ARTEMIS: Ravulizumabe para proteger pacientes com DRC de CSA-AKI e MAKE
O objetivo primário deste estudo é avaliar a eficácia de uma dose única de ravulizumabe IV em com...
Patrocinado por: Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A disfunção neurológica continua a ser uma das complicações de grande preocupação em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca.
Foi relatado anteriormente na literatura que a dessaturação cerebral de oxigênio durante a cirurgia cardíaca estava associada a um aumento da incidência de comprometimento cognitivo. Este estudo tem como objetivo determinar se a monitorização contínua da oximetria cerebral melhora o resultado neurocognitivo na cirurgia de revascularização do miocárdio quando associada a um protocolo de intervenção predeterminado para otimizar a oxigenação cerebral.
Mais detalhes...Apesar de todo o progresso nas últimas décadas quanto à melhoria dos cuidados perioperatórios de pacientes com cardiopatia e ao desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas, a disfunção neurológica continua sendo uma das complicações mais preocupantes em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea. A lesão cerebral pode se manifestar por meio de lesões permanentes ou temporárias, contribuindo para o aumento da mortalidade hospitalar, do tempo de internação em terapia intensiva, do tempo de internação, para maior incidência de disfunção motora que requer reabilitação e, conseqüentemente, para qualidade de vida reduzida.
Embora as causas da lesão cerebral sejam multifatoriais, a hipoperfusão cerebral perioperatória, a hipóxia tecidual e os eventos tromboembólicos estão entre os principais fatores relacionados à disfunção neurológica.
Diversos estudos clínicos têm indicado associação entre dessaturação cerebral e aumento de complicações neurológicas. A monitorização da oximetria cerebral por espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS) é uma técnica não invasiva usada para estimar a saturação cerebral regional de oxigênio (rSO2) e tem sido associada à diminuição da incidência de complicações neurológicas.
Não há consenso na literatura sobre seu real benefício, principalmente pela ausência de estudos científicos bem delineados que demonstrem que a dessaturação cerebral associada a medidas de intervenção para melhorar a rSO2, estão relacionadas à prevenção de disfunções neurológicas em cirurgia cardíaca de adultos.
A hipótese do estudo avalia se a monitorização contínua da oximetria cerebral melhora o resultado neurocognitivo na cirurgia de revascularização do miocárdio quando associada a intervenções precoces para otimizar o rSO2.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
In the intervention group, an alarm threshold below 15% of the baseline rSO2 value will be established. Based on the predetermined algorithm the rSO2 will be maintained at or above 85% of the baseline measurements. If the rSO2 reaches levels below 15% of the baseline values or below 50% in absolute value for over 30 seconds, protocol-based interventions will be performed to restore rSO2 to baseline levels.
Contato principal: Carlos Galhardo, MD
Contato principal: Eric Lineburger, MD
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: