Estudo de pembrolizumabe (MK-3475) versus quimioterapia em carcinoma endometrial avançado ou recorrente com deficiência de reparo de incompatibilidade (dMMR) (MK-3475-C93/KEYNOTE-C93/GOG-3064/ENGOT-en15)

Patrocinado por: Merck Sharp & Dohme LLC

Atualizado em: 12 de junho de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Feminino

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é avaliar a segurança e eficácia do tratamento com pembrolizumabe (MK-3475) em comparação com uma combinação de carboplatina e paclitaxel em mulheres com deficiência de reparo de incompatibilidade (dMMR) carcinoma endometrial avançado ou recorrente que não foram tratados anteriormente com quimioterapia sistêmica prévia.

As hipóteses primárias do estudo são que o pembrolizumabe é superior à combinação de carboplatina e paclitaxel em relação à Sobrevivência Livre de Progressão (PFS) de acordo com os Critérios de Avaliação de Resposta em Tumores Sólidos Versão 1.1 (RECIST 1.1) conforme avaliado pela Revisão Central Independente Cega (BICR) e Sobrevivência Global (OS).

Saiba mais:

Os principais critérios de inclusão e exclusão incluem, mas não estão limitados ao seguinte:

Critérios de inclusão:

  • Tem diagnóstico confirmado histologicamente de Carcinoma Endometrial (CE) inoperável, Estágio III ou IV ou recorrente ou carcinossarcoma (tumor Mulleriano misto) que é confirmado centralmente como dMMR.
  • Possui doença avaliável radiograficamente, mensurável ou não mensurável por RECIST1.1, conforme avaliado pelo investigador. Nota: Estágio IVB primário que foi submetido à ressecção cirúrgica é permitido independentemente da presença de doença mensurável ou avaliável.
  • Não recebeu nenhuma terapia sistêmica anterior para CE, exceto o seguinte:

1. Pode ter recebido 1 linha anterior de quimioterapia adjuvante e/ou neoadjuvante sistêmica à base de platina no cenário de ressecção com intenção curativa se a recorrência ocorreu ≥6 meses após a última dose de quimioterapia.

2. Pode ter recebido radiação anterior com ou sem quimioterapia radiossensibilizante se >2 semanas antes do início da intervenção do estudo. Os participantes devem ter se recuperado de todas as toxicidades relacionadas à radiação, não necessitar de corticosteróides e não ter tido pneumonite por radiação. Um intervalo de 1 semana é permitido para radiação paliativa (≤2 semanas de radioterapia) para doenças do sistema nervoso não central (SNC).

3. Pode ter recebido terapia hormonal prévia para tratamento de CE, desde que tenha sido descontinuada ≥1 semana antes da randomização.

  • Possui status de desempenho do Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) de 0 ou 1 nos 7 dias anteriores à randomização.
  • Não está grávida ou amamentando e concorda em não doar óvulos e usar método contraceptivo de alta eficácia por 120 dias após a última dose de pembrolizumabe ou 180 dias após a última dose de quimioterapia se for mulher com potencial para engravidar (WOCBP).
  • Possui teste de gravidez altamente sensível negativo (urina ou soro) dentro de 24 horas para urina ou 72 horas para soro antes da primeira dose da intervenção do estudo se for WOCBP.
  • Fornece uma amostra de tecido tumoral de arquivo ou biópsia recém-obtida (núcleo, incisional ou excisional) de uma lesão tumoral não previamente irradiada para verificação do status e histologia da dMMR.
  • Se o antígeno de superfície da hepatite B (HBsAg) for positivo, recebeu terapia antiviral para o vírus da hepatite B (HBV) por pelo menos 4 semanas e tem carga viral de HBV indetectável antes da randomização.
  • Se tem histórico de infecção pelo vírus da Hepatite C (HCV), apresenta carga viral de HCV indetectável na triagem. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
  • Possui tumor mesenquimal uterino, como sarcoma estromal endometrial, leiomiossarcoma ou outros tipos de sarcomas puros. Adenossarcomas e tumores neuroendócrinos não são permitidos.
  • Possui CE de qualquer histologia proficiente em reparo de incompatibilidade (pMMR).
  • É candidato a cirurgia com intenção curativa ou radioterapia com intenção curativa.
  • Recebeu terapia anterior com um agente anti-PD-1, anti-PD-L1 ou anti-PD-L2 ou com um agente direcionado a outro receptor de células T estimulador ou coinibitório (por exemplo, proteína 4 associada a linfócitos T citotóxicos [ CTLA-4], superfamília do receptor do fator de necrose tumoral, membro 4 [OX 40], membro 9 da superfamília do receptor do fator de necrose tumoral [CD137]).
  • Recebeu terapia anticâncer sistêmica anterior, incluindo agentes em investigação para qualquer CE avançado ou metastático. (Nota: Quimioterapia prévia administrada como terapia adjuvante, terapia neoadjuvante e/ou concomitantemente com radiação é permitida.
  • Foi submetido a uma operação importante e não se recuperou adequadamente do procedimento e/ou de quaisquer complicações da operação antes de iniciar a intervenção do estudo.
  • Recebeu vacina viva ou viva atenuada nos 30 dias anteriores à primeira dose da intervenção do estudo. A administração de vacinas mortas é permitida.
  • Está atualmente participando ou participou de um estudo de um agente de investigação para CE, participou de um estudo de. um agente investigacional para não CE dentro de 4 semanas antes da primeira dose da intervenção do estudo, ou usou um dispositivo investigacional dentro de 4 semanas antes da primeira dose da intervenção do estudo
  • Tem diagnóstico de imunodeficiência ou está recebendo terapia esteróide sistêmica crônica ou qualquer outra forma. da terapia imunossupressora nos 7 dias anteriores à primeira dose da intervenção do estudo.
  • Tem uma malignidade adicional conhecida que está progredindo ou que necessitou de tratamento ativo nos últimos 3 anos, com exceção de carcinoma basocelular da pele, carcinoma espinocelular da pele ou carcinoma in situ (excluindo carcinoma in situ da bexiga) que foram submetidos a terapia potencialmente curativa não são excluídos.
  • Possui metástases ativas no SNC e/ou meningite carcinomatosa.
  • Possui intolerância conhecida a qualquer intervenção do estudo e/ou algum de seus excipientes.
  • Possui doença autoimune ativa que necessitou de tratamento sistêmico nos últimos 2 anos.
  • Tem histórico de pneumonite/doença pulmonar intersticial (não infecciosa) que necessitou de esteroides ou tem pneumonite/doença pulmonar intersticial atual.
  • Apresenta infecção ativa, necessitando de terapia sistêmica.
  • Tem histórico conhecido de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
  • Fez transplante alogênico de tecido/órgão sólido.

pembrolizumab
Biológico

Intravenous (IV) infusion


carboplatin
Droga

IV infusion


paclitaxel
Droga

IV infusion


docetaxel
Droga

IV infusion


cisplatin
Droga

IV infusion

A. C. Camargo Cancer Center-CAPEC ( Site 3003)
São Paulo / São Paulo / CEP: 01509-010

Liga Norte Riograndense Contra o Câncer-Centro de Pesquisa Clínica ( Site 3005)
Natal / Rio Grande Do Norte / CEP: 59075-740

ICESP - INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO ( Site 3001)
São Paulo / Sao Paulo / CEP: 01246-000

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • European Network of Gynaecological Oncological Trial Groups (ENGOT)
  • GOG Foundation

Código do estudo:
NCT05173987
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2022
Data de finalização inicial:
maio / 2027
Data de finalização estimada:
maio / 2027
Número de participantes:
280
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top