Laserterapia na cefaléia tensional e dor orofacial em pacientes pós-covid-19

Patrocinado por: University of Nove de Julho

Atualizado em: 24 de junho de 2022
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Considerando o potencial efeito auxiliar da fotobiomodulação no controle da dor persistente de CTT e DTM em pacientes diagnosticados com COVID-19 e recuperados da infecção viral, pretendemos realizar um ensaio clínico comparando duas modalidades de aplicação de laser terapêutico: aplicação local e aplicação transcutânea na artéria radial.

Uma das principais vantagens das técnicas auxiliares no controle da dor é a diminuição do uso de medicamentos para analgesia, evitando os efeitos colaterais e a tolerância por eles causados, e promovendo uma melhora na qualidade de vida do indivíduo.

Saiba mais:

A dor orofacial e a cefaléia tensional foram sintomas comumente relatados em pacientes com COVID-19, mesmo após a recuperação, e foram consideradas dores crônicas nesses casos. O controle da dor, nesses casos, é feito em sua maioria com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, existem tratamentos auxiliares que podem reduzir a quantidade de ingestão farmacológica e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos comprometidos, um deles é a fotobiomodulação. O uso de lasers para tratamentos de controle de inflamação e dor é realizado com sucesso, mas os parâmetros e as formas de aplicação ainda não estão bem estabelecidos. O objetivo desta pesquisa é avaliar o efeito da aplicação da fotobiomodulação com lasers vermelho e infravermelho aplicados local e sistemicamente. Para tanto, serão selecionados por conveniência indivíduos com diagnóstico de COVID-19 e que apresentem cefaléia tensional e/ou dor orofacial há mais de 3 meses. Os participantes serão divididos em dois grupos distintos: G1- fotobiomodulação com laser vermelho e infravermelho com aplicação local nos pontos de dor (808 nm e 660 nm,100 mW, 6J por ponto) e G2 - fotobiomodulação com laser vermelho com aplicação transcutânea nos a artéria radial (660 nm, 100mW, 30 minutos). Todos os participantes serão tratados por um período de 4 semanas, com 8 sessões de aplicação. Os efeitos serão medidos por meio do nível de lactato sanguíneo, Inventário Breve de Dor, Escala Visual Analógica (EVA) e Teste de Impacto da Cefaléia.

Critérios de inclusão:

  • Indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 19 e 65 anos, com queixa de dor orofacial persistente ou cefaleia do tipo funcional, há mais de 3 meses.
  • Indivíduos diagnosticados com COVID-19, confirmados por RT-PCR para SARS-CoV-2 já recuperados, pelo menos 30 dias após a infecção.

Critérios de Exclusão:

  • Indivíduos com diagnósticos de neuropatias e cefaleias diferentes das cefaleias do tipo tensional
  • Incapacidade física ou intelectual para responder aos questionários do inquérito; analfabetos; diabéticos, marca-passos e gestantes.
  • Indivíduos que relatam fotossensibilidade ao laser.

Photobimodulation
Radiação

laser therapy application

Lara Motta
Recrutando São Roque / São Paulo / CEP: 18133-399

Contato principal: Lara MOTTA / 11998829511 / larajmotta@terra.com.br


Nove de Julho Univ
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 18133-399

Contato principal: Lara MOTTA, PhD / 11998829511 / larajmotta@terra.com.br

Contato secundário: Lara RENE Motta / 11998829511 / larajmotta@terra.com.br

Código do estudo:
NCT05430776
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
maio / 2022
Data de finalização inicial:
maio / 2022
Data de finalização estimada:
setembro / 2023
Número de participantes:
40
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top