Estratégias e tratamentos para infecções respiratórias e emergências virais (STRIVE): inibidor de protease Shionogi (Ensitrelvir)
São necessários tratamentos para melhorar os resultados entre os pacientes hospitalizados por COV...
Patrocinado por: Escola de Saúde Pública do Ceará
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) com interface tipo capacete tem sido descrita como uma estratégia segura, com contaminação mínima do ambiente, melhorando a oxigenação de pacientes com insuficiência respiratória aguda (IRA) por COVID-19, evitando intubação em mais de metade dos casos.
O ELMOcpap, desenvolvido no Ceará, foi um grande aliado no tratamento desses casos durante a pandemia no estado. Estima-se que entre serviços públicos e privados, mais de 1.400 ELMOs tenham sido aplicados a pacientes com COVID-19. No entanto, ainda são desconhecidos os fatores determinantes do sucesso e insucesso de seu uso nas diferentes instituições em que tem sido aplicado. Portanto, é necessário levantar todos os dados associados ao uso do dispositivo.Objetivos: 1. Descrever os efeitos do ELMO no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica por COVID-19 em um banco de dados, de forma sistemática e padronizada, sobre história clínica, eficácia, segurança, modos, duração de uso, a ocorrência de eventos adversos e preditores precoces de falha. 2. Determinar a taxa de intubação de pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica por COVID-19 que usaram o ELMO. 3. Identificar a taxa de mortalidade de pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica por COVID-19 que usaram o ELMO.Métodos: Este é um estudo retrospectivo, multicêntrico, observacional, de coorte de dados registrados de pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica por COVID-19 tratados com o ELMO. Será desenvolvido um formulário eletrônico online junto ao REDCap, onde o pesquisador responsável de cada instituição ficará responsável pelo preenchimento dos dados dos participantes, garantindo a adesão ao protocolo e será feita a análise dos dados dos pacientes dos serviços participantes do a pesquisa que utilizou o ELMO como tratamento.
Mais detalhes...Será desenvolvido um formulário eletrônico online junto ao REDCap, onde o pesquisador responsável de cada instituição ficará responsável pelo preenchimento dos dados dos participantes, garantindo a adesão ao protocolo.
Os pesquisadores envolvidos passarão por treinamento qualificado e receberão um vídeo, mostrando passo a passo como funciona o REDCap, para que não haja dúvidas sobre o processo de coleta de dados e garanta a padronização do protocolo de coleta.
Será apresentada aos sujeitos da pesquisa uma explicação sobre a natureza e os objetivos do estudo, bem como sua importância para a sociedade, profissionais da saúde e pesquisadores.
Os pesquisadores visitarão o hospital pelo menos cinco vezes por semana nos turnos da manhã, tarde e/ou noite, para coleta de dados, sendo o monitoramento e coleta de desfechos realizados diariamente.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
This is an observational study, so there are no interventions. Data will be recruited from adult patients diagnosed with COVID-19, described in medical records, by laboratory detection of SARS-CoV-2 RNA, who used the Assisted Breathing Helmet - ELMO. All the following predictor variables will be collected: demographic and anthropometric data; clinical characteristics of patients (comorbidities, date of onset of symptoms and initial symptoms, hospital admission, laboratory tests, chest X-ray tests, need for intubation or ICU admission); start date of ELMO use, blood gas analysis before and after the first application of ELMO and data related to its use (number of applications, number of days of therapy, total time of therapy, as well as reasons for the interruption and adverse effects ).
Contato principal: Marcelo A Holanda, PHD / +558531011398 / cep@esp.ce.gov.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: