Um estudo de Apalutamida (JNJ-56021927, ARN-509) mais terapia de privação de androgênio (ADT) versus ADT em participantes com mHSPC
O objetivo deste estudo é determinar se a adição de apalutamida à ADT fornece eficácia superior n...
Patrocinado por: Latin American Cooperative Oncology Group
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este é um estudo multicêntrico, aberto, de fase II, de braço único avaliando a combinação de darolutamida e altas doses de testosterona - terapia androgênica bipolar extrema (ExBAT) - em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC).
Este é um estudo multicêntrico, aberto, de fase II, de braço único avaliando a combinação de darolutamida e altas doses de testosterona - terapia androgênica bipolar extrema (ExBAT) - em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC) progredindo após abiraterona . A terapia androgênica extrema incluirá ciclos alternados de 56 dias de darolutamida 1.200 mg/dia (dois comprimidos de 300 a cada 12 horas) VO por 28 dias seguidos de cipionato de testosterona 400 mg IM Durante o período de tratamento, os pacientes serão acompanhados com tórax, abdômen e pelve TC e cintilografia óssea a cada 8-9 semanas até o ciclo 4 e a cada 12 semanas durante o período do estudo. Os pacientes que apresentam progressão da doença, mas são considerados como beneficiados pelo tratamento, podem continuar recebendo-o, mas serão acompanhados pelo médico assistente de acordo com as diretrizes locais (período de acompanhamento). Todos os pacientes que interromperam o tratamento entrarão no período de acompanhamento e os dados de sobrevida serão coletados dos prontuários. Além disso, questionários de qualidade de vida (BPI-SF, EQ-5D-3L e FACT-P) serão aplicados a cada 8-9 semanas até o final do tratamento.
Critério de inclusão:
1. O consentimento informado por escrito antes do início dos procedimentos específicos do protocolo, incluindo a cooperação esperada dos pacientes para o tratamento e acompanhamento, deve ser obtido e documentado de acordo com os requisitos regulatórios locais.
2. Homem com idade igual ou superior a 18 anos.
3. Confirmação histológica de adenocarcinoma de próstata.
4. Evidência de doença metastática M1 (conforme definido pelos critérios AJCC) em exames ósseos, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética anteriores.
5. Terapia de privação androgênica (ADT) contínua com análogo do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) ou orquiectomia bilateral (isto é, castração cirúrgica ou médica) confirmada por nível de testosterona abaixo de 50 ng/dL na consulta de triagem. Os níveis de testosterona dos castrados devem ser mantidos por meios cirúrgicos ou médicos (hormônio liberador do hormônio luteinizante [LHRH] / análogos do GnRH) durante a condução do estudo.
6. Progressão documentada do câncer de próstata de acordo com os critérios PCWG31-3 com pelo menos um dos seguintes:
7. Status de desempenho ECOG 0-1.
8. Participantes virgens de quimioterapia para mCRPC que receberam tratamento prévio com acetato de abiraterona para câncer de próstata avançado (configurações sensíveis à castração M1 ou resistentes à castração M1). A abiraterona deve ser interrompida pelo menos 14 dias antes do início do tratamento do estudo.
9. Os participantes que já recebem agentes para o tratamento de eventos relacionados ao esqueleto (SREs) podem continuar com a terapia anti-reabsorção óssea (incluindo, mas não se limitando ao bifosfonato ou ativador do receptor do inibidor do ligante kappa do fator nuclear) se estiverem em dose estável por mais mais de 28 dias antes da atribuição do braço de tratamento.
10. Terapia prévia com vacina contra câncer de próstata, radioterapia, rádio-223, antiandrogênios (por exemplo, flutamida), cetoconazol e dietilestilbestrol (DES) ou outros estrogênios são permitidos até 28 dias antes da atribuição do braço do estudo.
11. mCRPC assintomático ou minimamente sintomático de acordo com o Brief Pain Inventory - ShortForm (BPI-SF) realizado durante a triagem: assintomático é definido como item #3 do BPI-SF com pontuação de 0 a 1; minimamente sintomático é definido como pontuação do item nº 3 do BPI-SF de 2 a 4.
12. Os pacientes devem concordar em abster-se de doar esperma durante o curso deste estudo e por pelo menos 1 semana após a conclusão da terapia do estudo.
13. Indivíduos do sexo masculino sexualmente ativos com parceiras femininas com potencial para engravidar devem concordar em usar um método contraceptivo adequado, conforme descrito na "Seção 5.3.4 Contracepção" durante o curso do tratamento do estudo com Darolutamida e por 1 semana após a última dose.
14. Tecido tumoral suficiente obtido antes da inscrição de uma lesão tumoral metastática ou de uma lesão tumoral primária (bloco fixado em formalina e embebido em parafina [FFPE] ou seções de tecido tumoral não coradas). A amostra do tumor pode ser proveniente de biópsia central, biópsia por punch, biópsia excisional ou amostra cirúrgica). Para pacientes sem uma amostra de arquivo disponível antes da entrada no estudo, será permitida a inscrição sem fornecimento de tecido. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
1. Malignidade anterior ativa nos últimos 3 anos, exceto para cânceres localmente curáveis que foram aparentemente curados, como câncer de pele de células basais ou escamosas, câncer superficial de bexiga ou carcinoma in situ da mama.
2. Participantes com metástases cerebrais ativas. Os participantes com metástases cerebrais são elegíveis para se inscrever neste estudo se as metástases cerebrais foram tratadas e não há ressonância magnética (ressonância magnética, exceto quando contra-indicado em que a tomografia computadorizada é aceitável) evidência de progressão por pelo menos 4 semanas após a conclusão do tratamento e dentro de 28 dias antes de primeira dose da administração do medicamento em estudo.
3. Os participantes devem ter se recuperado dos efeitos de uma grande cirurgia que requer anestesia geral ou lesão traumática significativa pelo menos 14 dias antes da atribuição do tratamento.
4. Quimioterapia prévia para mCRPC. Docetaxel prévio para câncer de próstata metastático sensível a hormônios é permitido se ≥ 12 meses se passaram desde a última dose de docetaxel.
5. Tratamento prévio com enzalutamida, apalutamida, darolutamida ou qualquer antiandrogênico de 2ª geração para câncer de próstata.
6. Demência, estado mental alterado ou qualquer condição psiquiátrica que proíba a compreensão ou prestação de consentimento informado ou o preenchimento de questionários de qualidade de vida.
7. Participantes com distúrbios médicos graves ou não controlados que, na opinião do investigador, prejudicariam a capacidade do participante de receber terapia protocolar ou obscurecer a interpretação dos EAs.
8. Pacientes que não conseguem engolir medicamentos orais.
9. Doença intercorrente não controlada incluindo, mas não se limitando a, infecção contínua ou ativa, história de insuficiência cardíaca congestiva, angina de peito instável, arritmia cardíaca ou doença psiquiátrica/situações sociais que limitariam o cumprimento dos requisitos do estudo.
10. História de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral e/ou stent arterial coronariano ou cirurgia de revascularização dentro de 6 meses após a entrada no estudo.
11. Distúrbios gastrointestinais que podem interferir na absorção do medicamento em estudo.
12. História de bloqueio cardíaco Mobitz II de segundo ou terceiro grau sem marca-passo permanente instalado.
13. Hipertensão não controlada apesar do tratamento médico indicado por pressão arterial sistólica > 170 mm Hg ou pressão arterial diastólica > 105 mm Hg na consulta de triagem. Os pacientes podem ser reavaliados após ajustes de medicamentos anti-hipertensivos.
14. Função orgânica e exames laboratoriais inadequados como segue:
15. História de alergia ou hipersensibilidade a componentes de medicamentos em estudo.
16. Qualquer condição psicológica, familiar, sociológica ou geográfica que possa dificultar o cumprimento do protocolo e acompanhamento.
One administration every 63 cycles until progression or unacceptable toxicity or completion of treatment phase (54 weeks; 6 cycles), whichever comes first.
During 4 weeks, from day 29 to day 56 of each 63-day cycle (+- 3 days) until progression or unacceptable toxicity or completion of treatment phase (54 weeks; 6 cycles), whichever comes first.
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: