Recuperação autonômica e cardiovascular após uso agudo de resveratrol em indivíduos com sobrepeso e obesidade

Patrocinado por: Taisy Cinthia Ferro Cavalcante

Atualizado em: 31 de agosto de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é compreender a importância da suplementação de resveratrol como possível adjuvante na melhoria do perfil metabólico e da recuperação autonômica cardiovascular de indivíduos com sobrepeso e obesidade grau I, reduzindo a incidência de doenças associadas à obesidade e os custos em doenças primárias, secundárias. e cuidados terciários.

Saiba mais:

A alimentação é uma forte aliada na melhoria do estado metabólico no excesso de peso, na obesidade e na prevenção de doenças associadas, atuando na perda de peso e na ingestão de substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e cardioprotetoras, entre estas substâncias destacamos os polifenóis. O resveratrol ou 3,5,4-trihidroxiestilbeno é um polifenol estudado desde 1976, uma fitoalexina sintetizada na casca da uva, que aumenta quando exposta a estresses como a radiação ultravioleta, potencializando as características antioxidantes e cardioprotetoras. a recuperação autonômica cardiovascular e o perfil metabólico com o efeito agudo do extrato de resveratrol após exercícios aeróbicos submáximos em indivíduos com sobrepeso e obesidade grau I. A variação da frequência cardíaca (VFC) é considerada o método mais trivial para analisar o comportamento dos eferentes autonômicos (parassimpáticos e simpático) no coração. A recuperação da VFC após o exercício tem sido amplamente utilizada como método de análise da adaptação do SNA (recuperação vagal) sob diversas condições. Indivíduos saudáveis, fisicamente ativos e com boas características de saúde apresentam rápida recuperação da VFC após o exercício, indicando boa adaptabilidade e menor risco de doenças cardiovasculares. doenças. Entretanto, as alterações nos padrões de VFC fornecem um indicador sensível e precoce de problemas de saúde. O monitoramento desses dados é necessário, pois funcionam como marcadores de risco emergente para o desenvolvimento de complicações associadas às DCNT e riscos de lesões futuras. Neste contexto, o presente projeto permitirá verificar o efeito do uso agudo do resveratrol no perfil metabólico e na recuperação autonômica e cardiovascular de indivíduos com sobrepeso e obesidade grau I.

Critérios de inclusão:

  • Indivíduos com sobrepeso e obesidade grau I

Critério de exclusão:

  • Distúrbios cardiorrespiratórios
  • Distúrbios neurológicos
  • lesão musculoesquelética
  • Deficiências conhecidas que impedem o sujeito de realizar os procedimentos.

Resveratrol Experimental
Suplementação alimentar

The amount of 500mg per day will be offered for seven days distributed in doses of 100mg per schedule (7am, 10am, 1pm, 4pm and 7pm).

Taisy Cinthia Ferro Cavalcante
Recrutando Petrolina / Pernambuco / CEP: 56328-900

Contato principal: Taisy Ferro Cavalcante, Dr / +5581999735348 / taisy.cavalcante@upe.br

Contato secundário: Taisy Ferro Cavalcante, Dr / +5581997180436 / taisyferro@gmail.com

Código do estudo:
NCT06020313
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2023
Data de finalização inicial:
setembro / 2023
Data de finalização estimada:
outubro / 2023
Número de participantes:
30
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top