Um estudo de baricitinibe (LY3009104) em crianças com COVID-19
O objetivo deste estudo é determinar se o medicamento do estudo baricitinibe é eficaz e seguro em...
Patrocinado por: UPECLIN HC FM Botucatu Unesp
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O coronavírus 19 (COVID-19) é uma doença respiratória viral que foi identificada em dezembro de 2019 após os primeiros casos na China, se espalhando rapidamente até atingir o status de pandemia, causando o colapso de inúmeros sistemas de saúde e forte impacto econômico e social.
Até o final de abril de 2020, já haviam sido registrados 3,08 milhões de casos, e mais de 214 mil óbitos. O tratamento até agora não foi estabelecido e existem vários ensaios clínicos testando drogas conhecidas que possuem atividade antiviral in vitro, devido à urgência que a situação global impõe. Remédios com ações específicas podem levar anos para serem descobertos, enquanto uma vacina também demora. Recentemente, foi demonstrado que o agravamento da infecção pelo Coronavírus pode estar relacionado à formação de microcoágulos nos vasos sanguíneos e os anticoagulantes têm sido utilizados como adjuvantes no tratamento. Este estudo justifica-se pela realização de um estudo piloto que demonstrou ação antiviral in vitro (anti-COVID-19) da heparina de alto peso molecular. Métodos: Será realizado um ensaio clínico fase I/II. 40 participantes serão incluídos em dois braços. Os participantes alocados no Grupo 1 (controle) receberão inalação com soro fisiológico 0,9% aplicado 4/4 horas, por 7 dias. Os participantes alocados no Grupo 2 (intervenção) receberão heparina inalatória de alto peso molecular (250ug/mL 0,9% SF), na dose de 4/4 horas, por 7 dias. Os desfechos de interesse serão segurança (ausência de eventos adversos moderados ou graves) e efetividade (medida em uma pontuação de 7 pontos, sendo 1 ausência de limitações e 7, óbito). Resultados esperados: Espera-se o desenvolvimento de uma nova opção terapêutica para a COVID-19, com possibilidade de uso em outras doenças graves por coronavírus, a ser posteriormente testada em estudos de fase III.
Mais detalhes...Perante a enorme crise sanitária, financeira e social decorrente da pandemia provocada pelo SARS-Cov-2, justifica-se a realização urgente de testes com possíveis medicamentos antivirais. A heparina de alto peso molecular (HMWH) (heparina enriquecida pelo processo de ultrafiltração) proposta neste estudo, possui potencial atividade inibidora da replicação viral, demonstrada por testes in vitro preliminares, realizados em modelo estabelecido em parceria com o Laboratório de Clínica e Virologia Molecular (LVCM) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
Juntamente com os achados da literatura, como o estudo realizado por Phelps, MK et al (2020), entre outros, o uso de heparina inalatória apresenta níveis adequados de segurança para ser utilizado em um ensaio clínico. Levando em consideração que a dose de heparina de alto peso molecular (enriquecida por esta equipe de estudo) com atividade antiviral in vitro é muito inferior às doses atualmente apresentadas nos ensaios clínicos publicados utilizando HNF inalatória, temos como premissa a segurança para a realização deste estudo. As intenções deste estudo diferem do que foi apresentado na literatura mundial até agora, pois não visa induzir a anticoagulação, nem inibir efetivamente a formação de fibrina pulmonar, mas sim, atuar como um inibidor da replicação viral.
Ainda, como características do produto a ser testado, esta heparina (HMWH) apresenta-se em solução tamponada isenta de moléculas de baixo peso e baixo teor de sulfatação, a qual é obtida em ambiente estéril por ultrafiltração da solução não fracionada de origem suína disponível no Brasil (Hemofol - Cristália) utilizando filtro centrífugo Centriprep-10kDa® (Millipore™) utilizado conforme recomendação do fabricante.
A heparina de alto peso molecular (HMWH) - heparina enriquecida - teve duas patentes de processo depositadas, uma sob a descrição "PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE HEPARINA DE DEFINIÇÃO DE ELEVADO PESO MOLECULAR", BR 102014027804-4 A2 - concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e outro com a descrição "COMPOSIÇÃO DE HEPARINA NÃO FRACIONADA DE ALTO PESO MOLECULAR PARA AÇÃO ANTIVIRAL", BR 102020 011964-8 - depositado no INPI.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
Nebulized inhalation of 5 mL of a solution containing high molecular weight heparin - enriched heparin - 2.5mg/mL and 0.9% saline solution, every 4 hours for 7 days, except during the nighttime (5 doses/day)
Nebulized inhalation of 5 mL of 0.9% saline solution, every 4 hours for 7 days, except during the nighttime (5 doses/day)
Contato principal: Matheus Bertanha, Ph.D. / +55(14)3880-1444 / matheusbertanha@gmail.com
Contato secundário: Carlos M Fortaleza, Ph.D. / +55(14)3880-1284 / carlos.fortaleza@unesp.br
Investigador: Matheus Bertanha, Ph.D. / Principal Investigator
Contato principal: Matheus Bertanha, PhD / +55 14 3880-1444 / matheusbertanha@gmail.com
Contato secundário: Carlos Magno CB Fortaleza, PhD / +55 14 38801284 / carlos.fortaleza@unesp.br
Investigador: Matheus Bertanha, PhD / Principal Investigator
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: