Um estudo rollover para avaliar a segurança e a eficácia a longo prazo do ocrelizumabe em pacientes com esclerose múltipla
Este é um estudo OLE de Fase IIIb, braço único, multicêntrico. Os participantes que recebem ocrel...
Patrocinado por: Experimental and Clinical Research Center, a cooperation between the Max Delbrück Center for Molecul
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo deste estudo observacional é investigar longitudinalmente indivíduos com neurite óptica aguda inaugural (NO).
As principais questões que pretende responder são:- O tempo de corticoterapia afecta o resultado visual aos 6 meses em indivíduos com esclerose múltipla aguda (EM)-, aquaporina 4-IgG positiva (AQP4-IgG+) e mielina-oligodendrócito-glicoproteína -IgG positivo (MOG-IgG+) ON?- Como diferem os biomarcadores clínicos, estruturais e laboratoriais em indivíduos com ON aguda, incluindo síndrome clínica isolada (CIS), MS-ON, AQP4-IgG+ON, MOG-IgG+ON e não-MS-ON soronegativo? Os participantes serão submetidos a- exame clínico, incluindo anamnese, exames neurovisuais e neurológicos- exame de soro e líquido cefalorraquidiano- tomografia de coerência óptica (OCT)- ressonância magnética (RM)- avaliação de depressão, dor, qualidade de vida por meio de questionários validados, os pesquisadores irão comparar indivíduos com MS-ON, AQP4-IgG+ON, MOG-IgG+ON e outros ON (CIS, soronegativo não-MS-ON) para detectar marcadores diagnósticos e preditivos para o curso da doença.
Mais detalhes...A Acute Optic Neuritis Network (ACON) é uma cooperação global de atualmente 26 centros acadêmicos que investigam longitudinalmente indivíduos com neurite óptica aguda inaugural (NO). A ON geralmente ocorre na apresentação de esclerose múltipla (EM), distúrbios do espectro da neuromielite óptica (NMOSD) e doença associada a anticorpos de mielina-oligodendrócitos-glicoproteína (MOG) (MOGAD). O tratamento recomendado de corticosteroides em altas doses para NO é baseado em uma população de estudo norte-americano, que não abordou o tempo de tratamento ou o status sorológico de anticorpos. O estudo ACON é projetado principalmente para investigar o efeito do tempo para o tratamento com corticosteróides em altas doses nos resultados visuais de 6 meses em NO.
Todos os pacientes que se apresentarem dentro de 30 dias do ON inaugural serão inscritos. Para análise primária, os pacientes serão subsequentemente designados para o grupo MS-ON, aquaporina-4-IgG positivo ON (AQP4-IgG+ON) ou grupo MOG-IgG positivo ON (MOG-IgG+ON) e depois subestratificados de acordo com o número de dias desde o início da perda visual para corticosteróides em altas doses. O desfecho primário será a acuidade visual corrigida de alto contraste (HC-BCVA) em 6 meses. Além disso, dados multimodais serão coletados em indivíduos com qualquer ON (CIS-ON, MS-ON, AQP4-IgG+ON ou MOG-IgG+ON e não-MS-ON soronegativo), excluindo ON infecciosa e granulomatosa. Os resultados secundários incluem: medidas de tomografia de coerência óptica (OCT) e ressonância magnética (MRI), biomarcadores séricos e de líquido cefalorraquidiano (LCR) (níveis de AQP4 e MOG-IgG; neurofilamento; proteína glial fibrilar), questionários (dor de cabeça, função visual em rotina diária, depressão e qualidade de vida) na apresentação, aos 6 e 12 meses de seguimento. Os dados serão coletados de 22 hospitais acadêmicos da África, Ásia, Oriente Médio, Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Europa. O recrutamento planejado consiste em 100 MS-ON, 50 AQP4-IgG+ON e 50 MOG-IgG+ON.
Esta coleta de dados prospectiva e multimodal avaliará o valor potencial do tratamento precoce com altas doses de corticosteroides, investigará as inter-relações entre deficiências funcionais e alterações estruturais e avaliará o rendimento diagnóstico de biomarcadores laboratoriais. Esta análise tem a capacidade de melhorar substancialmente as estratégias de tratamento e a precisão da estratificação diagnóstica na NO desmielinizante aguda.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
observational study
Contato principal: Marco Lana-Peixoto, Prof.
Investigador: Marco Lana-Peixoto, Prof. / Principal Investigator
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: