Estudo de DS-1062a versus docetaxel em câncer de pulmão de células não pequenas avançado ou metastático previamente tratado com ou sem alterações genômicas acionáveis (TROPION-LUNG01)

Patrocinado por: Daiichi Sankyo, Inc.

Atualizado em: 21 de maio de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Este estudo avaliará a eficácia, segurança e farmacocinética de DS-1062a versus docetaxel em participantes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) avançado ou metastático previamente tratado com ou sem alterações genômicas acionáveis.

Saiba mais:

Este estudo avaliará DS-1062a 6,0 mg/kg versus docetaxel 75 mg/m^2 em participantes com NSCLC avançado ou metastático com ou sem alterações genômicas acionáveis (AGAs). Os participantes sem alterações genômicas acionáveis devem ter sido previamente tratados com quimioterapia à base de platina e anticorpo monoclonal α (anti)-morte celular programada 1 (PD-1)/α-programada morte celular ligante 1 (PD-L1), em combinação ou sequencialmente. Os participantes com AGA devem ter progredido durante ou após 1 terapia contendo platina e 1 a 2 linhas anteriores de terapia direcionada aprovada para a alteração genômica aplicável. O estudo será dividido em 3 períodos: Período de Triagem, Período de Tratamento e Período de Acompanhamento.

Critérios de inclusão:

Os participantes elegíveis para inclusão no estudo devem atender a todos os critérios de inclusão dentro de 28 dias após a randomização no estudo.

  • Assine e date o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) antes do início de qualquer procedimento de qualificação específico do estudo.
  • Adultos ≥18 anos (se a idade legal de consentimento for >18 anos, então siga os requisitos regulamentares locais)
  • Expectativa de vida ≥3 meses
  • Tem doença patologicamente documentada em Estágio IIIB, IIIC ou estágio IV NSCLC com ou sem genômica acionável alterações (AGA) no momento da randomização (com base no American Joint Committee on Cancer, oitava edição) e atende aos seguintes critérios para NSCLC:
  • Participantes sem AGA:

1. Deve ter resultados de teste negativos documentados para receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) e quinase do linfoma anaplásico (ALK).

2. Não deve ter alterações genômicas conhecidas em ROS proto-oncogene 1 (ROS1), neurotrófico tirosina quinase receptor (NTRK), proto-oncogene B-raf (BRAF), transição mesenquimal-epitelial (MET) exon 14 saltando, ou rearranjado durante transfecção (RET).

  • Os participantes com AGA devem ter uma ou mais alterações genômicas acionáveis documentadas: EGFR, ALK, ROS1, NTRK, BRAF, MET exon 14 skipping ou RET.
  • Tem documentação de progressão radiográfica da doença durante ou após receber o regime de tratamento mais recente para NSCLC avançado ou metastático.
  • O participante sem AAG deve atender a 1 dos seguintes requisitos de terapia prévia para NSCLC avançado ou metastático:

1. Recebeu quimioterapia à base de platina em combinação com anticorpo monoclonal α-PD-1/α-PD-L1 como a única linha prévia de terapia .

  • Inclui participantes que receberam quimioterapia/quimioterapia prévia à base de platina com ou sem radioterapia com anticorpo monoclonal α-PD-1/α-PD-L1 de manutenção para doença em estágio III e recaíram/progrediram dentro de 6 meses a partir da última dose de quimioterapia à base de platina.
  • Inclui participantes que receberam quimioterapia/quimioterapia prévia à base de platina com ou sem radioterapia (com ou sem anticorpo monoclonal α-PD-1/α-PD-L1 de manutenção) para doença em estágio III e posteriormente receberam α-PD-1/α-PD- Terapia de anticorpo monoclonal L1 (com ou sem quimioterapia à base de platina) para doença recorrente.

2. Recebeu quimioterapia à base de platina e anticorpo monoclonal α-PD-1/α-PD-L1 (em qualquer ordem) sequencialmente como as únicas 2 linhas anteriores de terapia.

  • Os participantes com AAG devem atender ao seguinte para NSCLC avançado ou metastático:

1. Participantes que foram tratados com 1 ou 2 linhas anteriores de terapia direcionada aplicável que é aprovada localmente para a alteração genômica do participante no momento da triagem;

  • Os participantes que têm tumores com EGFR L858R ou mutações de deleção do exon 19 devem ter recebido previamente Osimertinib.
  • Aqueles que receberam um agente direcionado como terapia adjuvante para doença em estágio inicial devem ter recaído ou progredido durante o tratamento ou dentro de 6 meses da última dose OU receberam pelo menos um curso adicional de terapia direcionada para a mesma alteração genômica (que pode ou pode não seja o mesmo agente usado no cenário adjuvante) para doença recidivante/progressiva.
  • Os participantes que foram tratados com um TKI anterior devem receber terapia direcionada adicional aprovada, se disponível localmente e clinicamente apropriado, para a alteração genômica aplicável, ou o participante não será permitido no estudo.

