Tisotumab Vedotin vs Quimioterapia em Câncer Cervical Recorrente ou Metastático
Este estudo está sendo feito para descobrir se o tisotumab vedotin funciona melhor do que a quimi...
Patrocinado por: Hospital do Coracao
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este estudo levanta a hipótese de que os pacientes que persistem com expressão plasmática de ácido desoxirribonucléico livre de papilomavírus humano (cfHPV-DNA) no final do tratamento padrão podem obter o benefício do uso de quimioterapia adjuvante no câncer cervical (CC) localmente avançado.
Após o tratamento padrão baseado em regime de quimiorradioterapia concomitante, será realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de cfHPV-DNA no plasma dos pacientes. Aqueles com um resultado de pesquisa qualitativa negativo sairão do estudo. Os pacientes que apresentarem pesquisa positiva para plasma 16/18 cfHPV-DNA ao final do tratamento de quimiorradioterapia serão randomizados para receber dois ciclos adicionais de quimioterapia adjuvante ou observação. As pacientes serão acompanhadas com realização de tomografia computadorizada (TC) de tórax e ressonância magnética (RM) de abdome e pelve e exame clínico e ginecológico a cada quatro meses.
Mais detalhes...Um projeto de ensaio clínico prospectivo, randomizado, multicêntrico, nacional, de superioridade, paralelo, para avaliar os componentes de implementação para a condução de um ensaio clínico nacional usando quimioterapia adjuvante em pacientes com câncer cervical localmente avançado, selecionado pelo biomarcador cfDNA-HPV. Ao final deste estudo piloto, atingindo a meta de viabilidade, propõe-se ampliar o tamanho amostral, com o mesmo delineamento.
Os pacientes serão randomizados por processo de randomização estratificada para pertencer a um dos grupos: controle (Grupo B) ou intervenção (Grupo C), enfatizando a homogeneidade dos fatores de risco entre eles. Uma lista aleatória será gerada usando um software adequado, usando blocos de tamanho variável (2 ou 4), com estratificação por local e estadiamento. A confidencialidade da lista de randomização será mantida por meio de um sistema de randomização automatizado, centralizado e baseado na Internet, disponível 24 horas por dia (RedCap). Pacientes selecionados devem receber tratamento padrão baseado em regime de quimiorradioterapia concomitante, com dose de radiação de 40-50 grays (Gy) (considerando boost adicional de 10-15 Gy em linfonodos comprometidos radiológica ou cirurgicamente) e braquiterapia de 30-40 Gy e cisplatina 40mg/m2 semanalmente. Após quatro semanas do término do tratamento, será realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de cfHPV-DNA no plasma dos pacientes. Aqueles com um resultado de pesquisa qualitativa negativo sairão do estudo. Os pacientes que apresentarem pesquisa positiva para plasma 16/18 cfHPV-DNA ao final do tratamento de quimiorradioterapia serão randomizados para receber dois ciclos adicionais de quimioterapia adjuvante ou observação. As pacientes serão acompanhadas com realização de tomografia computadorizada (TC) de tórax e ressonância magnética (RM) de abdome e pelve e exame clínico e ginecológico a cada quatro meses.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
Two additional cycles of cisplatin-based adjuvant chemotherapy 50mg/m2 D1 and gemcitabine 1000mg/m2 D1 and D8 at every 21 days.
Patients will be followed with computed tomography (CT) scan of the thorax and magnetic resonance (MRI) of abdomen and pelvis and clinical and gynecological examination at every four months.
Contato principal: Michelle S Almeida, PhD / +5511 999112805 / malmeida@hcor.com.br
Investigador: Michelle S Almeida, PhD / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: