Da prevenção ao tratamento: como os ritmos biológicos podem manter a saúde mental perinatal
A depressão e a ansiedade são problemas significativos de saúde pública durante a gravidez e no p...
Patrocinado por: Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Introdução: Mães de bebês com cardiopatia congênita tendem a apresentar maiores níveis de depressão, estresse e ansiedade.
Atualmente, a tecnologia do grupo de apoio psicológico tem sido um recurso cada vez mais utilizado pelos profissionais de saúde, com objetivo terapêutico como instrumento de promoção do cuidado. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia de uma intervenção em grupo na melhora da depressão, ansiedade e bem-estar psicológico de mães de bebês com cardiopatia congênita. Métodos: Ensaio clínico randomizado, paralelo, em que o fator em estudo será a terapia de grupo online e o desfecho o nível de sintomatologia depressiva, ansiedade e bem-estar psicológico, avaliados através dos instrumentos: BECK-II, BAI e Bem-estar psicológico da Wellness Scale Ryff no início e após a intervenção. O bolsista que vai reaplicar os instrumentos ficará cego para os grupos. Os pacientes serão randomizados 1:1, com números ímpares atribuídos ao tratamento (terapia de grupo online) e números pares atribuídos aos controles (sem terapia de grupo online). O grupo de intervenção terá 8 consultas grupais semanais, psicoeducativas e focadas na depressão, ansiedade e bem-estar psicológico. O tamanho amostral foi calculado em 36 indivíduos para cada grupo. Os dados serão analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 27.0. Para comparação entre os grupos será utilizado o teste t de Student ou teste de Kruskall-Wallis ou Qui-quadrado. Um valor bicaudal de p≤ 0,05 será considerado significativo. A normalidade dos escores do instrumento será avaliada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. A análise de covariância será realizada para avaliar a influência dos escores iniciais de ansiedade, depressão e bem-estar e suas mudanças após a intervenção. O tamanho do efeito também será calculado. Resultados esperados: Espera-se conhecer e descrever a população estudada quanto ao nível de sintomatologia depressiva, ansiedade e bem-estar psicológico. Além de buscar conhecimento sobre a eficácia da Terapia de Grupo para essas variáveis.
Mais detalhes...Delineamento: Ensaio clínico randomizado, paralelo, com cegamento para aplicação e avaliação dos instrumentos.
Participantes: Serão incluídas 72 mães (≥ ou igual a 18 anos) de bebês com cardiopatia congênita.
Procedimentos: Os pacientes serão convidados a participar do estudo no dia da consulta ambulatorial ou durante a internação de seus filhos. Todos os participantes que aceitarem participar da pesquisa responderão aos seguintes instrumentos: BAI, BDI-II e Ryff Psychological Well-Being Scale.
Os envelopes de randomização serão abertos durante a entrevista. Os pacientes do grupo controle serão informados que receberão atendimento após a segunda avaliação.
Os pacientes serão randomizados 1:1 de acordo com a ordem das entrevistas. Números ímpares atribuídos ao tratamento (terapia de grupo de intervenção) e números pares atribuídos aos controles. A sequência de randomização foi gerada pelo site www.random.org e pode ser encontrada aqui: https://www.random.org/sequences/?min=1&max=50&col=1&format=html&rnd=new. Envelopes lacrados e numerados sequencialmente serão confeccionados na ordem de randomização.
A partir da randomização, os participantes serão alocados em grupo intervenção (GI) ou grupo controle (GC). A intervenção será realizada em 6 grupos de 6 participantes.
Critérios de inclusão:
Critério de Exclusão:
Online group therapy for the treatment of depression, anxiety and improvement of emotional well-being.The intervention will be carried out in 6 groups of 6 participants.
Without intervention at the first moment, but the control group will receive the intervention after the reassessment of the scales by the scholarship holder was done.
Contato principal: Marcia M Schmidt, PhD / 555192289840 / mouramarcia050@gmail.com
Contato secundário: Fernanda Poester / 555132303600, Ramal: 4133 / editoracao-pc@cardiologia.org.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: