Posição prona com diferentes tipos de almofadas em pacientes com SDRA

Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre

Atualizado em: 28 de dezembro de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A manobra prona é uma terapia bem estabelecida na SDRA. Tradicionalmente, a manobra é realizada com coxins toracoabdominais. O objetivo deste estudo é avaliar, por meio da tomografia de impedância elétrica, se o modo de disposição dos coxins altera o recrutamento pulmonar durante a manobra prona em pacientes com SDRA moderada a grave.

Saiba mais:

A posição prona é uma estratégia terapêutica ventilatória utilizada no tratamento de pacientes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) moderada a grave que promove melhora da oxigenação com consequente redução da mortalidade. Apesar de seguro e eficaz, não é isento de complicações, sendo as lesões por pressão uma das principais preocupações. O uso de almofadas ajuda a prevenir tais lesões, mas podem interferir na mecânica ventilatória dependendo do local onde são colocadas. O objetivo deste estudo é avaliar se há diferença na mecânica ventilatória ao realizar a manobra prona com almofada toracoabdominal ou almofada lateral modificada, com base em medidas de tomografia de impedância elétrica (TIE), dados gasométricos e parâmetros de ventilação mecânica.

Critérios de inclusão:

  • Pacientes adultos com 18 anos ou mais, portadores de
  • síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) moderada ou grave, e
  • indicação de posição prona

Critério de exclusão:

  • Contra-indicação para posição prona: pressão intracraniana > 30 mmHg ou pressão de perfusão cerebral < 60 mmHg; hemoptise maciça com necessidade de tratamento cirúrgico ou radiológico urgente; cirurgia traqueal ou torácica nos últimos 15 dias; trauma facial ou cirurgia nos últimos 15 dias; trombose venosa profunda ou embolia pulmonar tratada nos últimos 2 dias; luxações ósseas instáveis ​​da coluna vertebral, fêmur, caixa torácica, pelve; pressão arterial sistólica média inferior a 70 mmHg, apesar da terapia vasopressiva e da gravidez
  • Síndrome do desconforto respiratório agudo grave (SDRA) causada pela doença do coronavírus 2019 (apesar de atender aos critérios de Berlim para SDRA, sua mecânica ventilatória é caracterizada por complacência quase normal, algo raramente visto em pacientes com SDRA de outras etiologias)
  • contraindicações para uso de Tomografia de Impedância Elétrica (TIE) como presença de dispositivo eletrônico cardíaco implantável
  • Transplante pulmonar
  • Posição prona antes da inscrição

Prone position with thoraco-abdominal cushion
Procedimento

Prone position with cushions positioned laterally on the chest, abdomen, and pelvis

Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035903

Contato principal: Vanessa Martins de Oliveira / +55519992513723 / vmoliveira@hcpa.edu.br

Código do estudo:
NCT06184490
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2023
Data de finalização inicial:
agosto / 2025
Data de finalização estimada:
dezembro / 2025
Número de participantes:
12
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top