Estudo inicial de viabilidade do sistema de aspiração RapidPulseTM para pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo
O objetivo deste ensaio clínico é avaliar a segurança inicial e o desempenho do Sistema de Aspira...
Patrocinado por: Federal University of Paraíba
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O AVC tem sido considerado uma das principais causas de incapacidade de longo prazo na população adulta.
Avanços tecnológicos na área neurológica têm sido observados nas últimas décadas, o que acentua o interesse em promover técnicas de estimulação não invasivas, capazes de modular a polaridade cerebral, onde entre essas técnicas está a estimulação transcraniana por corrente contínua - tDCS. Estudos anteriores analisados por revisões sistemáticas sugerem que os efeitos do tDCS podem variar entre os indivíduos, onde alguns pacientes com AVC podem não receber nenhum benefício adicional da terapia. Assim, faz-se necessário o uso de um biomarcador que possa escolher aqueles que possivelmente serão beneficiados pela corrente elétrica. Portanto, o objetivo deste estudo é identificar a dinâmica dos microestados do EEG após tDCS e treinamento de dupla tarefa em indivíduos após AVC crônico, bem como avaliar como os parâmetros de microestado em pacientes com AVC são alterados por tDCS e treinamento de dupla tarefa. em três momentos distintos (Estimulação em M1 + treino de dupla tarefa; Estimulação em M1 e DLPF + treino de dupla tarefa; Estimulação simulada) e observar se os microestados codificam informações que reflitam a capacidade motora e/ou cognitiva desses pacientes.
Mais detalhes...O Acidente Vascular Encefálico (AVE) tem sido considerado uma das principais causas de incapacidade de longo prazo na população adulta. O AVC geralmente causa déficits como fraqueza muscular assimétrica entre os membros, capacidade proprioceptiva prejudicada, perda sensorial, problemas de visão e espasticidade. Em pacientes pós-AVE, acredita-se que o equilíbrio inter-hemisférico possa estar alterado em decorrência de lesão cerebral, a teoria da competição inter-hemisférica é amplamente utilizada como base teórica para a aplicação de técnicas neuromodulatórias não invasivas. Avanços tecnológicos na área neurológica têm sido observados nas últimas décadas, o que acentua o interesse em promover técnicas de estimulação não invasivas, capazes de modular a polaridade cerebral, onde entre essas técnicas está a estimulação transcraniana por corrente contínua - tDCS. Estudos anteriores analisados por revisões sistemáticas sugerem que os efeitos do tDCS podem variar entre os indivíduos, onde alguns pacientes com AVC podem não receber nenhum benefício adicional da terapia. Assim, faz-se necessário o uso de um biomarcador que possa escolher aqueles que possivelmente serão beneficiados pela corrente elétrica. Portanto, o objetivo deste estudo é identificar a dinâmica dos microestados de EEG após tDCS e treinamento de dupla tarefa em indivíduos após AVC crônico, bem como avaliar como os parâmetros de microestado em pacientes com AVC são alterados por tDCS e treinamento de dupla tarefa em três diferentes tempos (Estimulação em M1 + treino de dupla tarefa; Estimulação em M1 e DLPF + treino de dupla tarefa; Estimulação Sham) e observar se os microestados codificam informações que reflitam a capacidade motora e/ou cognitiva desses pacientes. Para isso, será realizado um ensaio clínico, sham-controlado, duplo-cego e randomizado, do tipo crossover, envolvendo pacientes com AVC em estágio crônico. Os participantes serão submetidos a três sessões, cada sessão consistindo em uma condição diferente, a saber: primeira condição (ETCC anódica) os participantes receberão corrente real sobre a área motora primária (M1); os participantes da segunda condição (tDCS dualsite) receberão corrente real sobre M1 e área pré-frontal dorsolateral (DLPFC) e os participantes da terceira condição (tDCS simulado) receberão estimulação simulada. Um EEG de repouso de 3 minutos será coletado de cada participante, e eles serão instruídos a não se envolver ativamente em nenhuma atividade cognitiva ou mental. Em todas as sessões de estimulação serão realizadas avaliações, os desfechos avaliados serão: alteração nos microestados do EEG, função cognitiva e função motora. As análises estatísticas serão realizadas usando o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences - SPSS Inc, Chicago IL, USA for Windows, Versão 20.0) e MATLAB (9.2.0 (MathWorks, Inc., Natick, MA) com um nível de significância definido em p<0,05.
Critérios de inclusão:
Comprovado por meio de ressonância magnética ou tomografia computadorizada;
Indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos;
Ambos os sexos;
Pacientes com gravidade de lesão leve a moderada (NIHHS < 17 pontos)
Critérios de Exclusão:
Uso de drogas que modulam a atividade do Sistema Nervoso Central;
Portadores de dispositivos metálicos ou eletrônicos implantados; marcapasso cardíaco;
Uso habitual de drogas ou álcool;
Relato de história de epilepsia; gestação; pessoas com lesões cerebrais traumáticas ou tumores.
tDCS can regulate cortical excitability by influencing membrane polarity, where anodic current increases excitability and cathodic current reduces excitability. Therefore, in post-stroke patients when the anode is applied to the cerebral hemisphere ipsilesional to the lesion or the cathode to the contralesional hemisphere, the balance between the interhemispheres tends to be restored.
Contato principal: Suellen Andrade
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: