O objetivo é determinar se RASi com IECA ou BRA tem um efeito benéfico em pacientes com infecções por COVID-19, reduzindo hospitalizações, internação em UTI, necessidade de ventilação ou morte.
Este é um estudo multicêntrico, realizado em grandes centros que tratam pacientes com COVID-19 no hospital e em vários ambientes ambulatoriais.
Pacientes internados ou ambulatoriais que testarem positivo para COVID-19 e atenderem aos critérios de inclusão/exclusão serão elegíveis para participar deste estudo. Todos os participantes do estudo não estarão em tratamento com RASi (ACEi/ARB) no momento do consentimento. Os participantes serão randomizados para iniciar o tratamento com ACEi vs ARB vs nenhum tratamento com RASi como parte do tratamento para COVID-19 em uma proporção de 1:1:1.
O paciente será acompanhado pelo seu médico segundo os cuidados clínicos habituais. Os centros completarão os acompanhamentos relacionados à pesquisa em 24 horas, 7 e 28 dias para avaliar o estado clínico do paciente, os efeitos colaterais e a obtenção de desfechos clínicos por meio de entrevistas por telefone. Os acompanhamentos por telefone também serão realizados 6 meses e 12 meses após a inscrição no estudo.