Trastuzumab Deruxtecan para indivíduos com câncer gástrico HER2-positivo ou adenocarcinoma da junção gastroesofágica após progressão em ou após um regime contendo trastuzumab (DESTINY-Gastric04)

Patrocinado por: Daiichi Sankyo, Inc.

Atualizado em: 21 de maio de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Este estudo avaliará a eficácia e a segurança de trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) em comparação com ramucirumabe e paclitaxel (Ram + PTX) em participantes com adenocarcinoma HER2-positivo gástrico ou da junção gastroesofágica (GEJ) que progrediram durante ou após um trastuzumabe -contendo e não receberam nenhuma terapia sistêmica adicional.

Saiba mais:

Este estudo avaliará a eficácia e a segurança de T-DXd em comparação com Ram + PTX em participantes com HER2-positivo (definido como imuno-histoquímica [IHC] 3+ ou IHC 2+/hibridação in situ [ISH]+) gástrico ou adenocarcinoma GEJ ( com base nas diretrizes do [American Society of Clinical Oncology (ASCO) College of American Pathologists (CAP) que progrediram durante ou após um regime contendo trastuzumabe e não receberam nenhuma terapia sistêmica adicional. Os participantes serão randomizados 1:1 para T- Tratamento DXd ou Ram + PTX. O objetivo primário avaliará a sobrevida geral. Os objetivos secundários avaliarão ainda a sobrevida livre de progressão, a taxa de resposta objetiva, a duração da resposta, a taxa de controle da doença, a segurança, a farmacocinética e a imunogenicidade do T-DXd.

Critérios de inclusão:

  • Adultos (conforme regulamentação local) e aptos a fornecer consentimento informado para participação no estudo.
  • Adenocarcinoma gástrico e GEJ documentado patologicamente que foi previamente tratado no cenário metastático (doença metastática, irressecável, localmente avançada ou metastática).
  • Progressão durante ou após terapia de primeira linha com trastuzumabe ou regime aprovado contendo trastuzumabebiossimilar. Nota: A terapia neoadjuvante ou adjuvante anterior com regime contendo atrastuzumabe pode ser contada como uma linha de terapia se o sujeito progredir em ou dentro de 6 meses após a conclusão da terapia neoadjuvante ou adjuvante. A terapia pré-neoadjuvante ou adjuvante que não inclui trastuzumabe não será contada como uma linha de terapia, independentemente do estado de progressão do sujeito.
  • HER2-positivo confirmado local ou centralmente (IHC 3+ ou IHC 2+ e evidência de amplificação de HER2 por ISH) conforme classificado por ASCO-CAP em uma biópsia tumoral obtida após progressão em ou após um trastuzumabe de primeira linha ou regime aprovado contendo trastuzumabebiossimilar .
  • Grupo Cooperativo de Oncologia do Leste desempenho status 0 ou 1 na Triagem.
  • Medula óssea, função renal, hepática e função de coagulação sanguínea adequadas dentro de 14 dias após a randomização.

Critérios de Exclusão:

  • Uso de terapia anticâncer após tratamento contendo trastuzumabe
  • Histórico médico de infarto do miocárdio (IM) dentro de 6 meses antes da randomização/inscrição, insuficiência cardíaca congestiva sintomática (New York Heart Association Classe II a IV).
  • Tem um intervalo QT corrigido pelo prolongamento da fórmula de Fridericia (QTcF) para >470 mseg (sujeitos do sexo feminino) ou >450 mseg (sujeitos do sexo masculino) com base na média do ECG triplicado de 12 derivações.
  • Tem história de doença pulmonar intersticial (não infecciosa) (DPI/pneumonite) que necessitou de esteróides, tem DPI/pneumonite atual ou quando a suspeita de DPI/pneumonite não pode ser descartada por imagem na Triagem.
  • Quaisquer distúrbios autoimunes, do tecido conjuntivo ou inflamatórios (por exemplo, artrite reumatóide, síndrome de Sjögren, sarcoidose, etc.) em que haja envolvimento pulmonar documentado (ou suspeito) no momento da triagem.
  • Pneumonectomia total prévia.
  • Compressão da medula espinhal ou metástases do sistema nervoso central clinicamente ativas, definidas como não tratadas e sintomáticas ou que requerem terapia com corticosteroides ou anticonvulsivantes para controle dos sintomas associados.
  • Tem múltiplas malignidades primárias em 3 anos, exceto câncer de pele não melanoma adequadamente ressecado, doença in situ tratada curativamente, outros tumores sólidos tratados curativamente.
  • História de reações graves de hipersensibilidade ao T-DXd ou ingredientes inativos no T-DXd.
  • História de reações graves de hipersensibilidade a outros anticorpos monoclonais, incluindo o ramucirumab ou a qualquer um dos seus excipientes.
  • Alergia ou hipersensibilidade conhecida ao paclitaxel ou a qualquer componente utilizado na preparação do paclitaxel ou outra contra-indicação à terapia com taxano.
  • Infecção atual não controlada requerendo antibióticos, antivirais ou antifúngicos ou febre inexplicada >38,0°C durante as visitas de triagem ou no primeiro dia agendado de dosagem (a critério do Investigador, participantes com febre tumoral podem ser incluídos), o que na opinião do Investigador pode comprometer a participação do participante no estudo ou afetar o resultado do estudo
  • Distúrbio gastrointestinal clinicamente significativo (por exemplo, incluindo distúrbios hepáticos, sangramento, inflamação, oclusão, íleo, diarreia Grau >1, icterícia, paralisia intestinal, síndrome de má absorção, colite ulcerosa, doença inflamatória intestinal, ou obstrução intestinal parcial) na opinião do Investigador
  • Tem histórico de recebimento de vacina viva atenuada (mRNA e vacinas adenovirais deficientes na replicação não são consideradas vacinas vivas atenuadas) dentro de 30 dias antes da primeira exposição à intervenção do estudo

Trastuzumab deruxtecan
Droga

6.4 mg/kg IV infusion every 3 weeks on Day 1 of each 21-day cycle


Paclitaxel
Droga

80 mg/m^2 IV infusion on Days 1, 8, and 15 of a 28-day cycle


Ramucirumab
Droga

8 mg/kg IV infusion on Days 1 and 15 of a 28-day cycle

Hospital Sirio Libanes
Recrutando Brasília / Distrito Federal / CEP: 70200-730

Contato principal: Principal Investigator


PERSONAL - Oncologia de Precisao e Personalizada
Recrutando Belo Horizonte / Minas Gerais / CEP: 30130-090

Contato principal: Principal Investigator


Hospital Ernesto Dornelles
Ativo, não recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90160-092

Oncosite - Centro de Pesquisa Clinica Em Oncologia Ltda
Recrutando Ijuí / Rio Grande do Sul / CEP: 98700-000

Contato principal: Study Coordinator

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • AstraZeneca

Código do estudo:
NCT04704934
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
maio / 2021
Data de finalização inicial:
outubro / 2025
Data de finalização estimada:
fevereiro / 2026
Número de participantes:
490
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top