Um estudo de ARV-471 (PF-07850327) mais palbociclibe versus letrozol mais palbociclibe em participantes com receptor de estrogênio positivo, fator de crescimento epidérmico humano negativo, câncer de mama avançado

Patrocinado por: Pfizer

Atualizado em: 06 de junho de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é compreender a segurança e os efeitos do medicamento do estudo ARV-471 (PF-07850327) administrado junto com palbociclib no câncer de mama avançado.

Em particular, o estudo irá comparar a combinação de ARV-471 mais palbociclib com a terapia padrão (letrozol mais palbociclib). Tanto o letrozol quanto o palbociclib são medicamentos já utilizados no tratamento do câncer de mama. ARV-471 é um novo medicamento em estudo.Este estudo busca participantes com câncer de mama que:- Possui doença localmente avançada ou metastática e não pode ser totalmente curada por cirurgia ou radioterapia. Uma doença metastática ocorre quando a doença se espalha para outras partes do corpo.- É sensível à terapia hormonal como o tamoxifeno. Isso é chamado de doença positiva para receptor de estrogênio.- Não recebeu nenhum medicamento prévio para doença avançada. Exemplos de medicamentos incluem tamoxifeno, letrozol ou exemestano.O estudo terá um SLI aberto (estudo introdutório) antes do início do ensaio de Fase 3. Durante o SLI, dois níveis de dose de palbociclib em combinação com ARV-471 serão explorados em paralelo. A atribuição da dose de palbociclib é por acaso. Metade do participante receberá uma dose e a outra metade outra dose de palbociclib. O objetivo do SLI é determinar a dose recomendada de palbociclib na Fase 3 a ser administrada em combinação com o ARV-471.Na Fase 3, metade dos participantes tomará ARV-471 mais palbociclibe e a outra metade tomará letrozol mais palbociclibe. Tanto no SLI quanto na Fase 3, os participantes tomarão os medicamentos do estudo por via oral, com alimentos, uma vez ao dia. Os participantes tomarão os medicamentos do estudo até que o câncer de mama aumente de tamanho ou os efeitos colaterais se tornem muito graves. Os efeitos colaterais referem-se a reações indesejadas a medicamentos. Os participantes visitarão a clínica do estudo uma vez a cada 4 semanas.

Saiba mais:

O objetivo deste estudo é demonstrar que ARV-471 em combinação com palbociclibe oferece benefício clínico superior em comparação ao letrozol em combinação com palbociclibe em participantes com ER(+)/HER2(-) aBC que não receberam nenhum anticâncer sistêmico prévio terapias para sua doença locorregionalmente avançada ou metastática. O estudo terá uma introdução ao estudo (SLI) e uma fase 3. No SLI, 50 participantes (aproximadamente 25 cada braço) serão atribuídos aleatoriamente em uma base de 1:1 para um dos dois níveis de dose (DLs). Na Fase 3 randomizada, aproximadamente 1.130 participantes elegíveis (aproximadamente 565 cada braço) serão randomizados em uma proporção de 1:1 para o Braço Experimental (ou seja, ARV-471 mais palbociclib em RP3D determinado no SLI) ou Braço de Controle (ou seja, letrozol mais palbociclib nas doses registradas). A randomização será estratificada por estado de menopausa no início do estudo, doença visceral e doença metastática de novo.

Critério de inclusão:

  • Participantes adultos com doença loco-regional recorrente ou metastática não passível de tratamento curativo
  • Diagnóstico confirmado de câncer de mama ER+/HER2-
  • Nenhum tratamento sistêmico prévio para doença loco-regional recorrente ou metastática
  • Doença mensurável avaliável por Critério de avaliação de resposta em tumores sólidos (RECIST) v.1.1 ou doença óssea não mensurável
  • Status de desempenho 0-2 do Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG)
  • Fase 3 apenas: Os participantes devem estar dispostos a fornecer sangue e tecido tumoral Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
  • Recorrência da doença durante ou dentro de 12 meses após a conclusão da terapia endócrina adjuvante
  • Tratamento prévio com inibidores da quinase 4/6 dependentes de ciclina (CDK4/6i), fulvestrant, elasacestrant e outros medicamentos em investigação, incluindo novas terapias endócrinas, quaisquer degradadores seletivos de receptores de estrogênio (SERDs), antagonistas covalentes (SERCAs) e antagonistas completos de RE (CERANs).
  • Função inadequada do fígado, rins e medula óssea
  • Função cardiovascular prejudicada ou doenças cardiovasculares clinicamente significativas
  • Náuseas e vômitos refratários, incapacidade de engolir cápsulas e comprimidos inteiros, doenças gastrointestinais crônicas, ressecção gástrica (total ou parcial) ou intestinal significativa que impedir a absorção adequada das intervenções do estudo.
  • Uso atual ou necessidade prevista de alimentos, suplementos fitoterápicos ou medicamentos que sejam inibidores ou indutores fortes do CYP3A4.

ARV-471 (PF-07850327)
Droga

Pharmaceutical form: Tablets. Route of Administration: Oral


Palbociclib
Combinação de produtos

Pharmaceutical form: Capsules. Route of Administration: Oral.


Letrozole
Droga

Pharmaceutical form: Capsules. Route of Administration: Orally

Hospital Santa Rita de Cassia
Vitoria / Espírito Santo / CEP: 29043-260

Centro de Pesquisa Clínica - Área Administrativa
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90850-170

Hospital Mae de Deus
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90880-480

Centro Gaucho Integrado De Oncologia, Hematologia, Ensino E Pesquisa
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90110-270

A. C. Camargo Cancer Center
SP / SÃO Paulo / CEP: 01509-010

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Arvinas Estrogen Receptor, Inc.

Código do estudo:
NCT05909397
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2023
Data de finalização inicial:
agosto / 2028
Data de finalização estimada:
julho / 2030
Número de participantes:
1180
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top