PROCeed é um estudo observacional longitudinal com dados prospectivos dos locais participantes brasileiros, de forma a gerar dados do mundo real. Estima-se que 10 centros de oncologia brasileiros participem do estudo. Cada site terá investigadores participantes responsáveis e uma equipe técnica adequada que será responsável pelos dados de cada serviço. Para este estudo, será adotada uma amostra de conveniência, com previsão de recrutamento de 80 pacientes em 2 anos. O protocolo foi criado na Alemanha e outros países poderiam utilizá-lo, com potencial para que dados de outros países fossem reunidos para análise.
O recrutamento para cada subgrupo será monitorado a cada 3 meses e a viabilidade para continuação da inscrição será avaliada após 1 ano de recrutamento (nos meses 3 e 6, o recrutamento será avaliado para seleção adequada do local); se <20 pacientes só tiverem sido inscritos em um subgrupo específico após 1 ano, a equipe do estudo avaliará a viabilidade de reunir dados de outros países para permitir pelo menos 40 pacientes em uma análise agrupada para esse subgrupo.
O estudo planeja recrutar pacientes por no máximo 2 anos e acompanhar os pacientes desde o início do olaparibe até 1 ano após a última inclusão do paciente (LPI). Os dados serão coletados do prontuário médico por meio de formulário eletrônico de relato de caso (eCRF). Os médicos participantes serão responsáveis por garantir que todos os dados necessários sejam coletados e inseridos no eCRF. A compilação dos dados será realizada pelo investigador principal e a análise estatística será realizada pela equipe de estatística indicada pela Organização de Pesquisa Acadêmica (ARO).
O tamanho da amostra alvo de 80 pacientes no Brasil é baseado em um período de recrutamento de 24 meses. Para evitar imprecisões desnecessárias para o subgrupo previamente exposto a um novo agente hormonal, será imposta uma inscrição mínima de 50% (40 pacientes) do tamanho total da amostra para este subgrupo. A estimativa é determinada com base no objetivo principal da taxa livre de eventos TTD; a principal medida de interesse é aos 6 meses para pacientes previamente expostos à NHA e aos 12 meses para pacientes sem experiência com NHA. Supondo que uma taxa livre de eventos de TTD em 6 meses seja de aproximadamente 50% para pacientes previamente expostos a novo agente hormonal, com um tamanho de amostra de 40 pacientes neste subgrupo, a precisão seria de +/- 15,5%.