Rede Colaborativa para Geração de Evidências Científicas em COVID-19 para o Sistema Único de Saúde do Brasil - RECOVER SUS-BRASIL

Patrocinado por: Evandro Chagas National Institute of Infectious Disease

Atualizado em: 19 de março de 2021
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A rede RECOVER SUS-BRASIL, formada por instituições acadêmicas e de pesquisa de excelência, foi formada em resposta ao surgimento de casos inéditos de saúde pública relacionados ao SARS-CoV-2.

Os objetivos da Rede são a produção de conhecimento científico, o fortalecimento técnico e científico dos centros participantes, o compartilhamento de informações e experiências com outros serviços assistenciais e a geração de evidências para políticas públicas de saúde no Brasil. A presente proposta visa aumentar a magnitude da Rede, propondo dois estudos para avaliar a epidemia de COVID-19 no Brasil. O primeiro estudo trata do estabelecimento de uma coorte prospectiva de pacientes hospitalizados por COVID-19. Por meio de procedimentos padronizados de coleta de dados, amostras biológicas e biomarcadores, este estudo será capaz de descrever a apresentação clínica, a gravidade, os fatores de risco para o agravamento da doença. Múltiplos desfechos clínicos de gravidade da doença, disfunção orgânica, mortalidade hospitalar, duração da internação, reinternação hospitalar e morte pós-alta precoce. Serão também avaliados biomarcadores de inflamação, imunidade celular e humoral para estudar sua associação com desfechos clínicos, variabilidade do SARS-CoV-2 e o desenvolvimento da imunidade em indivíduos infectados por meio da detecção e titulação de anticorpos neutralizantes anti-SARS-CoV- 2. O segundo estudo 2 avaliará a epidemia de COVID-19 em pessoas vivendo com HIV/Aids, utilizando as bases de dados do SUS, como SIM, SICLOM e SISCEL. Este estudo é particularmente relevante porque, por um lado, inclui uma população potencialmente com maior risco de desenvolver formas graves da doença, dada a sua condição de base, e, por outro lado, está exposta cronicamente a medicamentos que podem ter um efeito potencial no SARS-CoV-2. Por fim, um dos principais objetivos do RECOVER SUS-BRASIL é integrar as capacidades técnico-científicas gerando produção científica de alta relevância e impacto e fortalecendo a saúde e a ciência em todo o país.

Saiba mais:

Os procedimentos do estudo 1 são dados clínicos e sociodemográficos coletados por meio de entrevista na admissão e resultados de exames complementares realizados durante a internação. Os dados serão recolhidos durante a visita de inclusão do participante (Dia 0, equivalente à data de admissão hospitalar) e posteriormente de acordo com as visitas intra-hospitalares até ao momento da alta.

A equipe de pesquisadores terá acesso ao prontuário eletrônico ou, conforme o caso, ao prontuário em papel para coleta de dados e variáveis de interesse do estudo, e questionários com perguntas específicas dos participantes ou familiares.

Será feita uma visita em 31-60 dias, por contato telefônico, para aplicação por um profissional de saúde de um questionário sobre saúde mental e verificação da ocorrência de óbito ou reinternação hospitalar. O questionário de saúde mental inclui o rastreamento de transtornos, como: depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, ideação suicida e insônia [questionários PHQ-9, GAD-7, PCL-C abreviado e índice de gravidade da insônia], além de um questionário sobre apoio social [MSPSS]. Os pacientes identificados com problemas de saúde por telefone serão encaminhados para atendimento especializado por um psiquiatra. Estudo 2 - Dados dos sistemas de informação de dispensação de medicamentos (SICLOM -http://www.aids.gov.br/pt-br/gestores/sistemas-de-informacao/sistema-de-controle-logistico-de medicamentos-siclom), exames laboratoriais (SISCEL - http://www.aids.gov.br/pt-br/sistema-de-informacao/sistema-de-controle-de-exameslaboratoriais-da-r ede-nacional-de-contagem-de) , informações sobre mortalidade (SIM - http://sim.saude.gov.br/) e banco de dados de notificação de casos de COVID-19 serão divulgados ao Ministério da Saúde, com dados identificados com nome do paciente, nome da mãe e data de nascimento para ativar o processo de vinculação. Estes dados sensíveis são obtidos através de formulários específicos, que incluem cláusulas de confidencialidade dos dados. Todo o transporte e armazenamento desses dados, seja por meio físico digital (por exemplo, CD) ou via web, será feito de forma criptografada com um algoritmo forte. A base de dados final será desidentificada para garantir a confidencialidade dos participantes.

Critérios de Inclusão: Adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Hospitalizados por sinais e sintomas suspeitos de infecção por COVID-19 pela equipe médica ou confirmados por exames laboratoriais como RT-PCR ou testes rápidos.

Critérios de Exclusão:Recusa do paciente ou familiar

Data collection
Outro

Clinical and sociodemographic data collected through interview at admission and results of complementary tests performed during hospitalization.

Hospital Couto Maia/SES/BA
Salvador / Bahia / CEP: 41332-150

Hospital São José de Doenças Infecciosas - HSJ / Secretaria de Saúde Fortaleza
Fortaleza / Ceará / CEP: 60455-610

Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte / Minas Gerais / CEP: 31270-901

Hospital Nossa Senhora da Conceição
Porto Alegre / Rio Grande do Sul

Universidade Federal de Santa Maria/ Pró-Reitoria de PósGraduação e Pesquisa
Santa Maria / Rio Grande do Sul / CEP: 97105-900

Hospital dos Servidores do Estado/RJ
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20221-161

Hospital Universitário Gaffree e Guinle/HUGG/UNIRIO
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20270-004

Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20551-030

Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz)
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 21040-360

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 21941-617

Hospital Regional de São José
São José / Santa Catarina / CEP: 88103-310

Hospital Estadual Sumaré
Sumaré / São Paulo / CEP: 13174-530

Instituto de infectologia Emilio Ribas
São Paulo / São Paulo / CEP: 01246-900

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Hospital Universitario Pedro Ernesto
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Hospital Couto Maia/SES/BA
  • Hospital São José de Doenças Infecciosas - HSJ / Secretaria de Saúde Fortaleza
  • Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Francheschini
  • Universidade Federal de Santa Maria
  • Hospital Regional de São José - Dr. Homero de Miranda Gomes
  • Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
  • Federal University of Minas Gerais
  • Gaffree & Guinle Universitary Hospital
  • Hospital Nossa Senhora da Conceicao
  • Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Código do estudo:
NCT04807699
Tipo de estudo:
Acesso expandido (Registro de paciente)
Data de início:
julho / 2020
Data de finalização inicial:
outubro / 2021
Data de finalização estimada:
março / 2022
Número de participantes:
3500
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top