Estratégias e tratamentos para infecções respiratórias e emergências virais (STRIVE): inibidor de protease Shionogi (Ensitrelvir)
São necessários tratamentos para melhorar os resultados entre os pacientes hospitalizados por COV...
Patrocinado por: Oswaldo Cruz Foundation
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Ensaio clínico com alocação randomizada em dois braços (vacina BCG versus placebo) de voluntários em risco, mas ainda não infectados nem vacinados contra SARS-CoV-2.
Inicialmente será avaliado se o BCG tem papel protetor contra a forma grave da doença. Após a vacinação dos participantes contra a COVID-19, será avaliado se o BCG favorece a eficácia da vacina. Os voluntários serão recrutados em três estados brasileiros, com pelo menos 250 soronegativos em cada grupo. O estímulo de imunidade treinado com BCG será investigado por meio da avaliação de citocinas em D0 e D60 em uma subamostra de 50 participantes por grupo. Até serem vacinados contra a COVID-19, os participantes serão acompanhados por até 6 meses, com visitas agendadas a cada 2 meses para entrevistas e anticorpos imunoglobulina G (IgG) anti-SARS-CoV-2. Aqueles que se tornarem sintomáticos a qualquer momento durante o acompanhamento serão orientados e acompanhados remotamente diariamente até o final de sua evolução clínica. Após serem vacinados contra a COVID-19, as visitas aos participantes serão ajustadas pelo tempo de vacinação (VD), 20 dias após a 1ª dose (P1) e pelo menos 30 dias (P2) após a 2ª dose, com o objetivo de comparar a eficácia da vacina anti-SARS-CoV-2 nos dois grupos a curto e médio prazo.As conclusões do estudo sobre a eficácia do BCG na prevenção da COVID-19 grave serão baseadas em: incidência de infecção por SARS-Cov-2 (definida como o surgimento de IgG durante o período de acompanhamento); incidência de doença por COVID-19 (definida como a presença de sintomas entre os participantes infectados); intensidade e duração dos sintomas entre os casos de COVID-19 e frequência e duração das internações por COVID-19 em cada grupo. A ocorrência, tipo, frequência e intensidade dos efeitos adversos associados à vacinação de adultos com BCG serão relatados.As conclusões do estudo sobre o efeito do BCG na eficácia das vacinas contra a COVID-19 serão baseadas em: frequência de anticorpos neutralizantes anti-SARS-CoV-2 após a 1ª e 2ª doses da vacina em ambos os grupos.
Mais detalhes...1. OBJETIVO- Avaliar o papel da vacina BCG contra a forma grave de COVID-19 e na melhoria da eficácia das vacinas anti-SARS-CoV-2 por meio de um ensaio clínico de dois braços comparando BCG versus placebo. Especificamente:
1. Avaliar se a vacina BCG é capaz de estimular a resposta imune inespecífica (imunidade treinada)
2. Verificar se o BCG é capaz de proteger contra a infecção por SARS-CoV-2
3. Avaliar se o BCG é capaz de proteger infectados com SARS-CoV-2 contra a doença
4. Avaliar se o BCG é capaz de proteger indivíduos com COVID-19 contra sua forma grave
5. Avaliar se o BCG pode favorecer a eficácia das doses das vacinas anti-SARS-CoV-2
6. Saber se a revacinação de adultos com BCG causa reações adversas inesperadas
2. METODOLOGIA:
2.1 MODELO DE ESTUDO: Ensaio Clínico de dois braços - intervenção (BCG) versus placebo
2.2 POPULAÇÃO DO ESTUDO: Voluntários ainda não infectados com SARS-CoV-2 ou vacinados contra a COVID-19, que podem ser trabalhadores de serviços essenciais com contato frequente com a população: trabalhadores de postos de saúde, usuários da rede pública de saúde por conta de outrem doenças não graves, agentes da polícia, funcionários de farmácias, supermercados, lojas e outros
Amostragem: Desconhecendo-se a prevalência real da infecção por SARS-CoV-2 na população elegível dos diferentes locais de recrutamento, considerou-se uma prevalência de 50% (fornece o maior tamanho de amostra) e estimou que a prevalência pós-BCG diminuiria pelo menos 10% se sua eficácia fosse demonstrada. Assim, encontrou-se uma amostra de 385 sujeitos. Considerando as perdas, serão recrutados no mínimo 400 participantes, com no mínimo 200 em cada grupo.
2.3. CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:
2.4. CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO: • Ter sido vacinado com BCG há menos de 6 meses
• Ter sido vacinado com BCG mais de uma vez no passado
2.5. RECRUTAMENTO DOS PARTICIPANTES Os voluntários serão recrutados em três diferentes estados brasileiros - estado de Minas Gerais (cidade de Juiz de Fora), estado do Amazonas (cidade de Manaus) e estado do Pará (cidade de Belém). Sua abordagem será baseada na viabilidade e logística de cada local de recrutamento, considerando a dinâmica local de vacinação anti-COVID-19 por idade. Aqueles que atenderem aos critérios de inclusão e aceitarem participar do estudo deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Por sorteio, o participante será alocado no Grupo 1 ou 2, para receber placebo (solvente BCG) ou vacina BCG.
2.6. INCLUSÃO E ACOMPANHAMENTO DOS PARTICIPANTES 2.6.a -- Avaliação da BCG contra a forma grave da COVID-19:
Os sujeitos serão contatados no D0 (dia da inclusão e intervenção), D60, D120 e D180, bem como em qualquer dia do início dos sintomas para avaliar a presença e evolução de uma infecção por SARS-CoV-2. Um questionário padronizado será desenvolvido e os tablets serão programados com o software REDCap para realizar entrevistas a cada visita para investigar dados demográficos, doenças passadas e atuais, histórico de vacinação, atividades de risco e sintomas sugestivos de COVID-19. Os participantes serão instruídos a informar a equipe assim que apresentarem qualquer sintoma suspeito. Em cada consulta agendada, os participantes também serão submetidos a coleta de sangue venoso para:
2.6.b -- Avaliação da capacidade da BCG para melhorar a eficácia da vacina anti-SARS-CoV-2:
A partir do momento em que os participantes forem vacinados contra a covid-19, as visitas serão ajustadas ao calendário vacinal, conforme segue:
2.7. INTERVENÇÃO A inclusão no Grupo BCG ou Placebo será feita por sorteio, cujo conhecimento ficará restrito ao pesquisador principal e ao profissional que realizará a intervenção. Os participantes e o técnico que realizará os exames laboratoriais não saberão.
Os efeitos adversos esperados do BCG podem ser sensibilidade, inchaço e uma pápula avermelhada no local que se tornará uma úlcera líquida de 1 cm de diâmetro que fechará em 2 ou 3 meses, quase sempre deixando uma cicatriz do mesmo tamanho. Outros possíveis efeitos colaterais são: dor de cabeça, mal-estar, febre, úlcera maior que 1 cm, cicatrização retardada (até 6 meses), gânglios linfáticos aumentados. Uma complicação grave rara é o abcesso de gânglio local ou axilar devido a erro na administração com depósito subcutâneo da vacina. Assim, a BCG será gerida por um profissional rigorosamente treinado. Não há também referência à disseminação do bacilo da vacina causando danos aos órgãos em indivíduos imunocomprometidos (um critério de exclusão). Os indivíduos com uma reação grave receberão acompanhamento adequado e tr. comer.
-Grupo Placebo - Aplicação intradérmica de 0,1 ml de solvente da vacina BCG.
2.8. DETECÇÃO DE INFECÇÃO A infecção atual por SARS-Cov-2 será identificada por teste rápido para detecção de anticorpos IgM/IgG (somente no D0 como critério de exclusão) e por sorologia para detecção de anticorpos IgG em todas as consultas. Por meio da positividade para IgG durante o acompanhamento, os investigadores identificarão os participantes que se infectaram entre as visitas durante o acompanhamento.
2.9. EVOLUÇÃO CLÍNICA - O quadro clínico dos infectados sintomáticos será definido como:
2.10. AVALIAÇÃO DO PERFIL DE RESPOSTA HUMORAL No D0, como critério de inclusão, teste terapêutico para detecção de anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgG/IgM (TR COVID-19 IgM/IgG"BioManguinhos-Fiocruz") com 100% de especificidade para IgM e IgG e sensibilidade de 85,7% (4-7 dias) e 90% (> 8 dias) para IgM e 92,8% (4-7 dias) e 90% (>8 dias) para IgG.Também no D0 e em todas as visitas dias e em caso de sintomas, a IgG será detectada por um imunoensaio enzimático comercial (ELISA recombinante - "Euroimmun Brasil Medicina Diagnóstica") com o subdomínio S1 da proteína Spike como antígeno de captura, para detectar infecções ocorridas entre as visitas (seroconversão).
Para avaliar a eficácia das vacinas anti-SARS-CoV-2, os anticorpos neutralizantes anti-SARS-CoV-2 serão investigados usando o kit SARS-CoV-2 Surrogate Virus NeutralizationTest-sVNT ("Genscript"), que fornece testes qualitativos e semi - resultados quantitativos (título emUI/ml). Esta investigação será feita 20 dias após a 1ª dose e pelo menos 1 mês após a 2ª dose da vacina.
2.11. ANÁLISE DE CITOCINAS - Serão mensuradas as citocinas pró-inflamatórias IL-1β, IL-4, IL-6, IL-10, TNF-α (R&D Systems) e IFN-γ ("Sanquin") em D0 e D60 para avaliar a eficácia de BCG na estimulação da resposta imune inespecífica.
2.12. QUESTÕES ÉTICAS - O projeto foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos-CONEP. Os voluntários que desejavam participar assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Um Comitê Independente de Monitoramento de Dados e Segurança (IDSMC) monitorará o estudo para garantir que ele seja eticamente não violento e os dados sejam confiáveis, e pode recomendar modificações ou suspensão do estudo, se necessário. Por meio do software ResearchElectronic Data Capture-REDCap, um gerenciador de dados fornecerá informações sobre o andamento do estudo sempre que solicitado. Os resultados dos exames serão fornecidos aos participantes. Reação intensa ao BCG receberá os devidos cuidados da equipe de pesquisa e será notificada à CONEP e ao IDSMC em até 24 horas. Os participantes serão encorajados a receber a vacina COVID-19 quando ela estiver disponível para eles.
2.14. ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS - Por meio dos programas Statistical Package for Social Sciences (IBM SPSS v.22) e Stata (v.14.0), os resultados serão analisados comparativamente entre os grupos, sendo definidos como falhas. As análises serão realizadas para a população por intenção de tratar (total de recrutas) e por população de protocolo (com acompanhamento completo) usando o método de Kaplan-Meier. Proporções serão calculadas com intervalos de confiança de 95% e comparadas pelos testes Chi2 e exato de Fisher. As curvas de sobrevivência serão comparadas pelo teste de log rank. A regressão logística identificará o conjunto de variáveis independentes que podem explicar as variáveis dependentes binárias, como a reatividade sorológica.
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:
CRITÉRIO DE EXCLUSÃO:
Application of BCG vaccine (0.1 ml intradermal) in the right arm deltoid insertion
Application of BCG solvent (0.1 ml intradermal) in the right arm deltoid insertion
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: