Critérios de inclusão:
- Homem ou mulher ≥18 anos ou ≤80 anos na assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.
- Valor laboratorial local de LDL-C em jejum na Visita de Triagem de i) ≥100 mg/dL se em terapia com estatina, mas não em terapia com estatina tolerada ao máximo; ii) ≥150 mg/dL ifstatin naive e sem intolerância documentada à estatina; ou iii) ≥70 mg/dL se estiver em dose estável (≥4 semanas) de terapia com estatina máxima tolerada ou se for intolerante a estatina.
- Os participantes podem ser pré-identificados com base em um CCTA ou uma angiografia invasiva que é realizada como parte do tratamento padrão dentro de 12 meses antes da visita de triagem do participante demonstrando:
- Presença de placa de artéria coronária com estenose de diâmetro visual <50% ou
- Placa de artéria coronária com estenose arterial visual >50% mas Fractional Flow Reserve (FFR) >0,8 por medida de fio especial (CCTA ou coronariografia)
- Valor laboratorial local de LDL-C em jejum ≥70 mg/dL na avaliação realizada durante o StatinOptimization Period 3 Visita para participantes que estão passando pelo Statin OptimizationPeriod.
- Participantes com Artéria Coronária Não Obstrutiva (NOCA)* confirmada por CCTA com FFRct >0,8 e escore de Leaman adaptado para TC >5** ou placa de artéria coronária com estenose do diâmetro visual >50%, mas com FFRct >0,8 e escore de Leaman adaptado para TC >5 sem eventos cardiovasculares prévios.
*=NOCA é definida como a presença de placa de artéria coronária com diâmetro estenose visual < 50%.
**=O escore de Leaman adaptado à TC, que inclui informações sobre a localização da lesão, composição da placa e grau de estenose pela angio-TC, demonstrou ser um preditor independente de longo prazo de eventos cardíacos graves.
- Um padrão de cuidados CCTA pode servir como a tomografia CCTA de linha de base do estudo se for realizada dentro de 3 meses antes da visita de triagem do participante e atender aos critérios de inclusão de FFRct > 0,8 e pontuação de Leaman adaptada para TC > 5, que serão avaliados pelo Imaging Laboratório Núcleo.
- Na visita inicial, os participantes devem estar em uma dose estável (≥4 semanas) de terapia com estatinas com tolerância máxima. Os participantes que não estiverem em tratamento com estatinas com tolerância máxima e que não tenham intolerância documentada às estatinas podem ser rastreados, mas devem entrar no estudo por meio de um Período de Otimização de Estatinas.
Critérios de Exclusão:
- Histórico de eventos cardiovasculares prévios, incluindo infarto do miocárdio (IM) ou revascularização coronariana prévia [intervenção coronária percutânea (ICP) ou revascularização miocárdica (CRM)].
- Revascularização planejada (ICP) ou (CABG).
- Eventos cerebrovasculares anteriores, incluindo:
- AVC isquêmico prévio que se acredita não ser causado por fibrilação atrial, doença cardíaca valvular ou trombo mural.
- História de revascularização percutânea ou cirúrgica prévia da artéria carótida.
- Histórico de Doença Arterial Periférica (DAP):
- Documentação prévia de índice tornozelo-braço em repouso <0,85.
- História de revascularização percutânea ou cirúrgica prévia de artéria ilíaca, femoral ou poplítea.
- Amputação prévia não traumática de membro inferior por doença arterial periférica.
- Distúrbios cardíacos, incluindo qualquer um dos seguintes:
- Arritmias cardíacas clinicamente significativas (p.
- Bloqueio completo do ramo esquerdo, bloqueio atrioventricular (AV) de alto grau (por exemplo, bloqueio bifascicular, Mobitz tipo II e bloqueio AV de terceiro grau) antes da randomização.
- Participante do NOCA que foi pré-triado pelo Investigador com estenose do diâmetro visual >50% mas FFR <0,8.
- Contra-indicação para CCTA (por exemplo, reações alérgicas ao corante de contraste) ou CCTA que não atende aos padrões de entrada após duas tentativas durante a visita inicial de CCTA, conforme avaliado pelo Imaging Core Lab.
- Marcapasso ou cardiodesfibrilador implantável (CDI) in situ.
- Fração de Ejeção Sistólica do Ventrículo Esquerdo <30% na Visita de Triagem.
- Hipertensão grave não controlada: pressão arterial sistólica >180 mmHg ou pressão arterial diastólica >110 mmHg antes da randomização (avaliada na Visita de Triagem) apesar da terapia anti-hipertensiva.
- Insuficiência cardíaca New York Heart Association (NYHA) classe III ou classe IV no ScreeningVisit.
- Insuficiência renal (eGFR <30 mL/min/1,73m2) medida pela fórmula Modification of Dietin Renal Disease (MDRD) na Visita de Triagem e na Visita de Otimização de Estatina3.
- Doença hepática ativa definida como qualquer patologia infecciosa, neoplásica ou metabólica do fígado conhecida na Visita de Triagem. Os participantes que entrarem no StatinOptimization Period devem ter AST e ALT ≤3x LSN (conforme definido pelos intervalos de referência do laboratório local coletados na visita de triagem) e relatados pela StatinOptimization Telephone Visit 1 para poderem continuar no Statin OptimizationPeriod.