Pacientes Submetidos à Hemodiafiltração Venovenosa Contínua: Efeitos do Aumento do Fluxo Sanguíneo
A Lesão Renal Aguda (LRA) é uma síndrome com alta incidência e prevalência nas Unidades de Terapi...
Patrocinado por: Azienda Ospedaliera di Padova
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Os objetivos deste estudo serão identificar as características clínicas, o manejo e os resultados da lesão renal aguda em pacientes com cirrose em todo o mundo.
Objetivos específicos:1. Estabelecer a gravidade da IRA em diferentes regiões2. Identificar precipitantes de IRA em diferentes centros3. Identificar os fenótipos de IRA em diferentes centros4. Avaliar as diferenças no manejo da IRA em diferentes centros e seu impacto nos desfechos clínicos5. Avaliar os desfechos da lesão renal aguda (resolução da LRA, mortalidade intra-hospitalar, mortalidade em 28 dias, mortalidade em 90 dias)
Mais detalhes...Cada centro incluirá pacientes com cirrose que são internados no hospital com IRA na admissão ou que desenvolvem IRA durante a internação e que fornecem consentimento informado assinado.
A lesão renal aguda será definida de acordo com os critérios de Lesão Renal Aguda do Clube Internacional de Ascite Serão considerados os seguintes eventos precipitantes de LRA: perda de volume/uso excessivo de diuréticos, peritonite bacteriana espontânea (PBE), infecção não PBE, sangramento gastrointestinal, medicamentos nefrotóxicos (incluindo anti-inflamatórios não esteróides, meios de contraste), outras causas e nenhum fator precipitante identificável. A LRA DE
será classificada nos seguintes fenótipos:
serão acompanhados desde a internação até o transplante hepático, óbito ou 90 dias, o que ocorrer primeiro. Os dados coletados incluirão informações demográficas, clínicas e bioquímicas, como gravidade, fenótipo e evolução da LRA. Haverá ênfase particular na coleta de dados sobre o manejo inicial da IRA que ocorre nos primeiros 2 a 3 dias. Além disso, informações básicas demográficas e sobre a doença serão coletadas em pacientes hospitalizados com cirrose que não desenvolveram IRA durante a internação para determinar a verdadeira carga de IRA nessa população de pacientes.
Os dados serão registrados em um formulário eletrônico de relato de caso (eCRF) usando o Software de Captura Eletrônica de Dados de Pesquisa REDCap.
Critérios de inclusão:
a) Pacientes com cirrose internados para tratamento de complicação de doença hepática (ascite, sangramento gastrointestinal, encefalopatia hepática, infecções bacterianas, icterícia, etc)
Critérios de exclusão:
1. Idade < 18 anos;
2. Gravidez;
3. Carcinoma hepatocelular fora dos critérios de Milão (ou seja, uma única lesão <5 cm ou múltiplas lesões [máximo de três], a maior das quais mede ≤ 3 cm);
4. Malignidade extra-hepática, exceto câncer de pele não melanoma, nos últimos 5 anos;
5. Doenças extra-hepáticas graves previamente conhecidas (por exemplo, insuficiência renal crônica com necessidade de hemodiálise, doença cardíaca congestiva grave [classe NYHA ≥ 3]; doença pulmonar obstrutiva crônica grave [classe GOLD ≥ 3], transtornos psiquiátricos);
6. Transplante prévio de órgãos sólidos;
7. Infecção pelo HIV com CD4 ≤ 250/µL;
8. Pacientes que não podem fornecer consentimento informado prévio e nenhum tomador de decisão legal substituto
Adherence to International Club of Ascites recommendations for the management of AKI
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: