Tratamento da esquizofrenia com fotoneuromodulação

Patrocinado por: University of Sao Paulo

Atualizado em: 21 de abril de 2022
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 2

Fase do estudo

Resumo:

Resumo: Ensaio clínico randomizado que visa verificar a eficácia da fotoneuromodulação para o tratamento dos sintomas negativos da esquizofrenia em pacientes refratários à estimulação transcraniana por corrente contínua. Neste grupo de 30 voluntários refratários, a espectroscopia de ressonância magnética será realizada antes e após a fotoneuromodulação em um delineamento cross-over.

Objetivos: Efetividade da fotoneuromodulação em pacientes com esquizofrenia. . Análise de glutamato, Gaba e lactato em espectroscopia antes e após estimulação (secundária) Amostra: 30 voluntários com sintomas negativos de esquizofrenia refratária ao tratamento.Método: ensaio clínico, cross-over randomizado, duplo-cego, sham-controlado. Avaliação da subescala de sintomas negativos da PANSS antes e após as 10 sessões de fotoneuromodulação. Os participantes que estiverem no grupo ativo após as 10 sessões de fotoneuromodulação irão para o grupo sham e vice-versa. Farão espectroscopia de ressonância magnética antes do início, após as 10 sessões e novamente após a inversão dos grupos (3 ressonâncias por voluntário). O estudo será um cross-over: metade dos participantes começará no grupo sham e a outra metade no grupo ativo e inverterá os grupos após o 10º dia de estimulação.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Pacientes entre 18 e 55 anos
  • Diagnóstico de esquizofrenia de acordo com os critérios do DSM-IV e confirmado pelo SCID (Structured Clinical Interview for DSMIV), que será aplicado por um psiquiatra.
  • Pontuação mínima de 20 pontos na somatória de PANSS negativos
  • Medicamentos antipsicóticos estáveis
  • Há necessidade de pelo menos uma tentativa com pelo menos um antipsicótico em dose e tempo adequados para entrar no estudo.

Critérios de Exclusão:

  • Doenças clínicas instáveis ou descontroladas,
  • Comorbidades psiquiátricas,

Photoneuromodulation
Aparelho

Treatments were administered daily for a period of 2 weeks (10 sessions) with a Light-Aid (Bright Photomedicine, SP, Brazil), continuous wave, 300 LED wavelength 850 nm) or with a placebo probe of the same appearance and display. The irradiation parameters created will be based on the disease, pain intensity and skin phototype. Each session has from 10 to 15 min, depending on skin phototype

University of Sao Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo

Investigador: Leandro Valiengo, MD / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT05339347
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2021
Data de finalização inicial:
junho / 2022
Data de finalização estimada:
setembro / 2022
Número de participantes:
30
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top