Alpelisibe mais olaparibe em câncer de ovário seroso de alto grau, resistente à platina/refratário, sem detecção de mutação germinativa BRCA
O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia e a segurança da combinação de alpelisibe e olaparib...
Patrocinado por: CanariaBio Inc.
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Estudo para comparar a segurança e eficácia de oregovomabe versus placebo, administrado em combinação com ciclos específicos de um regime quimioterápico padrão de seis ciclos (paclitaxel e carboplatina), para o tratamento de pacientes com câncer de ovário avançado recém-diagnosticado que foram submetidas a citorredução otimizada.
Estudo multicêntrico, duplo-cego, controlado por placebo, de fase 3, para comparar a segurança e a eficácia de quatro administrações de oregovomabe 2 mg IV versus placebo, administrado em combinação com ciclos específicos de um regime quimioterápico padrão de seis ciclos (paclitaxel e carboplatina) , para o tratamento de pacientes com câncer de ovário recém-diagnosticado, submetidas à cirurgia de citorredução otimizada e aguardando o início da quimioterapia (Coorte 1 - Cirurgia Primária) ou a retomada de mais três ciclos de quimioterapia, tendo já completado três ciclos de quimioterapia neoadjuvante (Coorte 2 - NACT + Cirurgia de Intervalo).
Para a Coorte 1 - Cirurgia Primária, aproximadamente 372 indivíduos randomizados em uma proporção de 1:1 (ou seja, quimioterapia com oregovomabe ou quimioterapia com placebo). Para a Coorte 2 - NACT + Cirurgia Intervalada, aproximadamente 230 indivíduos serão randomizados em uma proporção de 1:1 (isto é, quimioterapia com oregovomabe ou quimioterapia e placebo).
Critérios de Inclusão:
1. Maiores de 18 anos.
2. Adenocarcinoma epitelial recém-diagnosticado de ovário, tuba uterina ou doença de origem peritoneal FIGO Estágio III ou IV.
3. Tipos histológicos de células epiteliais: adenocarcinoma seroso de alto grau, adenocarcinoma endometrioide de alto grau, carcinoma indiferenciado, adenocarcinoma de células claras, carcinoma epitelial misto ou adenocarcinoma sem outra especificação (NOS).
4. Cirurgia de citorredução concluída (seja cirurgia de citorredução primária ou cirurgia de citorredução de intervalo a critério do investigador). A cirurgia de citorredução deve ser ótima, R1 ou R0 (definida como R1, macroscópica com menos de 1 cm de diâmetro, ou R0, microscópica ou sem evidência de tumor). A avaliação da cirurgia de citorredução será determinada no momento do procedimento cirúrgico, não por imagens pós-cirúrgicas.
1. Para a Coorte 1, o sujeito será submetido à cirurgia de citorredução primária. O indivíduo deve receber a dose inicial de paclitaxel 175 mg/m^2 administrado por via intravenosa e carboplatina AUC 6 IV a cada 3 semanas por 6 ciclos. Dose total de carboplatina administrada em 5 doses de pulso diárias consecutivas, para indivíduos que apresentam êmese significativa de grau 3 ou superior. Modificações subsequentes de dose serão instituídas por protocolo. O ciclo 1 de quimioterapia ± oregovomabe/placebo deve ocorrer dentro de 6 semanas após a cirurgia de citorredução primária
2. Para a Coorte 2, o indivíduo será submetido à cirurgia de citorredução de intervalo (IDS). Antes da IDS, os indivíduos devem receber 3 ciclos de paclitaxel e carboplatina como tratamento neoadjuvante. Após a IDS, os indivíduos devem receber paclitaxel 175 mg/m^2 IV e carboplatina AUC 5-6 IV a cada 3 semanas, iniciando o ciclo 4. O ciclo 4 de quimioterapia ± oregovomab/placebo deve ocorrer dentro de 6 semanas após a IDS.
5. Acesso venoso adequado para os procedimentos exigidos pelo estudo
6. Níveis séricos pré-operatórios de CA-125 ≥ 50 U/mL para a Coorte 1, níveis séricos de CA-125 ≥ 50 U/mL antes da primeira quimioterapia neoadjuvante para a Coorte 2.
7 . Função adequada da medula óssea:
1. Contagem absoluta de neutrófilos (ANC) ≥ 1.500/µL
2. Plaquetas ≥ 100.000/µL
8. Hemoglobina ≥ 8,0 g/dL (Nota: A transfusão de sangue é permitida até 48 horas antes da primeira dose de tratamento do estudo).
9. Função hepática adequada:
1. Bilirrubina < 1,5 vezes o limite superior normal (LSN)
2. Lactato Desidrogenase (LDH), SGOT/AST e SGPT/ALT < 2,5 vezes o LSN
10. Função renal adequada:
a. Creatinina ≤ 1,5 vezes o LSN
11. ECOG Performance Status de 0 ou 1.
12. Para mulheres com potencial para engravidar, devem estar dispostas a evitar a gravidez usando método contraceptivo altamente eficaz desde a primeira dose do tratamento do estudo até 6 meses após a última dose do tratamento do estudo conforme definido pelo protocolo. Apenas Bélgica e Coreia do Sul: Utilização de um método contracetivo altamente eficaz desde 28 dias antes da primeira dose.
