Teleconsulta de Enfermagem para Pacientes com Insuficiência Cardíaca

Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital

Atualizado em: 04 de fevereiro de 2022
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A incidência e prevalência de insuficiência cardíaca são crescentes e representam grande parcela das internações no Brasil, também estão associadas a altas taxas de morbidade, mortalidade e custos para o serviço de saúde.

Tais dados, somados ao cenário atual da pandemia causada pela COVID-19, revelam a necessidade de mudanças na prática clínica, para que a assistência à saúde seja mais efetiva e custo-efetiva e chegue ao paciente sem expô-lo a riscos. Assim, a aplicação de intervenções de enfermagem por meio da tecnologia telefônica, que possui fortes evidências de eficácia encontradas na literatura, tornou-se uma alternativa para a implementação de intervenções clínicas. Objetivo: Avaliar a efetividade da consulta de enfermagem realizada à distância na melhora da qualidade de vida e adesão à terapêutica de pacientes com IC por cardiomiopatia de diversas etiologias. Método: O estudo terá como referencial metodológico o ensaio clínico randomizado, com recrutamento de 60 voluntários com diagnóstico de IC chagásica, Hipertensa ou Idiopática, que são acompanhados no ambulatório da Unidade Clínica de Cardiomiopatias e Doenças da Aorta ou Unidade Clínica da Hipertensão, InCor-HCFMUSP, incluídos por sorteio em dois grupos. o grupo A (n=30) será acompanhado em consultas quinzenais de enfermagem por um período de três meses somado ao acompanhamento ambulatorial, e o grupo B (n=30) seguirá o acompanhamento ambulatorial habitual. Hipótese: Pacientes portadores de IC que fazem periodicamente consultas telefônicas de enfermagem apresentam melhor qualidade de vida e melhor adesão terapêutica quando comparados a pacientes que apenas fazem acompanhamento regular.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Pacientes já cadastrados em banco de dados da Unidade Clínica de Cardiomiopatias e Doenças da Aorta, InCor - HCFMUSP e Unidade Clínica de Hipertensão - HCFMUSP, em acompanhamento ambulatorial há mais de um ano;
  • Volume sistólico < 40% e >25%

Critérios de Exclusão:

  • Portadores de Marcapasso, Desfibriladores, Implantáveis e Terapia de Ressincronização Cardíaca
  • Listado na fila de transplante cardíaco
  • Não possuir aparatos tecnológicos que permitam a realização da teleconsulta
  • Incapacidade psíquica de entender os questionários e responder às perguntas feitas pelo entrevistador

Nursing teleconsultation for lifestyle changes
Comportamental

Guidance on better medication adherence, monitoring of signs and symptoms of exacerbation of heart failure, guidance on the need for fluid restriction.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

Código do estudo:
NCT05027399
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
outubro / 2022
Data de finalização inicial:
novembro / 2022
Data de finalização estimada:
novembro / 2022
Número de participantes:
60
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top