Estudo de tomografia computadorizada coronária para avaliar o efeito do inclisiran em adição à terapia com estatina maximamente tolerada na progressão da placa aterosclerótica em participantes com diagnóstico de doença arterial coronariana não obstrutiva sem eventos cardiovasculares prévios

Patrocinado por: Novartis Pharmaceuticals

Atualizado em: 05 de abril de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

CKJX839D12303 é um estudo de pesquisa para determinar se o tratamento do estudo, chamado inclisiran, em comparação com o placebo tomado em adição à medicação com estatina pode efetivamente reduzir a quantidade total de placas formadas nos vasos do coração conforme medido pela angiotomografia computadorizada coronariana (CCTA) da linha de base ao mês 24.

Este estudo está sendo conduzido em participantes elegíveis com diagnóstico de doença arterial coronariana não obstrutiva (NOCAD), onde as artérias coronárias estão bloqueadas em menos de 50% e sem eventos cardiovasculares anteriores.

Saiba mais:

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia do inclisiran em comparação com o placebo em adição à terapia com estatina máxima tolerada na redução do volume total do ateroma coronariano avaliado por angiotomografia computadorizada coronariana desde o início até o mês 24 em participantes com diagnóstico de NOCAD sem eventos cardiovasculares prévios , um escore de Leaman adaptado para TC > 5 e um FFRct > 0,8. Os participantes receberão inclisiran 300 mg administrado por via subcutânea no Dia 1, Mês 3 (Dia 90) e a cada 6 meses até o Mês 21. A duração do estudo é de 24 meses. Os participantes terão um CCTA realizado no início e no mês 24/final da visita do estudo.

Critérios de inclusão:

  • Homem ou mulher ≥18 anos ou ≤80 anos na assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.
  • Valor laboratorial local de LDL-C em jejum na Visita de Triagem de i) ≥100 mg/dL se em terapia com estatina, mas não em terapia com estatina tolerada ao máximo; ii) ≥150 mg/dL ifstatin naive e sem intolerância documentada à estatina; ou iii) ≥70 mg/dL se estiver em dose estável (≥4 semanas) de terapia com estatina máxima tolerada ou se for intolerante a estatina.
  • Os participantes podem ser pré-identificados com base em um CCTA ou uma angiografia invasiva que é realizada como parte do tratamento padrão dentro de 12 meses antes da visita de triagem do participante demonstrando:
  • Presença de placa de artéria coronária com estenose de diâmetro visual <50% ou
  • Placa de artéria coronária com estenose arterial visual >50% mas Fractional Flow Reserve (FFR) >0,8 por medida de fio especial (CCTA ou coronariografia)
  • Valor laboratorial local de LDL-C em jejum ≥70 mg/dL na avaliação realizada durante o StatinOptimization Period 3 Visita para participantes que estão passando pelo Statin OptimizationPeriod.
  • Participantes com Artéria Coronária Não Obstrutiva (NOCA)* confirmada por CCTA com FFRct >0,8 e escore de Leaman adaptado para TC >5** ou placa de artéria coronária com estenose do diâmetro visual >50%, mas com FFRct >0,8 e escore de Leaman adaptado para TC >5 sem eventos cardiovasculares prévios.

*=NOCA é definida como a presença de placa de artéria coronária com diâmetro estenose visual < 50%.

**=O escore de Leaman adaptado à TC, que inclui informações sobre a localização da lesão, composição da placa e grau de estenose pela angio-TC, demonstrou ser um preditor independente de longo prazo de eventos cardíacos graves.

  • Um padrão de cuidados CCTA pode servir como a tomografia CCTA de linha de base do estudo se for realizada dentro de 3 meses antes da visita de triagem do participante e atender aos critérios de inclusão de FFRct > 0,8 e pontuação de Leaman adaptada para TC > 5, que serão avaliados pelo Imaging Laboratório Núcleo.
  • Na visita inicial, os participantes devem estar em uma dose estável (≥4 semanas) de terapia com estatinas com tolerância máxima. Os participantes que não estiverem em tratamento com estatinas com tolerância máxima e que não tenham intolerância documentada às estatinas podem ser rastreados, mas devem entrar no estudo por meio de um Período de Otimização de Estatinas.

Critérios de Exclusão:

  • Histórico de eventos cardiovasculares prévios, incluindo infarto do miocárdio (IM) ou revascularização coronariana prévia [intervenção coronária percutânea (ICP) ou revascularização miocárdica (CRM)].
  • Revascularização planejada (ICP) ou (CABG).
  • Eventos cerebrovasculares anteriores, incluindo:
  • AVC isquêmico prévio que se acredita não ser causado por fibrilação atrial, doença cardíaca valvular ou trombo mural.
  • História de revascularização percutânea ou cirúrgica prévia da artéria carótida.
  • Histórico de Doença Arterial Periférica (DAP):
  • Documentação prévia de índice tornozelo-braço em repouso <0,85.
  • História de revascularização percutânea ou cirúrgica prévia de artéria ilíaca, femoral ou poplítea.
  • Amputação prévia não traumática de membro inferior por doença arterial periférica.
  • Distúrbios cardíacos, incluindo qualquer um dos seguintes:
  • Arritmias cardíacas clinicamente significativas (p.
  • Bloqueio completo do ramo esquerdo, bloqueio atrioventricular (AV) de alto grau (por exemplo, bloqueio bifascicular, Mobitz tipo II e bloqueio AV de terceiro grau) antes da randomização.
  • Participante do NOCA que foi pré-triado pelo Investigador com estenose do diâmetro visual >50% mas FFR <0,8.
  • Contra-indicação para CCTA (por exemplo, reações alérgicas ao corante de contraste) ou CCTA que não atende aos padrões de entrada após duas tentativas durante a visita inicial de CCTA, conforme avaliado pelo Imaging Core Lab.
  • Marcapasso ou cardiodesfibrilador implantável (CDI) in situ.
  • Fração de Ejeção Sistólica do Ventrículo Esquerdo <30% na Visita de Triagem.
  • Hipertensão grave não controlada: pressão arterial sistólica >180 mmHg ou pressão arterial diastólica >110 mmHg antes da randomização (avaliada na Visita de Triagem) apesar da terapia anti-hipertensiva.
  • Insuficiência cardíaca New York Heart Association (NYHA) classe III ou classe IV no ScreeningVisit.
  • Insuficiência renal (eGFR <30 mL/min/1,73m2) medida pela fórmula Modification of Dietin Renal Disease (MDRD) na Visita de Triagem e na Visita de Otimização de Estatina3.
  • Doença hepática ativa definida como qualquer patologia infecciosa, neoplásica ou metabólica do fígado conhecida na Visita de Triagem. Os participantes que entrarem no StatinOptimization Period devem ter AST e ALT ≤3x LSN (conforme definido pelos intervalos de referência do laboratório local coletados na visita de triagem) e relatados pela StatinOptimization Telephone Visit 1 para poderem continuar no Statin OptimizationPeriod.

Inclisiran sodium 300 mg
Droga

Subcutaneously administered on Days 1, Month 3 (Day 90), and every 6 months thereafter.


Placebo
Droga

Subcutaneously administered on Day 1, Month 3 (Day 90), and every 6 months thereafter.

Novartis Investigative Site
Recrutando Curitiba / Paraná / CEP: 80040-050

Novartis Investigative Site
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90560-030

Novartis Investigative Site
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01409-902

Código do estudo:
NCT05360446
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
julho / 2022
Data de finalização inicial:
janeiro / 2027
Data de finalização estimada:
janeiro / 2027
Número de participantes:
600
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top