2. Participantes que receberam quimioterapia à base de platina como única linha prévia de terapia citotóxica:

  • Um regime contendo platina para doença avançada
  • Aqueles que receberam um regime contendo platina como terapia adjuvante para doença em estágio inicial devem ter recaído ou progrediu durante o tratamento ou dentro de 6 meses da última dose OU recebeu pelo menos um curso adicional de terapia contendo platina (que pode ou não ser o mesmo que no cenário adjuvante) para doença recidivante/progressiva.

3. Pode ter recebido até um anticorpo monoclonal α-PD-1/α-PD-L1 isoladamente ou em combinação com um agente citotóxico.

  • Deve ser submetido a um procedimento de biópsia tumoral pré-tratamento ou, se disponível, tecido tumoral previamente recuperado de um procedimento de biópsia realizado dentro de 2 anos antes da assinatura do consentimento informado do participante e que tenha no mínimo seções de 10 × 4 mícrons ou um bloco de tecido equivalente a 10 × Seções de 4 mícrons podem ser substituídas pelo procedimento de biópsia pré-tratamento durante a triagem. Se uma lei ou regulamento documentado proibir (ou não aprovar) a coleta de amostras, essas amostras não serão coletadas/enviadas
  • Doença mensurável com base na avaliação de imagem local usando RECIST v1.1
  • Status de desempenho do Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG PS) de 0 ou 1 na Triagem
  • Dentro de 7 dias antes da randomização, tem medula óssea, hepática e função renal adequadas
  • Fração de ejeção do ventrículo esquerdo (LVEF) ≥50% por ecocardiograma (ECO) ou varredura de aquisição múltipla (MUGA) dentro de 28 dias antes randomização
  • Função de coagulação sanguínea adequada definida como relação normalizada internacional/tempo de protrombina e tromboplastina parcial ou tempo de tromboplastina parcial ativado ≤1,5 × limite superior do normal (LSN)
  • Período adequado de eliminação do tratamento antes da randomização
  • Mulheres com potencial para engravidar devem ter um teste de gravidez sérico negativo na triagem e deve ser w preparação para uso de controle de natalidade altamente eficaz desde o momento da inscrição até 7 meses após a última dose de DS-1062a ou por pelo menos 6 meses após a última dose de docetaxel
  • Homens devem ser cirurgicamente estéreis ou devem usar preservativo além de altamente controle de natalidade eficaz se suas parceiras tiverem potencial reprodutivo desde o momento da inscrição e por pelo menos 4 meses após a última dose de DS-1062a ou por pelo menos 6 meses após a última dose de docetaxel
  • Participantes do sexo masculino não devem congelar ou doar esperma a partir do momento de Triagem e durante todo o período do estudo e por pelo menos 4 meses após a última dose de DS-1062a ou por pelo menos 6 meses após a última dose de docetaxel
  • As participantes do sexo feminino não devem doar, ou retirar para uso próprio, óvulos da época da Triagem e durante todo o período do estudo e por pelo menos 7 meses após a última dose de DS-1062a e por pelo menos 6 meses após a última dose de docetaxel

Exclusão Critérios:

