos confiáveis de controle de natalidade (um método que é altamente eficaz), começando 4 semanas antes de iniciar o tratamento com pomalidomida, durante a terapia, durante as interrupções da dose e continuando por pelo menos 4 semanas após a descontinuação do tratamento com pomalidomida. Dois testes de gravidez negativos devem ser obtidos antes de iniciar a terapia. O primeiro teste deve ser realizado dentro de 10-14 dias e o segundo teste dentro de 24 horas antes da prescrição da terapia com pomalidomida. E concorda em não doar óvulos (óvulos, oócitos) para fins de reprodução durante este período. O investigador deve confirmar a eficácia do(s) método(s) contraceptivo(s) antes da primeira dose da intervenção do estudo.
  • Todas as toxicidades relacionadas a tratamentos anteriores (definidas pelo National Cancer Institute- Common Toxicity Criteria for Adverse Events [NCI-CTCAE], versão 5.0, 2017) devem ser <= Grau 1 no momento da inscrição, exceto alopecia e neuropatia periférica de Grau 2 .

Critérios de Exclusão:

  • Amiloidose sintomática, síndrome POEMS ativa (polineuropatia, organomegalia, endocrinopatia, proteína do mieloma e alterações cutâneas); leucemia de células plasmáticas ativa no momento da triagem.
  • Terapia anti-mieloma sistêmica ou uso de um medicamento experimental em menos de 14 dias ou 5 meias-vidas, o que for menor, antes da primeira dose da intervenção do estudo.
  • Tratamento prévio com anticorpo monoclonal anti-MM nos 30 dias anteriores ao recebimento da primeira dose da intervenção do estudo.
  • Terapia prévia direcionada ao antígeno de maturação de células B (BCMA) ou tratamento prévio com pomalidomida.
  • Plasmaférese nos 7 dias anteriores à primeira dose da intervenção do estudo.
  • Transplante alogênico prévio de células-tronco. (Participantes que foram submetidos a transplante singênico serão permitidos apenas se não houver histórico ou doença do enxerto versus hospedeiro [GvHD] ativa ou atualmente ativa).
  • Qualquer cirurgia de grande porte nas últimas 4 semanas.
  • Presença de condição renal ativa (infecção, necessidade de diálise ou qualquer outra condição que possa afetar a segurança do participante). Participantes com proteinúria isolada decorrente de MM são elegíveis, desde que preencham os critérios descritos nos critérios de inclusão.
  • Qualquer distúrbio médico, psiquiátrico pré-existente sério e/ou instável ou outras condições (incluindo anormalidades laboratoriais) que possam interferir na segurança do participante, na obtenção de consentimento informado ou no cumprimento dos procedimentos do estudo.
  • História de pneumonite (não infecciosa) que necessitou de corticoides, ou pneumonia atual.
  • Evidência de mucosa ativa ou sangramento interno.
  • Doença hepática ou biliar instável atual por avaliação do investigador definida pela presença de ascite, encefalopatia, coagulopatia, hipoalbuminemia, varizes esofágicas ou gástricas, icterícia persistente ou cirrose. (Doença hepática crônica estável [incluindo síndrome de Gilbert ou cálculos biliares assintomáticos] ou envolvimento hepatobiliar de malignidade é aceitável se o participante atender aos critérios de entrada)
  • Participantes com malignidades prévias ou concomitantes que não sejam mieloma múltiplo são excluídos, a menos que a segunda malignidade tenha sido considerada clinicamente estável para pelo menos 2 anos. O participante não deve estar recebendo terapia ativa, exceto terapia hormonal para esta doença. (Participantes com câncer não melanoma tratado curativamente são permitidos sem restrição de 2 anos).
  • Evidência de risco cardiovascular, incluindo qualquer um dos seguintes: Evidência de arritmias não controladas clinicamente significativas atuais, incluindo anormalidades eletrocardiográficas (ECG) clinicamente significativas, incluindo bloqueio atrioventricular de 2º grau (Mobitz Tipo II) ou 3º grau; Histórico de infarto do miocárdio, síndromes coronarianas agudas (incluindo angina instável), angioplastia coronária ou implante de stent ou enxerto de bypass dentro de 3 meses após a triagem; Insuficiência cardíaca classe III ou IV conforme definido pelo sistema de classificação funcional da New York Heart Association (NYHA); Hipertensão descontrolada.
  • Reação de hipersensibilidade imediata ou tardia conhecida ou idiossincrasia a medicamentos quimicamente relacionados a belantamab mafodotin, pomalidomide, dexametasona ou qualquer um dos componentes da intervenção do estudo.
  • Fêmea gestante ou lactante.
  • Infecção ativa que requer tratamento.
  • Vírus da imunodeficiência humana (HIV) conhecido, a menos que o participante preencha todos os seguintes critérios: Terapêutica antirretroviral (TARV) estabelecida há pelo menos 4 semanas e carga viral do HIV <400 cópias/mL; contagem de células T CD4+ (CD4+) ≥350 células/uL; Nenhum histórico de infecções oportunistas definidoras de AIDS nos últimos 12 meses. (Deve-se levar em consideração a TARV e antimicrobianos profiláticos que possam ter uma interação medicamentosa e/ou toxicidades sobrepostas com belantamab mafodotin ou outros produtos combinados conforme relevante)
  • Participantes com Hepatite B irão ser excluído, a menos que os seguintes critérios possam ser atendidos: Se o participante for positivo para o anticorpo central da hepatite B (HbcAb) ou antígeno de superfície da hepatite B (HbsAg) negativo, então o ácido desoxirribonucléico (DNA) do vírus da hepatite B (HBV) deve ser indetectável no momento da triagem ; Se HbsAg+ na triagem ou <= 3 meses antes da primeira dose do tratamento do estudo, então o DNA do VHB deve ser indetectável, tratamento antiviral altamente eficaz deve ser iniciado ≥4 semanas antes da primeira dose do tratamento do estudo, exclusão de participantes com cirrose e participantes no Japão devem testar antígeno da hepatite B e (HBeAg) e anticorpo da hepatite B e (HBeAb ).
  • Resultado positivo no teste de anticorpo para hepatite C ou resultado positivo no teste de ácido ribonucléico (RNA) para hepatite C na triagem ou dentro de 3 meses antes da primeira dose do tratamento do estudo, a menos que o participante possa atender aos seguintes critérios: teste de RNA de hepatite C negativo na triagem e anti- tratamento viral (geralmente com duração de 8 semanas) é necessário, seguido por um teste de RNA do VHC negativo após um período de washout de pelo menos 4 semanas (o RNA da hepatite é opcional e os participantes com teste de anticorpo para hepatite C negativo não são obrigados a se submeter também ao teste de RNA de hepatite C).
  • Participantes incapazes de tolerar a profilaxia tromboembólica.
  • Doença epitelial corneana atual, exceto ceratopatia pontilhada leve.

Belantamab mafodotin
Droga

Belantamab mafodotin will be administered.


Pom/dex (Pomalidomide plus low dose Dexamethasone)
Droga

Pomalidomide and Dexamethasone will be administered.

GSK Investigational Site
Fortaleza / Ceará / CEP: 60115-281

GSK Investigational Site
Curitiba / Paraná / CEP: 03089-070

GSK Investigational Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-903

GSK Investigational Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90110-270

GSK Investigational Site
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 21941-913

GSK Investigational Site
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 22793-080

GSK Investigational Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 1321001

GSK Investigational Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 01509-900

GSK Investigational Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 04537-080

GSK Investigational Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 05651-901

Código do estudo:
NCT04162210
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
abril / 2020
Data de finalização inicial:
setembro / 2022
Data de finalização estimada:
junho / 2025
Número de participantes:
325
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top