Um estudo rollover para avaliar a segurança e a eficácia a longo prazo do ocrelizumabe em pacientes com esclerose múltipla
Este é um estudo OLE de Fase IIIb, braço único, multicêntrico. Os participantes que recebem ocrel...
Patrocinado por: Leonardo A. Peyré-Tartaruga
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo do estudo é analisar os efeitos da caminhada nórdica e da caminhada livre no equilíbrio clínico-funcional, postural, controle motor, qualidade ecográfica muscular e análise da marcha (mecanismo de marcha pendular), em pessoas com Esclerose Múltipla.
Objetivo: Analisar os efeitos da Caminhada Nórdica e da Caminhada Livre nos parâmetros clínico-funcionais, equilíbrio postural, qualidade da ecografia muscular, mecanismo da marcha pendular, em pessoas com Esclerose Múltipla. Desenho Experimental: Ensaio clínico randomizado controlado multicêntrico com características de estudo translacional. Localização da Pesquisa: Laboratório de Pesquisa do Exercício da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, e Universidade de Pavia, Departamento de Saúde Pública, Medicina Experimental e Ciências Forenses, Pavia, Itália. Participantes: 60 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de ambos os sexos, de 20 a 75 anos, com diagnóstico de esclerose múltipla, sedentários. Intervenções: Nesta pesquisa, quatro grupos de pacientes com esclerose múltipla receberão intervenção durante 4 meses de diferentes programas de fisioterapia (caminhada nórdica e caminhada livre), que receberão orientação por telefone para a realização de exercícios domiciliares. Os programas de formação terão a duração de 3 meses e serão periodizados de forma a que a duração das sessões seja igualada entre si. A intensidade do treinamento intervalado será manipulada pela escala subjetiva de esforço (Borg) e pela frequência cardíaca, com durações de série pré-determinadas. Todos os programas de treino terão uma frequência de duas sessões por semana e uma duração de 60 minutos. Para avaliar os efeitos do treinamento, serão realizadas avaliações antes e após o período de treinamento: 1) Basal (mês 0): avaliação inicial pré-treinamento; 2) mês 4: Avaliação 48h após o último treino. Desfechos: parâmetros clínico-funcionais, equilíbrio postural, qualidade da ecografia muscular, mecanismo da marcha pendular e bioquímica. Análise dos Dados: Os dados serão descritos por valores médios e valores de desvio padrão. As comparações entre e dentro dos grupos serão realizadas por meio de uma análise de Equações de Estimativas Generalizadas (GEE), adotando-se um nível de significância (α) de 0,05. Resultados Esperados: Espera-se que os grupos de intervenção da caminhada nórdica sejam mais eficazes em todos os desfechos analisados, principalmente melhorando a mobilidade funcional quando comparados ao grupo controle de exercícios domiciliares não supervisionados. Além disso, espera-se que os resultados da pesquisa sejam expansíveis e a possibilidade de desenvolvimentos futuros nos campos científico, tecnológico, econômico, social e ambiental e que sejam implementados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
24 sessions will be held twice a week, with each session taking an average of 60 minutes.
24 sessions will be held twice a week, with each session taking an average of 60 minutes.
The control group will receive orientation and carry out the "Health Education" program and will have a duration of 3 months.
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: