Registro de Vigilância de Produto
O objetivo do registro é fornecer avaliação contínua e relatórios periódicos de segurança e eficá...
Patrocinado por: InCor Heart Institute
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
As doenças cardiovasculares (DCV) e as neoplasias são as principais causas de morte em mulheres brasileiras.
A doença arterial coronariana (DAC) e o acidente vascular cerebral foram responsáveis por aproximadamente 54% das mortes por DCV nessa população. No Brasil, os cânceres foram a segunda causa de morte e em 2017 foram responsáveis por 58% das mortes em mulheres. A DCV e o câncer compartilham alguns fatores de risco, e o controle desses fatores está associado a uma redução significativa na incidência de câncer. Essas duas causas de morte, embora aparentemente díspares, compartilham estilos de vida e fatores de risco à saúde semelhantes, sugerindo alguns caminhos comuns e redes moleculares básicas. Nas mulheres, a presença de estrogênio tem efeito protetor contra a aterosclerose e, com o declínio da produção hormonal na menopausa, a incidência e a prevalência de DAC aumentam substancialmente. Embora se suponha que a via do estrogênio tenha um efeito central nesse risco aumentado, ainda se discute se outros mecanismos não estrogênicos estão relacionados, uma vez que a reposição hormonal isoladamente não reduz os eventos cardiovasculares. As sirtuínas e os receptores solúveis de produtos de glicação avançada (sRAGE) estão associados ao aumento da proteção vascular, enquanto o papel das proteínas inibidoras da apoptose, uma via ligada ao aumento da incidência de câncer, ainda não está claro no contexto da aterosclerose. O resveratrol é um ativador chave das sirtuínas e potencialmente modula essas vias metabólicas, reduzindo o risco cardiovascular. Este ensaio clínico randomizado, duplo-cego, paralelo, controlado por placebo será realizado em 80 mulheres pós-menopáusicas com DAC para analisar o efeito do tratamento com resveratrol na concentração sérica e expressão gênica de sirtuínas-1 -3, na concentração sérica de sRAGE e na expressão gênica de proteínas inibidoras de apoptose.
Mais detalhes...O objetivo do estudo é avaliar a influência da estimulação das sirtuínas pelo resveratrol na expressão gênica de proteínas inibidoras da apoptose das células angiogênicas da circulação de mulheres na pós-menopausa com doença arterial coronariana estável.
Ensaio clínico randomizado, duplo-cego, paralelo, controlado por placebo em mulheres na pós-menopausa com DAC submetidas a 90 dias de suplementação diária de resveratrol dias de suplementação diária com 1000 mg de resveratrol. Serão selecionadas 80 mulheres com idade ≥55 anos, com sobrepeso ou obesidade grau 1 (IMC entre 25 e 35 kg/m2). Os participantes serão randomizados em dois grupos, controle (CON) e resveratrol (RES). Após a triagem, os participantes passarão pela primeira avaliação clínica e laboratorial incluindo metabolismo lipídico e glicídico, biomarcadores inflamatórios, concentrações séricas e expressão gênica de sirtuína-1 e sirtuína-3 e receptor solúvel de produtos finais de glicação avançada, e expressão gênica de inibidores de proteínas de apoptose.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Trans-resveratrol, 1000 mg daily for 90 days
Starch, 1000 mg daily for 90 days
Contato principal: Antonio de Pádua Mansur, PHD / 26615387, Ramal: 11 / apmansur@yahoo.com
Investigador: Antonio P Mansur, PhD / Principal Investigator
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: