SUNRISE-3: Eficácia e segurança do bemnifosbuvir em pacientes ambulatoriais de alto risco com COVID-19
O objetivo do estudo é avaliar se o bemnifosbuvir (BEM) é eficaz e seguro em adultos com COVID-19...
Patrocinado por: Federal University of Espirito Santo
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Um estudo longitudinal aberto incluirá profissionais de saúde e pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas (IMID) que receberão a vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222), em esquema padrão de 3 doses com intervalo de 12 semanas (primeiras segunda dose) e 24 semanas (segunda terceira dose), na campanha de vacinação contra SARS-CoV-2 para avaliar a segurança, eficácia e duração da resposta imune humoral e celular de curto e longo prazo após a vacinação para COVID-19 e comparar a resposta vacinal entre indivíduos que tiveram ou não infecção prévia por SARS-Cov 2.
Um estudo longitudinal aberto que incluirá indivíduos que receberão a vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222), em um esquema padrão de 3 doses com intervalo de 12 semanas (primeira segunda dose) e 24 semanas (segunda terceira dose ), na campanha de vacinação contra SARS-CoV-2 para avaliar a segurança, eficácia e duração da resposta imune humoral e celular de curto e longo prazo após a vacinação para COVID-19 e comparar a resposta vacinal entre indivíduos que têm ou tiveram não teve infecção anterior por SARS-Cov 2. Serão incluídos profissionais de saúde (HS) e portadores de doenças inflamatórias imunomediadas (IMID) que participarem das campanhas de vacinação no Hospital Universitário Cassiano Antônio Mores da Universidade. Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES). Pretende-se abranger 200 profissionais de saúde e 350 doentes com IMID, totalizando 550 participantes. Os participantes que tiveram infecção anterior por SARS-CoV-2 confirmada por RT-PCR ou PRNT positivo na linha de base serão considerados um grupo exposto ao COVID-19 (CovPrev) e o grupo sem infecção anterior será considerado um grupo controle (Naive). O grupo IMID incluirá pacientes com Artrite Reumatóide (AR), Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Espondiloartrite (SA), Síndrome de Sjögren (SS), Psoríase (Pso), Doença Inflamatória Intestinal (DII) e Vasculite (VASC) que concluíram critérios de classificação internacional para cada doença. Os critérios para vacinação no grupo IMID serão de acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS). Os eventos adversos serão registrados durante a primeira, segunda e quarta semana, e por meio de contatos telefônicos semanais até D40. As avaliações e coleta de amostras biológicas serão realizadas em 5 momentos (D0, D14 e D28 após a primeira dose; D28 após a segunda dose; e D28 após a terceira dose) para avaliar a eficácia e em 3 momentos (D180, D360 e D540), para avaliar a duração da imunidade. Serão realizados testes de neutralização por redução de placa (PRNT) para detecção de anticorpos neutralizantes contra COVID-19, determinação do perfil de IgM, IgA e IgG específicos, dosagem de fatores solúveis sistêmicos (quimiocinas, citocinas e fatores de crescimento), caracterização de fenótipos de imunorregulação, imunossenescência, ativação e exaustão celular e estimulação antígeno-específica de células mononucleares do sangue periférico in vitro. A hipótese do estudo é que a produção de anticorpos neutralizantes induzida pela vacina é mais eficaz em indivíduos com infecção natural prévia por SARS-Cov2 e menos em indivíduos imunossuprimidos.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
ChAdOx1 nCoV-19 vaccine (AZD1222) in a standard 3-dose schedule with an interval of 12 weeks (first-second dose) and 24 weeks (second-third dose).
Contato principal: Valéria Valim, PhD / 2733157899 / val.valim@gmail.com
Investigador: José G Mill, PhD / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: