Estudo de Fluticasona/Formoterol/Glicopirrônio para o Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (TRIPLAR)

Patrocinado por: Eurofarma Laboratorios S.A.

Atualizado em: 31 de janeiro de 2024
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Vários estudos demonstraram os benefícios da combinação LAMA (Antagonistas Muscarínicos de Longa Ação) + LABA (Beta-Agonistas de Longa Ação) + IC (corticosteróides inalados) no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O uso da combinação tripla em pacientes com obstrução grave ao fluxo aéreo e histórico de crises tem sido associado à melhora da função pulmonar, melhores desfechos relatados pelo paciente e prevenção de crises, quando comparado a LABA, LABA + LAMA e LABA + IC. Além disso, quando comparada às terapias duplas LABA + IC e LABA + LAMA, a terapia tripla tem sido capaz de reduzir mortes por todas as causas entre pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).Estudos publicados anteriormente demonstraram que a combinação tripla de Fluticasona 250 mcg/Formoterol 12 mcg/Glicopirrônio 12,5 mcg foi capaz de melhorar a função pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com histórico de crises. Houve também uma melhora significativa no mMRC (modified-Medical Research Council) que começou na 2ª semana de tratamento e continuou até a semana 12. A associação foi considerada segura e bem tolerada, com apenas eventos adversos leves a moderados registrados em aproximadamente 25% dos sujeitos tratados no estudo.Além disso, estudos de biodisponibilidade realizados com os componentes da combinação proposta como medicamento experimental - Fluticasona/Formoterol/Glicopirrônio - indicaram que não há interação farmacocinética entre os 3 princípios ativos quando administrados concomitantemente em indivíduos saudáveis ​​em jejum.

Saiba mais:

Este é um estudo de fase 3 de não inferioridade, randomizado e aberto com controle ativo para comparar a eficácia e segurança de uma combinação tripla de dose fixa com outra combinação tripla com eficácia já estabelecida em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica sintomática (DPOC) .

Este estudo será realizado em duas etapas. Etapa 1 do estudo A avaliação primária de não inferioridade será realizada após 12 semanas de tratamento, avaliando o VEF1 (volume expiratório forçado no primeiro segundo) em relação à linha de base. Etapa 2 do estudo

Em uma segunda etapa, será avaliado se os benefícios da nova combinação tripla nos sintomas respiratórios e na qualidade de vida relacionada à saúde são sustentados no longo prazo e determinará a taxa anual de crises em 52 semanas de tratamento .

O estudo compreenderá uma fase de triagem, composta por uma consulta de triagem e run-in com duração de até 14 dias, e uma fase de tratamento na qual, após a coleta dos dados iniciais (que inclui avaliação do VEF1 (Volume expiratório forçado no primeiro segundo) e qualidade de vida por meio de questionário), os participantes serão randomizados e iniciarão seus respectivos tratamentos. As visitas

durante a Etapa 1 do tratamento serão realizadas nas semanas 4 e 12. A visita da semana 12 será a visita do desfecho primário.

Após 12 semanas, terá início a Etapa 2 do estudo com todos os participantes que completaram a Etapa 1 e que concordaram em permanecer no estudo para receber o medicamento experimental da Eurofarma por até 52 semanas. As visitas durante esta etapa serão realizadas nas semanas 24, 36 e 52 para avaliar a segurança, qualidade de vida, função pulmonar e taxa de exacerbação (desfechos exploratórios).

Critério de inclusão:

  • Serão incluídos no estudo participantes de ambos os sexos que atenderem a todos os seguintes critérios:

1. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado.

2. Homem ou mulher com 40 anos ou mais.

3. Diagnóstico médico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) documentado pela relação VEF1/CVF (Volume Expiratório Forçado no 1º segundo/Capacidade Vital Forçada) pós-broncodilatador < 0,7 (Relatório de exame prévio ou exame realizado na consulta de triagem). Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:

  • Serão excluídos do estudo os participantes que atenderem a qualquer um dos seguintes critérios:

1. Mulheres grávidas ou lactantes.

2. Diagnóstico atual de asma sem diagnóstico atual de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Observação: Indivíduos com histórico prévio de asma são elegíveis se tiverem diagnóstico atual de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

3. Outros distúrbios respiratórios além da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) (por exemplo, mas não restrito a: tuberculose ativa, sarcoidose, fibrose pulmonar, hipertensão pulmonar).

Fluticasone 250mcg/Formoterol 12mcg/Glycopyrronium 25mcg
Droga

Participants randomized to this group will receive 1 capsule per inhalation twice a day


Comparator - Trimbow®
Droga

Participants randomized to this group will receive 2 triggering twice a day

Eurofarma Laboratorios S.A
São Paulo / Padrão / CEP: 06696-000

Contato principal: Edilene Macedo / +551150908600 / edilene.macedo@eurofarma.com

Contato secundário: Gleyce Pinto / +551150908600 / gleyce.lima@eurofarma.com

Código do estudo:
NCT06234345
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2026
Data de finalização inicial:
novembro / 2027
Data de finalização estimada:
julho / 2028
Número de participantes:
986
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top