Tratamento da osteoartrite do joelho com matriz de aspirado de medula óssea: ensaio prospectivo e randomizado

Patrocinado por: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

Atualizado em: 02 de fevereiro de 2024
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

A osteoartrite do joelho (OAJ) manifesta-se inicialmente como um distúrbio molecular seguido de alterações anatômicas e/ou fisiológicas.

O tratamento conservador da osteoartrite deve ser a primeira abordagem aos pacientes com esta doença. O interesse pelas terapias biológicas, incluindo a viscossuplementação e a terapia celular, envolve a recente atualização do conhecimento sobre a fisiopatologia da OA e sua história natural. O objetivo do presente estudo é comparar os resultados clínicos da infiltração intra-articular de ácido hialurônico (AIH), aspirado de medula óssea (AMO) e matriz de AMO no tratamento da osteoartrite do joelho. A amostra será composta por 90 pacientes com osteoartrite de joelho acompanhados no INTO, que serão divididos em três grupos: grupo A, tratamento com BMA; grupo B, tratamento com AIH; e grupo C, tratamento com matriz de BMA. Os pacientes serão submetidos à avaliação clínica, subjetiva, funcional e radiográfica por observador independente daquele que aplicou o tratamento selecionado, nos momentos anteriores à aplicação e 3 meses, 6 meses e 12 meses após a aplicação. Acreditamos que o tratamento com BMA e a matriz de BMA têm um efeito melhor na melhoria dos sintomas e por um período de tempo mais longo do que o tratamento com ácido hialurônico.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

OA bilateral de joelho de acordo com os critérios do American College of Rheumatology Kellgren-Lawrence ≤ III em ambos os joelhos Amplitude de movimento completa (0 a 120°).

Critérios de exclusão:

1) história de trauma, infecção ou cirurgia prévia no membro afetado dois anos antes do procedimento (2) desalinhamento do membro: varo > 10° ou valgo > 15° (3) corticosteroides 3 meses antes do procedimento (4) viscossuplementação 12 meses antes do procedimento (5) doença inflamatória, reumatológica ou autoimune (6) índice de massa corporal >35 kg/m2 (7) uso de imunossupressores ou anticoagulantes (8) tumor ativo (9) distúrbio hematológico (10) OA de quadril > Tonnis grau 3 (11) história de doença transmissível (12) pacientes impossibilitados de posicionamento para o procedimento (13) pacientes residentes fora da região metropolitana do Rio de Janeiro

Bone marrow aspirate matrix
Biológico

Bone marrow aspirate * Hyaluronic acid


Bone marrow aspirate
Biológico

Bone marrow aspirate


Hyaluronic acid
Aparelho

Hyaluronic acid

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
Rio de Janeiro / RJ / CEP: 20940-070

Contato principal: Eduardo B de Sousa, MD, PhD / 21998913144 / eduardobranco.joelho@gmail.com

Investigador: Phelippe Augusto V Maia, MD, MSC / Sub-Investigator

Código do estudo:
NCT06238934
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2024
Data de finalização inicial:
março / 2025
Data de finalização estimada:
março / 2027
Número de participantes:
90
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top