13. Termo de consentimento informado assinado e autorização permitindo a divulgação de informações pessoais de saúde.
14. Vontade e capacidade de responder aos questionários de qualidade de vida do paciente.
Critérios de Exclusão:
1. Resultado do teste de mutação germinativa BRCA1 ou BRCA2 com:
1. Resultado patogênico, ambíguo ou inconclusivo disponível 28 dias antes do início do tratamento do estudo (indivíduos com variantes BRCA1 ou BRCA 2 de significado incerto podem se inscrever no estudo desde que não haja intenção de administrar inibidores de PARP para terapia de manutenção de linha de frente), ou
2. Mutações somáticas BRCA1 e BRCA2 conhecidas, se o teste for realizado
2. Deficiência de recombinação homóloga somática conhecida (HRD) que receberá inibidor de PARP terapia de manutenção de primeira linha. Indivíduos com HRD somático são elegíveis, desde que não haja intenção de administrar terapia de manutenção de linha de frente com inibidor de PARP.
3. Indivíduos com adenocarcinoma mucinoso, carcinossarcoma, tumores com características neuroendócrinas e adenocarcinoma de baixo grau.
4. Indivíduos do sexo feminino que estejam amamentando e amamentando, ou tenham um teste de gravidez sérico positivo dentro de 7 dias antes da primeira dose do tratamento do estudo (C1D1 para Coorte 1 ou C4D1 para Coorte 2).
5. Qualquer doença médica ou psiquiátrica grave que possa, na opinião do investigador, interferir potencialmente na conclusão do tratamento de acordo com este protocolo.
6. Doença autoimune ativa, como artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico (LES), colite ulcerativa, doença de Crohn, esclerose múltipla (EM) ou espondilite anquilosante que requer tratamento ativo modificador da doença.
7. Alergia conhecida a proteínas murinas ou hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes de teoregovomabe, paclitaxel ou carboplatina.
8. Tratamento crônico com drogas imunossupressoras como ciclosporina, hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), etc.
9. Uso crônico de corticosteróide terapêutico, definido como > 5 dias de prednisona ou equivalente, com exceção de inaladores ou aqueles em uso de esteróide pré-planejado redução gradual. (Nota: pré-medicação com corticosteróides por padrão de tratamento institucional é permitida.)
10. Doença de imunodeficiência adquirida, hereditária ou congênita reconhecida, incluindo imunodeficiências celulares, hipogamaglobulinemia ou disgamaglobulinemia.
11. Infecção(ões) ativa(s) clinicamente significativa(s) no momento da triagem.
12. Qualquer uma das seguintes condições (o teste em estudo não é necessário, a menos que seja exigido por um país participante específico):
1. Indivíduos infectados pelo HIV conhecidos, exceto em terapia anti-retroviral eficaz com carga viral indetectável dentro de 6 meses, ou
2. Hepatite B conhecida ou suspeita se infecção ativa (indivíduos com infecção crônica por hepatite B devem ter uma carga viral de HBV indetectável em terapia supressiva, se indicada; anticorpo de superfície positivo sozinho não é uma exclusão), ou
3. Conhecido ou suspeito infecção por hepatite C que não foi tratada e curada, a menos que esteja atualmente em tratamento com carga viral indetectável).
13. Doenças não controladas ou potencialmente fatais que comprometam a avaliação da segurança.
14. Diagnosticado ou tratado para outra malignidade dentro de 5 anos antes da primeira dose, ou previamente diagnosticado com outra malignidade e tem qualquer evidência de doença residual incluindo carcinoma ductal in situ da mama. Indivíduos com câncer de pele não melanoma, outro carcinoma in situ se submetido a ressecção completa ou carcinoma cervical in situ não são excluídos se submetidos a ressecção completa. Endométrio síncrono e diagnóstico prévio de câncer endometrial dentro de 5 anos não são excluídos se todas as condições a seguir forem atendeu: Estágio IA, invasão miometrial superficial, sem invasão linfovascular e subtipos não pouco diferenciados, incluindo serosa papilar, lesões de células claras.
15. Contra-indicações ao uso de agentes pressores.
16. Submeteu-se a mais de uma cirurgia de citorredução ou não se recuperou da cirurgia.
17. Tratamento antecipado com quaisquer outros medicamentos anticancerígenos, incluindo bevacizumabe, inibidores de PARP ou qualquer outro agente em investigação durante o estudo.
18. História ou evidência no exame físico de doença do SNC, convulsões não controladas com terapia médica padrão ou quaisquer metástases cerebrais.
19. Qualquer uma das seguintes condições cardiovasculares:
1. Infarto agudo do miocárdio dentro de 6 meses antes da primeira dose do tratamento do estudo.
2. História atual de insuficiência cardíaca classe III ou IV da New York Heart Association (NYHA).
3. Evidência de condições cardiovasculares descontroladas atuais, incluindo arritmias cardíacas, angina, hipertensão pulmonar ou achados eletrocardiográficos clinicamente significativos.
20. Incapaz de ler ou compreender ou incapaz de assinar o consentimento escrito necessário antes de iniciar o tratamento.
21. Não pode receber nenhuma vacina viva atenuada administrada dentro de 28 dias (ou 4 semanas) antes da inscrição, durante o estudo e por pelo menos 90 dias após a última dose do tratamento do estudo.
22. Indivíduos que recebem Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC), quaisquer outros medicamentos anticancerígenos, incluindo bevacizumabe, inibidores de PARP ou qualquer outro(s) agente(s) em investigação com 3 ciclos de tratamento neoadjuvante com paclitaxel e carboplatina antes da IDS.
AUC 5-6 IV Day 1 x 6 cycles (every 21 days)
2 mg, dissolved in 2 mL of 0.9% Sodium Chloride Injection USP, then added to 50 mL of Sodium Chloride Injection USP infused over 20 ± 5 minutes
175 mg/m^2, every 3 weeks
2 mg, dissolved in 2 mL of 0.9% Sodium Chloride Injection USP, then added to 50 mL of Sodium Chloride Injection USP infused over 20 ± 5 minutes
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: