Estudo de MEDI4736 (Durvalumab) com ou sem Tremelimumab Versus Standard of Care Quimioterapia em Câncer Urotelial

Patrocinado por: AstraZeneca

Atualizado em: 29 de março de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Um estudo global de Fase III, randomizado, aberto, controlado, multicêntrico de monoterapia com MEDI4736 (Durvalumabe) de primeira linha e MEDI4736 (Durvalumabe) em combinação com Tremelimumabe versus quimioterapia padrão de atendimento em pacientes com câncer urotelial em estágio IV

Saiba mais:

Este é um estudo randomizado, aberto, controlado, multicêntrico, global de Fase III para determinar a eficácia e segurança da monoterapia MEDI4736 (Durvalumabe) e MEDI4736 (Durvalumabe) em combinação com tremelimumabe versus SoC (cisplatina + gencitabina ou carboplatina + gencitabina dupleto) quimioterapia de primeira linha em pacientes virgens de tratamento com carcinoma de células transicionais de estágio IV documentado histológica ou citologicamente, irressecável (células transicionais e histologias mistas de células transicionais/não transicionais) do urotélio (incluindo pelve renal, ureteres, bexiga urinária, e uretra) e permitir flexibilidade suficiente para investigadores e pacientes selecionarem os agentes que refletem sua prática clínica normal e diretrizes nacionais. Os pacientes incluídos no estudo serão randomizados 1:1:1 para receber tratamento com terapia combinada, monoterapia ou SoC (cisplatina + gencitabina ou carboplatina + gencitabina, com base na elegibilidade da cisplatina). Os pacientes serão tratados com MEDI4736 (Durvalumab) ou MEDI4736 (Durvalumab) com tremelimumab, ou tratados com SoC até que a doença progressiva (DP) seja confirmada, ocorra toxicidade inaceitável, retirada do consentimento ou outro critério de descontinuação seja atendido. Os pacientes serão acompanhados por até 2 anos.

Critérios de Inclusão:

  • Pacientes com carcinoma de células transicionais de estágio IV do urotélio documentado histológica ou citologicamente, irressecável, que não tenham sido previamente tratados com quimioterapia de primeira linha.
  • Pacientes elegíveis ou não para quimioterapia com cisplatina. A elegibilidade para cisplatina é definida como o cumprimento de 1 dos seguintes critérios: • Depuração da creatinina (calculada ou medida) <60 mL/min calculada pela equação de Cockcroft-Gault (usando o peso corporal real) ou por coleta de urina de 24 horas medida para determinação • Critérios de terminologia comum para Eventos adversos (CTCAE) Perda auditiva audiométrica de grau ≥2 • Neuropatia periférica de grau CTCAE ≥2 • Insuficiência cardíaca de classe III da New York Heart Association.
  • O status do tumor PD-L1, com ensaio imuno-histoquímico (IHC) confirmado por um laboratório de referência, deve ser conhecido antes da randomização. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
  • Exposição prévia a terapia imunomediada, incluindo, entre outros, outra proteína 4 associada a linfócitos T anticitotóxica (CTLA 4), anti-PD-1, anti-PD-L1 ou anti-PD- Anticorpos L2, incluindo vacinas terapêuticas anticancerígenas. Quimioterapia local intervesical prévia ou imunoterapia é permitida se concluída pelo menos 28 dias antes do início do tratamento do estudo.
  • História de transplante alogênico de órgãos que requer uso de imunossupressores.
  • Distúrbios autoimunes ou inflamatórios ativos ou previamente documentados. As seguintes são exceções a este critério: • Pacientes com vitiligo ou alopecia • Pacientes com hipotireoidismo (por exemplo, após a síndrome de Hashimoto) estável na reposição hormonal • Qualquer condição crônica da pele que não requeira terapia sistêmica • Pacientes sem doença ativa nos últimos 3 anos podem ser incluídos, mas somente após consulta com a AstraZeneca • Pacientes com doença celíaca controlada apenas por dieta podem ser incluídos, mas somente após consulta com a AstraZeneca.
  • Metástases cerebrais ou compressão da medula espinhal, a menos que a condição do paciente esteja estável e sem esteróides por pelo menos 14 dias antes do início do tratamento do estudo. Pacientes com metástases cerebrais suspeitas ou conhecidas na triagem devem fazer uma ressonância magnética (preferencial)/TC, de preferência com contraste IV para acessar o estado inicial da doença.
  • Infecção ativa incluindo tuberculose, hepatite B, hepatite C ou vírus da imunodeficiência humana (HIV).
  • Uso atual ou prévio de medicamento imunossupressor nos 14 dias anteriores à primeira dose do produto experimental (IP). As seguintes são exceções a este critério: • Esteróides tópicos intranasais, inalados ou injeções locais de esteróides (por exemplo, injeção intra-articular) • Corticosteróides sistêmicos em doses fisiológicas que não excedam 10mg/dia de prednisona ou seu equivalente • Esteroides como pré-medicação para reações de hipersensibilidade ( ex., pré-medicação para tomografia computadorizada).
  • Recebimento de vacina viva atenuada até 30 dias antes da primeira dose de IP. Nota: Os pacientes, se inscritos, não devem receber vacina viva durante o estudo e até 30 dias após a última dose de IP.

MEDI4736 (Durvalumab)
Droga

IV infusion


Tremelimumab
Droga

IV infusion


Cisplatin
Droga

IV infusion


Carboplatin
Droga

IV infusion


Gemcitabine
Droga

IV infusion

Hospital de Câncer de Barretos
Barretos / São Paulo / CEP: 14784-400

Research Site
Belo Horizonte / Minas Gerais / CEP: 30380-472

Research Site
Ijuí / Rio Grande do Sul / CEP: 98700-000

Research Site
Itajaí / Santa Catarina / CEP: 88310-110

Research Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-003

Hospital Sao Lucas - PUCRS
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90610-000

Research Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 91350-200

Research Site
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20231-050

Research Site
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 22793-080

Research Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 01209-000

Research Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 01321-001

Research Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 01509-900

Hospital Faculdade de Medicina de Sao Jose do Rio Preto
São José do Rio Preto / São Paulo / CEP: 15090-000

Código do estudo:
NCT02516241
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
novembro / 2015
Data de finalização inicial:
janeiro / 2020
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
1126
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top