Resistência mais treinamento aeróbico usando diferentes frequências semanais e hipertensão

Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre

Atualizado em: 08 de abril de 2022
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O treinamento combinado é uma intervenção fundamental para melhorar a funcionalidade e reduzir a pressão arterial em idosos com hipertensão.

A redução aguda da pressão arterial após o exercício parece prever a extensão da redução da pressão arterial após intervenções crônicas de treinamento. Com base nisso, a mesma quantidade semanal de exercício realizada com mais frequência pode ser mais benéfica para o controle da pressão arterial. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos de um programa de exercícios combinados realizado quatro versus duas vezes por semana na pressão arterial ambulatorial de 24 horas e outros fatores de risco cardiovascular em idosos com hipertensão.

Saiba mais:

A redução crônica da pressão arterial devido ao exercício regular parece resultar da soma das reduções agudas que se seguem a cada sessão de exercício (ou seja, hipotensão pós-exercício), um efeito fisiológico associado à redução crônica da pressão arterial que pode prever a extensão da redução da pressão arterial após intervenções crônicas de treinamento. Com base nisso, a mesma quantidade semanal de exercício realizada com mais frequência, dividindo a sobrecarga total em múltiplas sessões, poderia ser mais benéfica para o controle da pressão arterial. Embora as diretrizes de exercício físico sugiram um volume semanal total em minutos (ou seja, 150 minutos por semana), não está claro se a mesma quantidade de exercício realizada em diferentes frequências semanais poderia induzir diferentes respostas da pressão arterial. Além disso, outros importantes fatores de risco cardiovascular, como os níveis glicêmicos, também podem ser influenciados pela frequência do exercício. A redução da hemoglobina glicosilada está associada à frequência de exercícios em pacientes diabéticos, reforçando a relevância de comparar intervenções de exercícios usando diferentes frequências semanais de treinamento.

O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos de um programa de exercícios combinados realizado quatro versus duas vezes por semana na pressão arterial ambulatorial de 24 horas e outros fatores de risco cardiovascular em indivíduos de meia-idade e idosos com hipertensão. O principal resultado é a mudança da linha de base para 12 semanas de acompanhamento em 24 horas, dia, noite, pressão arterial sistólica e diastólica ambulatorial e hemoglobina glicosilada entre os grupos de intervenção. Os resultados secundários são a diferença entre a mudança média na função endotelial, bem como aptidão cardiorrespiratória, força muscular e qualidade de vida. Prevemos que em 12 semanas, o programa de exercícios combinados, realizado quatro ou duas vezes por semana com volume/sobrecarga semanal equalizado, melhorará todos os resultados em comparação com os valores basais e essas melhorias na pressão arterial e na hemoglobina glicosilada serão mais pronunciadas em quatro vezes por semana em comparação com o grupo duas vezes por semana.

Este estudo será um estudo randomizado, de grupos paralelos, de dois braços, de superioridade. Noventa e oito participantes com idades entre 50-80 anos com diagnóstico médico prévio de hipertensão serão randomizados para realizar duas ou quatro sessões por semana de treinamento combinado usando a mesma sobrecarga semanal total. Os desfechos primários serão pressão arterial ambulatorial de 24 horas e hemoglobina glicosilada; os desfechos secundários serão função endotelial, aptidão física e qualidade de vida. Os resultados serão avaliados no início e no final do período de 12 semanas.

Critérios de inclusão:

Pressão arterial de consultório entre 130-179 e 80-110 mmHg para pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente, ou tomando pelo menos um medicamento anti-hipertensivo

Não participou de programas de exercícios estruturados (3 ou mais vezes por semana) nos últimos 3 meses antes do estudo

Critério de exclusão:

Lesões físicas e musculares que limitem a realização dos diferentes treinamentos propostos no estudo

Doença cardiovascular subjacente nos últimos 24 meses como infarto agudo do miocárdio, angina, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca

Condições de saúde que limitar a realização de exercícios físicos, como doenças pulmonares, valvulopatias, insuficiência renal

Doenças que reduzem a expectativa de vida

IMC > 39,9 kg/m²

Retinopatia diabética proliferativa

Combined training performed four times per week (CT4)
Comportamental

CT4 will perform four combined training sessions per week throughout 12 weeks. Each session will be composed 10-15 minutes of resistance exercise (1-4 sets of 10-15 repetitions, using an intensity corresponding to 50-70%1RM in 3 exercises) followed by 20-25 minutes of aerobic exercise (walking or running at an intensity corresponding to 60-70% of VO2peak).


Combined training performed two times per week (CT2)
Comportamental

CT2 will perform two combined training sessions per week throughout 12 weeks. Each session will be composed 20-30 minutes of resistance exercise (1-4 sets of 10-15 repetitions, using an intensity corresponding to 50-70%1RM in 6 exercises) followed by 40-50 minutes of aerobic exercise (walking or running at an intensity corresponding to 60-70% of VO2peak).

Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035903

Contato principal: Rodrigo Ferrari, PhD / 55 51 33596349 / get@hcpa.edu.br

Contato secundário: Lucas Betti Domingues, MSc / 55 51 33596349 / get@hcpa.edu.br

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Federal University of Rio Grande do Sul

Código do estudo:
NCT04218903
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2022
Data de finalização inicial:
junho / 2023
Data de finalização estimada:
dezembro / 2023
Número de participantes:
98
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top