Um estudo de baricitinibe (LY3009104) em crianças com COVID-19
O objetivo deste estudo é determinar se o medicamento do estudo baricitinibe é eficaz e seguro em...
Patrocinado por: Evandro Chagas National Institute of Infectious Disease
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A rede RECOVER SUS-BRASIL, formada por instituições acadêmicas e de pesquisa de excelência, foi formada em resposta ao surgimento de casos inéditos de saúde pública relacionados ao SARS-CoV-2.
Os objetivos da Rede são a produção de conhecimento científico, o fortalecimento técnico e científico dos centros participantes, o compartilhamento de informações e experiências com outros serviços assistenciais e a geração de evidências para políticas públicas de saúde no Brasil. A presente proposta visa aumentar a magnitude da Rede, propondo dois estudos para avaliar a epidemia de COVID-19 no Brasil. O primeiro estudo trata do estabelecimento de uma coorte prospectiva de pacientes hospitalizados por COVID-19. Por meio de procedimentos padronizados de coleta de dados, amostras biológicas e biomarcadores, este estudo será capaz de descrever a apresentação clínica, a gravidade, os fatores de risco para o agravamento da doença. Múltiplos desfechos clínicos de gravidade da doença, disfunção orgânica, mortalidade hospitalar, duração da internação, reinternação hospitalar e morte pós-alta precoce. Serão também avaliados biomarcadores de inflamação, imunidade celular e humoral para estudar sua associação com desfechos clínicos, variabilidade do SARS-CoV-2 e o desenvolvimento da imunidade em indivíduos infectados por meio da detecção e titulação de anticorpos neutralizantes anti-SARS-CoV- 2. O segundo estudo 2 avaliará a epidemia de COVID-19 em pessoas vivendo com HIV/Aids, utilizando as bases de dados do SUS, como SIM, SICLOM e SISCEL. Este estudo é particularmente relevante porque, por um lado, inclui uma população potencialmente com maior risco de desenvolver formas graves da doença, dada a sua condição de base, e, por outro lado, está exposta cronicamente a medicamentos que podem ter um efeito potencial no SARS-CoV-2. Por fim, um dos principais objetivos do RECOVER SUS-BRASIL é integrar as capacidades técnico-científicas gerando produção científica de alta relevância e impacto e fortalecendo a saúde e a ciência em todo o país.
Mais detalhes...Os procedimentos do estudo 1 são dados clínicos e sociodemográficos coletados por meio de entrevista na admissão e resultados de exames complementares realizados durante a internação. Os dados serão recolhidos durante a visita de inclusão do participante (Dia 0, equivalente à data de admissão hospitalar) e posteriormente de acordo com as visitas intra-hospitalares até ao momento da alta.
A equipe de pesquisadores terá acesso ao prontuário eletrônico ou, conforme o caso, ao prontuário em papel para coleta de dados e variáveis de interesse do estudo, e questionários com perguntas específicas dos participantes ou familiares.
Será feita uma visita em 31-60 dias, por contato telefônico, para aplicação por um profissional de saúde de um questionário sobre saúde mental e verificação da ocorrência de óbito ou reinternação hospitalar. O questionário de saúde mental inclui o rastreamento de transtornos, como: depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, ideação suicida e insônia [questionários PHQ-9, GAD-7, PCL-C abreviado e índice de gravidade da insônia], além de um questionário sobre apoio social [MSPSS]. Os pacientes identificados com problemas de saúde por telefone serão encaminhados para atendimento especializado por um psiquiatra. Estudo 2 - Dados dos sistemas de informação de dispensação de medicamentos (SICLOM -http://www.aids.gov.br/pt-br/gestores/sistemas-de-informacao/sistema-de-controle-logistico-de medicamentos-siclom), exames laboratoriais (SISCEL - http://www.aids.gov.br/pt-br/sistema-de-informacao/sistema-de-controle-de-exameslaboratoriais-da-r ede-nacional-de-contagem-de) , informações sobre mortalidade (SIM - http://sim.saude.gov.br/) e banco de dados de notificação de casos de COVID-19 serão divulgados ao Ministério da Saúde, com dados identificados com nome do paciente, nome da mãe e data de nascimento para ativar o processo de vinculação. Estes dados sensíveis são obtidos através de formulários específicos, que incluem cláusulas de confidencialidade dos dados. Todo o transporte e armazenamento desses dados, seja por meio físico digital (por exemplo, CD) ou via web, será feito de forma criptografada com um algoritmo forte. A base de dados final será desidentificada para garantir a confidencialidade dos participantes.
Critérios de Inclusão: Adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Hospitalizados por sinais e sintomas suspeitos de infecção por COVID-19 pela equipe médica ou confirmados por exames laboratoriais como RT-PCR ou testes rápidos.
Critérios de Exclusão:Recusa do paciente ou familiar
Clinical and sociodemographic data collected through interview at admission and results of complementary tests performed during hospitalization.
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: