TARV precoce para limitar a infecção e estabelecimento do reservatório

Patrocinado por: AIDS Clinical Trials Group

Atualizado em: 06 de maio de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 2

Fase do estudo

Resumo:

O estudo foi feito para:

- Iniciar a terapia antirretroviral (ART) precocemente naqueles com infecção recente ou aguda pelo HIV-1- Ver como iniciar a TARV assim que a infecção é detectada afeta a quantidade de HIV-1 no sangue e como o corpo combate a infecção pelo HIV-1- Veja a quantidade de DNA do HIV-1 (material genético do HIV-1) visto nas células T CD4+ (células que combatem a infecção no sangue) após 48 semanas de TARV- Veja como o tratamento precoce pois o HIV afeta o número de células de combate à infecção pelo HIV-1 (células T CD4+ e CD8+) no sangue

Saiba mais:

Este foi um estudo de Fase II, prospectivo, aberto em duas etapas para medir os efeitos da TARV precoce no estabelecimento do reservatório do HIV-1 e da imunidade específica do HIV-1. Os participantes foram inscritos se cumprissem os critérios de inclusão para diagnóstico de infecção aguda por HIV-1 (IAH) dentro de 7 dias antes da entrada e tivessem uma visita de inscrição com o início imediato da TARV. Amostras de plasma e soro para estadiamento de Fiebig foram coletadas no momento do início da ART. Os participantes do

foram acompanhados por até 216 semanas (72 semanas na Etapa 1 e 144 semanas na Etapa 2). As avaliações nas semanas 2 e 8 na Etapa 1 foram realizadas por telefone.

O sistema de classificação de estágios de Fiebig foi usado para caracterizar a progressão da exposição ao HIV-1 para a soroconversão do HIV-1 no momento do início da TARV. Neste estudo, os cinco estágios Fiebig de interesse foram simplificados em três grupos de estudo, conforme descrito abaixo (com base no perfil de diagnóstico de anticorpos HIV-1 no momento do início da TARV).

A análise primária foi baseada na Etapa 1. A Etapa 2 foi adicionada ao estudo para acompanhamento de longo prazo. A justificativa para o período de acompanhamento estendido foi expandir o número de participantes disponíveis para futuros estudos terapêuticos e de cura sem o ônus de visitas frequentes e o custo de testes laboratoriais fornecidos pelo estudo.

Grupo 1: Fiebig I/II (anticorpo HIV-1 não reativo)

Grupo 2: Fiebig III/IV (anticorpo HIV-1 reativo e resultado negativo ou indeterminado no Western Blot (WB) ou Geenius HIV-1/HIV -2)

Grupo 3: Fiebig V (anticorpo HIV-1 reativo e WB positivo ou Geenius HIV-1/HIV-2 sem banda p31)

Embora participantes do Fiebig VI (WB positivo ou Geenius HIV-1/HIV-2 com banda p31) não foram especificamente direcionados para inscrição neste estudo, era possível que um pequeno número de participantes fosse determinado como Fiebig VI (Western blot positivo ou Geenius HIV-1/HIV-2 com banda p31) com base na análise das amostras de entrada. Os participantes que estavam determinados a estar em Fiebig VI foram acompanhados no estudo por não mais de 24 semanas na Etapa 1, dando-lhes tempo suficiente para buscar fontes alternativas de ART. Os participantes inscritos sem HIV ou em Fiebig VI foram substituídos.

O regime fornecido pelo estudo foi o regime de comprimido único elvitegravir/cobicistat/emtricitabina/tenofovir alafenamida (EVG/COBI/FTC/TAF) ou bictegravir/emtricitabina/tenofovir alafenamida (BIC/FTC/TAF). Outros esquemas antirretrovirais (ARV) não fornecidos pelo estudo também foram permitidos para participantes que estavam grávidas, amamentando ou incapazes/que não querem tomar EVG/COBI/FTC/TAF ou BIC/FTC/TAF, ou para participantes cujos serviços de saúde locais/ o prestador de cuidados primários preferiu iniciar um regime ARV inicial diferente.

Critérios de inclusão:

Documentação apropriada dos prontuários médicos do diagnóstico de infecção aguda por HIV-1 (IAH) dentro de 7 dias antes da inscrição, que inclua um dos seguintes:

1. Um RNA do HIV-1 detectável dentro de 28 dias antes da entrada no estudo E um anticorpo HIV-1 não reativo dentro de 7 dias antes da entrada OU

2. Um RNA HIV-1 detectável ou um anticorpo HIV-1 reativo dentro de 28 dias antes da entrada no estudo E um WB negativo/indeterminado ou Geenius HIV- negativo/indeterminado 1/HIV-2Supplemental Assay dentro de 7 dias antes da entrada OU

3. Um anticorpo HIV-1 não reativo documentado ou HIV-1 RNA negativo dentro de 90 dias antes da entrada no estudo E um anticorpo HIV-1 reativo documentado ou WB positivo que é negativo para a banda p31 ou um Geenius HIV-1/HIV-2 Supplemental Assay negativo para a banda p31 dentro de 7 dias antes da entrada OU

4. ARCHITECT ou GSCOMBO S/CO ≥10 dentro de 7 dias antes da entrada E um não reativo Anticorpo HIV-1 dentro de 7 dias antes da entrada OU

5. ARQUITETO ou GSCOMBO S/CO ≥1 nos 7 dias anteriores à entrada E um anticorpo HIV-1 não reativo nos 7 dias anteriores à entrada E um S/CO anterior conhecido <0,5 nos 90 dias anteriores à entrada OU

6. ARQUITETO ou GSCOMBO S/CO >0,5 mas <10 nos 7 dias anteriores à entrada E um anticorpo HIV-1 não reativo nos 7 dias anteriores à entrada E RNA do HIV-1 detectável nos 7 dias anteriores à entrada

Nota A: O resultado do RNA do HIV-1 deve ser relatado a partir de um ensaio aprovado pela FDA ou com marcação CE.

Nota B: Uma vez que a caracterização do estágio Fiebig usando amostras no momento do início da ART foi realizada com resultados conhecidos em 12 semanas com base em testes padronizados e centralizados, um grupo Fiebig estimado na inscrição com base nos critérios de inclusão mostrados na tabela acima fornecerá monitoramento adicional em tempo real para acréscimos em cada grupo de estudo.

  • Capacidade e vontade do candidato em fornecer consentimento informado por escrito.
  • Capacidade e vontade de iniciar o TARV no momento da inscrição.
  • Capacidade e vontade de participar em consultas de estudo agendadas até 72 semanas.
  • Candidatas com potencial reprodutivo que não estejam grávidas no momento da inscrição e que receberão o EVG/COBI/FTC/TAF fornecido pelo estudo e devem concordar em não participar do processo de concepção (ou seja, tentativa ativa de engravidar, fertilização in vitro ), e se estiver participando de atividade sexual que possa levar à gravidez, a candidata deve concordar em usar pelo menos uma forma confiável de contraceptivo enquanto estiver recebendo o tratamento fornecido pelo estudo.

As candidatas do sexo feminino são consideradas com potencial reprodutivo se qualquer uma das seguintes condições se aplicar:

  • A candidata apresentou menarca.
  • A candidata não foi submetida a laqueadura bilateral, ooforectomia bilateral, orhisterectomia.
  • A candidata não apresentou menopausa, definida como falta de menstruação nos últimos 12 meses.

Os métodos anticoncepcionais aceitáveis incluem:

  • Preservativos (masculinos ou femininos) com ou sem agente espermicida
  • Diafragma ou capuz cervical com espermicida
  • Dispositivo intrauterino
  • Anticoncepcional hormonal

Candidatas sem potencial reprodutivo ou cujo parceiro masculino( s) tem azoospermia documentada não são obrigados a usar contraceptivos. Qualquer declaração de esterilidade autodeclarada ou de seu parceiro deve ser inserida nos documentos de origem.

NOTA: A documentação aceitável de falta de potencial reprodutivo é a documentação oral ou escrita do indivíduo.

As candidatas que recebem prescrição de um regime ARV não fornecido pelo estudo devem discutir a segurança desse regime durante a concepção e a gravidez com o médico prescritor. Esses indivíduos devem seguir a orientação médica em relação a qualquer necessidade potencial de contracepção durante o uso do regime ARV não fornecido pelo estudo.

Nota: Mulheres grávidas e lactantes podem se inscrever no estudo desde que atendam aos requisitos de elegibilidade e tenham acesso a regimes ARV não fornecidos pelo estudo.

Critério de Exclusão:

  • Teste de anticorpos HIV-1 positivo ≥90 dias antes da entrada no estudo.
  • Uso ou dependência ativa de drogas ou álcool que, na opinião do investigador local, interferiria na adesão aos requisitos do estudo.
  • Qualquer condição médica aguda, crônica ou recente e clinicamente significativa que, na opinião do investigador do centro, interferiria na adesão aos requisitos do estudo ou colocaria em risco a segurança ou os direitos do participante.
  • Recebimento de um agente de estudo experimental dentro de 28 dias antes da inscrição
  • Uso crônico ou recorrente de medicamentos que modificam a resposta imune do hospedeiro, por exemplo, esteroides orais ou parenterais, quimioterapia para câncer.
  • Diagnóstico de IAH dentro de 60 dias após receber qualquer ARV experimental ou vacina anti-HIV-1 ou imunoprofilaxia para infecção por HIV-1.
  • Uso de ARVs para profilaxia pré ou pós-exposição nos 60 dias anteriores ao diagnóstico de IAH.

elvitegravir/cobicistat/emtricitabine/tenofovir alafenamide or bictegravir/emtricitabine/tenofovir alafenamide or other medically-appropriate FDA-approved antiretroviral therapy
Droga

Participants received one tablet of elvitegravir 150mg/cobicistat 150mg/emtricitabine 200mg/tenofovir alafenamide 10mg by mouth daily with food or one tablet of bictegravir 50mg/emtricitabine 200mg/tenofovir alafenamide 25mg by mouth daily with or without food. Other non-study-provided ARV regimens were allowed for participants who were pregnant, breastfeeding, or unable/unwilling to take EVG/COBI/FTC/TAF or BIC/FTC/TAF, or for participants whose local health care/primary care provider preferred starting a different initial ARV regimen.

Hospital Nossa Senhora da Conceicao CRS (12201)
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 9043010

Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas (12101)
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 21045

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)

Código do estudo:
NCT02859558
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
janeiro / 2017
Data de finalização inicial:
dezembro / 2020
Data de finalização estimada:
abril / 2025
Número de participantes:
195
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top