  • Histologia mista de câncer pulmonar de pequenas células (CPPC) e NSCLC
  • Apresenta compressão medular ou metástases clinicamente ativas do sistema nervoso central, definido como não tratado e sintomático, ou necessitando de terapia com corticosteroides ou anticonvulsivantes para controle dos sintomas associados. Participantes com metástases cerebrais clinicamente inativas podem ser incluídos no estudo. Participantes com metástases cerebrais tratadas que não são mais sintomáticos e que não necessitam de tratamento com corticosteróides ou anticonvulsivantes podem ser incluídos no estudo se tiverem se recuperado do efeito tóxico agudo da radioterapia.
  • Tem carcinomatose leptomeníngea ou metástase
  • Teve tratamento anterior com:
  • Qualquer agente incluindo anticorpo-droga conjugado (ADC) contendo um agente quimioterápico direcionado à topoisomerase I
  • Terapia direcionada a TROP2
  • Docetaxel
  • Teve tratamento anterior com base de platina quimioterapia e imunoterapia prévia para doença NSCLC estágio II (por exemplo, no ambiente neoadjuvante ou adjuvante) sem subsequentemente atender aos requisitos de terapia prévia para doença NSCLC estágio III ou metastática
  • Tem doença NSCLC elegível apenas para terapia local definitiva
  • Tem doença não controlada ou doença cardíaca significativa, incluindo:
  • Intervalo QT médio corrigido para frequência cardíaca usando a fórmula de Fridericia >470 mseg (com base na média das determinações triplicadas do eletrocardiograma [ECG] de 12 derivações).
  • Infarto do miocárdio ou angina não controlada/instável dentro de 6 meses antes da randomização
  • Insuficiência cardíaca congestiva (ICC) (classe II a IV da New York Heart Association) na triagem. Os participantes com histórico de CHF de Classe II a IV antes da triagem devem ter retornado à CHF de Classe I e ter LVEF ≥50% (por um ECO ou MUGA dentro de 28 dias antes da randomização) para serem elegíveis.
  • Arritmia cardíaca não controlada ou significativa
  • FEVE <50% por ECO ou MUGA nos 28 dias anteriores à randomização
  • Hipertensão não controlada (pressão arterial sistólica em repouso >180 mmHg ou pressão arterial diastólica >110 mmHg) nos 28 dias anteriores à randomização
  • Tem história de doença pulmonar intersticial (DPI) (não infecciosa)/pneumonite que necessitou de esteróides, tem DPI/pneumonite atual ou quando a suspeita de DPI/pneumonite não pode ser descartada por imagem na Triagem
  • Comprometimento pulmonar clinicamente grave resultante de doenças pulmonares intercorrentes, incluindo , mas não limitado a, qualquer distúrbio pulmonar subjacente (ou seja, embolia pulmonar dentro de 3 meses antes da randomização, asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica grave, doença pulmonar restritiva, derrame pleural, etc.) ou qualquer distúrbio autoimune, do tecido conjuntivo ou inflamatório com envolvimento pulmonar (ou seja, artrite reumatóide, síndrome de Sjögren , sarcoidose, etc.) ou pneumonectomia prévia.
  • Retenção significativa de líquido no terceiro espaço (por exemplo, ascite ou derrame pleural) e não é passível de drenagem repetida necessária
  • Doença da córnea clinicamente significativa
  • Infecção descontrolada que requer antibióticos IV, antivirais ou antifúngicos; infecções suspeitas (por exemplo, sintomas prodrômicos); ou incapacidade de descartar infecções
  • Tem infecção conhecida pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) que não está bem controlada
  • Tem infecção ativa ou não controlada por hepatite B e/ou hepatite C, é positivo para o vírus da hepatite B ou C com base na avaliação de resultados dos testes para hepatite B (antígeno de superfície da hepatite B [HBsAg], anticorpo de superfície anti-hepatite B [anti-HBs], anticorpo anti-core da hepatite B [anti-HBc] ou DNA do vírus da hepatite B [HBV]) e /ou infecção por hepatite C (de acordo com o RNA do vírus da hepatite C [HCV]) dentro de 28 dias após a randomização.
  • Tem história de malignidade, exceto NSCLC, exceto câncer de pele não melanoma adequadamente ressecado, doença in situ tratada curativamente, ou outros tumores sólidos tratados curativamente, sem evidência de doença por ≥3 anos
  • Toxicidades de terapia anticancerígena anterior, definida como toxicidades (além da alopecia) ainda não melhoradas para NCI-CTCAE versão 5.0 Grau ≤1 ou linha de base
  • Tem histórico de reações de hipersensibilidade graves a substâncias medicamentosas, ingredientes inativos (incluindo, entre outros, polissorbato 80) de DS-1062a ordocetaxel, ou anticorpos monoclonais
  • Grávida ou lactante
  • Tem abuso de substâncias ou qualquer outra condição médica, como condições cardíacas ou psicológicas clinicamente significativas

DS-1062a
Droga

DS-1062a will be administered as an intravenous (IV) infusion on Day 1 of each 3-week cycle


Docetaxel
Droga

Docetaxel will be administered as an IV infusion on Day 1 of each 3-week cycle.

Hospital de Caridade de Ijuí
Retirado Ijuí / Rio Grande do Sul / CEP: 98700-000

Hospital Sao Lucas - PUCRS
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90610-000

Hospital Nossa Senhora da Conceicao
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 91350-200

Instituto Nacional de Cancer INCA
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20231-050

Instituto do Cancer do Ceara - ICC
Fortaleza / Ceará / CEP: 60430-230

Hospital Faculdade de Medicina de Sao Jose do Rio Preto
São José do Rio Preto / São Paulo / CEP: 15090-000

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • AstraZeneca

Código do estudo:
NCT04656652
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
dezembro / 2020
Data de finalização inicial:
maio / 2024
Data de finalização estimada:
junho / 2024
Número de participantes:
590
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top